Afonso Fayão, Abade de Baltar

public profile

Is your surname de Bragança?

Connect to 2,302 de Bragança profiles on Geni

Afonso Fayão, Abade de Baltar's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Afonso Fayão (de Bragança), Abade de Baltar

Birthdate:
Birthplace: Vila Viçosa, Évora, Portugal
Death: October 03, 1622 (63-64)
Baltar, Paredes, Porto, Portugal
Place of Burial: Igreja de Baltar
Immediate Family:

Son of Teodósio de Bragança, 5º duque de Bragança and Isabel de Lancastre
Husband of Filipa Gonçalves
Father of Leonor Gonçalves Fayão and Paulo Fayão
Brother of João I of Braganza, 6th Duke of Braganza
Half brother of Isabel de Bragança and Jaime de Bragança, comendador de São Martinho de Moreira

Occupation: Abade de Baltar
Managed by: Helena Sofia Pinto Oliveira
Last Updated:

About Afonso Fayão, Abade de Baltar

Abade de Baltar. Nacido cerca de 1558,em Vila Viçosa, falecido a 3 de Outubro de 1622, Baltar. Enterro, Igreja de Baltar

Pai: Dom Teodósio I, V Duque de Bragança Casou com Filipa Gonçalves Filha: Leonor Fayão Filho: Paulo Fayão

Notas: Filho de uma dama solteira do Paço Ducal de Vila Viçosa. Apresentado pela Casa de Bragança aos 13 anos. O seu nome aparece pela primeira vez, no registo paroquial da freguesia de Baltar, a 20 de Janeiro de 1594, como padrinho num assento de baptismo, intitulando-se Abade de Baltar. A sua assinatura aparece nos registos desde 11 de Maio de 1603 a 16 de Agosto de 1622. Foi sepultado na Igreja de Baltar. Afonso Fayão viveu naquela que é chamada a Casa do Areal (ou da Estalagem), em Baltar. A mesma foi renovada em 1769, tendo ganho nessa data o brasão que ostenta o seu portal. A casa chegou a ser usada como estalagem até ao século XIX, tendo o rei Dom José I pernoitado nela.

in, http://carlosmoreira.com.sapo.pt/genealogia/I1.html



Filho de uma dama solteira do Paço Ducal de Vila Viçosa. Apresentado pela Casa de Bragança aos 13 anos. O seu nome aparece pela primeira vez, no registo paroquial da freguesia de Baltar, a 20 de Janeiro de 1594, como padrinho num assento de baptismo, intitulando-se Abade de Baltar. A sua assinatura aparece nos registos desde 11 de Maio de 1603 a 16 de Agosto de 1622. Foi sepultado na Igreja de Baltar.

Afonso Fayão viveu naquela que é chamada a Casa do Areal (ou da Estalagem), em Baltar. A mesma foi renovada em 1769, tendo ganho nessa data o brasão que ostenta o seu portal. A casa chegou a ser usada como estalagem até ao século XIX, tendo o rei Dom José I pernoitado nela.

"“ Manuel José Osório Coutinho de Vasconcelos

(...)bisneto de António Nogueira e de sua mulher Isabel Fernandes, terceiro neto de João Nogueira e de sua mulher Antónia de leão, quarto neto de Gonçalo Nogueira e de sua mulher Leonor Faião, a qual foi filha de Afonso Faião, Abade que foi da Igreja de Baltar, e o dito Afonso Faião foi filho do Senhor Dom Teodósio, Duque da Sereníssima Casa de Bragança; e vem a ser o suplicante sexto neto do dito Senhor Dom Teodósio.”

Segundo o texto, Manuel Coutinho de Vasconcelos recebeu carta de brasão de armas datada de 22 de Deszembro de 1739, cuja descrição se segue:

“Um escudo esquartelado, no primeiro quartel as armas da Casa de Bragança, em campo de prata uma aspa sanguinha com cinco escudos das Armas do Reino, sem orla de castelos, e em cada escudo um filete preto, em contrabanda; (...)”

O resto das armas reflectem outras ascendências (Sousas de Arronches, Pereiras, Coutinhos).

Forum geneall.

view all

Afonso Fayão, Abade de Baltar's Timeline

1558
1558
Vila Viçosa, Évora, Portugal
1622
October 3, 1622
Age 64
Baltar, Paredes, Porto, Portugal
????
????
Baltar
????
Igreja de Baltar