Agostinho de Holanda e Vasconcelos, o Velho

public profile

Is your surname de Holanda e Vasconcelos?

Research the de Holanda e Vasconcelos family

Agostinho de Holanda e Vasconcelos, o Velho's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Agostinho de Holanda e Vasconcelos, o Velho

Portuguese: Capitão, o Velho
Also Known As: "Agostinho de Hollanda e Vasconcellos; Agostinho de Holanda de Vasconcelos; Agostinho de Hollanda de Vasconcellos"
Birthdate:
Birthplace: Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, Brazil
Death: Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, Brazil
Immediate Family:

Son of Arnaud de Holanda and Brites Mendes de Vasconcelos
Husband of Maria de Paiva
Father of Baltasar Leitão de Paiva Holanda; Agostinho de Holanda, Filho; Joana de Góis; Ana de Holanda; Antonio Leitão de Vasconcelos and 3 others
Brother of Ana de Hollanda, Sra de Engenhos; Antonio de Holanda Vasconcelos, Sr Eng Jacipitanga; Adriana de Holanda; Maria de Hollanda; Cristóvão de Holanda e Vasconcelos and 4 others

Occupation: Alcaide-Mor de Porto Calvo, Capitao na guerra holandesa
Managed by: Ana Toledo - Curadora
Last Updated:

About Agostinho de Holanda e Vasconcelos, o Velho

2—Agustinho de Hollanãa üe Vasconcellos, filho 3.° e ultimo varão üe Arnáo üe Hollanãa e üe sua mulher Brites Menües üe Vasconcellos, que é o üe quem se trata nesta nota. Casou, como fica visto, com Maria de Paiva, filha única de Baithasar Leitão Cabral e de sua mulher Ignez Fernandes de Gois, que foi a primeira, porque üo segundo matrimônio teve Balthasar Leitão outros filhos.

  • Nobliarchia Pernambucana
  • Antonio José Víctoriano Borges da Fonseca

-------------------------------------------------------

do autor Antônio Herbert Paz Bezerra o livro "Genealogia dos Bezerra de Menezes - História e Diáspora" - Premius Editora - Fortaleza- Ce- 2004.



Sobre Agostinho de Hollanda: nasc. em Olinda, PE e esposa Maria de Paiva (filha de Baltasar Leitão Cabral e Inês Fernandes de Góis ). ELE: Viveu e morreu em Cabo de Santo Agostinho. (http://www.araujo.eti.br/descend.asp?numPessoa=39797&dir=genxdir/).

Segundo https://books.google.com.br/books?id=4kPh2WjIT9UC&pg=PT53&lpg=PT53&... Evaldo Cabral de Mello, em O Nome e o Sangue, Maria de Paiva era filha de Baltasar Leitão com Inês Fernades (filha de Diogo Fernandes e Branca Dias).

"Branca Dias" de Candido Pinheiro Koren de Lima - Coleção Borges da Fonseca - Fundação Gilberto Freyre, Tomos I, II e III, ano 2016. Senhor do Engenho de Santo Agostinho, em Santo Amaro de Jaboatão. Em 1594 ocupou o cargo de alcaide-mor de Igarassu.



Nobiliarchia Pernambucana, de Antonio Jose Victoriano Borges da Fonseca. Coleção Mossoroense, serie C, volume 819, 1992, volume II pagina 336, 393, 419, 436, 480, 484, 485, 488

Engenho Puxi de Cima - sob a Invocação de São Tiago Maior, do autor Fabio Arruda de Lima.

Engenho Itapirema de Baixo Sob a Invocação de Nossa Senhora da Conceição, do autor Fabio Arruda de Lima. Em 1594 era proprietário ou arrendatário do Engenho Secupema, o qual pertenceu a Briolanja Fernandes e Andre Gonçalves Pinto. O casal Maria Paiva/Agostinho era dono do Engenho Gurjaú de Baixo - sob a invocação de Santo Agostinho na Freguesia de Santo Amaro de Jaboatão, atual município de Jaboatão.

livro Branca Dias, Filhos, Netos e a Inquisição, do autor Cândido Pinheiro Koren de Lima. Casou-se em 1572 e a mulher devia ter 16 anos. E ele 22 anos.

31- Engenho Gurjaú de Cima em Santo Amaro do Jaboatão– Sob a Invocação de São Miguel - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Agostinho de Holanda nasceu em 1556, casado com Maria de Paiva (nasceu em 1562), filha de Baltazar Leitão Cabral casado com 1a esposa Inês Fernandes, cristã-nova, neta materna de Diogo Fernandes e de sua mulher Branca Dias - com sucessão no Engenho Gurjaú de Cima sob a Invocação Sao Miguel em Jaboatão PE.

32- Engenho Gurjaú de Baixo – Sob a Invocação de Engenho Santo Agostinho - do genealogista Fábio Arruda de Lima.

61- Engenho Apipucos – Sob a Invocação de Nossa Senhora da Madre de Deus – do genealogista Fábio Arruda de Lima.

85- Engenho Jaguaribe – sob a Invocação de Nossa Senhora de Guadalupe (ou da Água de Lupe) – do genealogista Fábio Arruda de Lima. Agostinho de Holanda Vasconcelos, o Velho, Alcaide-Mor da Vila de Igarassu. Proprietário ou arrendatário do Engenho Secupema na Freguesia de Jaboatão, o qual pertenceu a Briolanja Fernandes. Maria de Paiva e Agostinho era dono do Engenho do Gurjaú de Baixo sob a invocação de Santo Agostinho na Freguesia de Santo Amaro de Jaboatão.

view all 11

Agostinho de Holanda e Vasconcelos, o Velho's Timeline