Aldonça de Sousa

Is your surname de Sousa?

Connect to 41,297 de Sousa profiles on Geni

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About Aldonça de Sousa

Segundo o historiador portugues Manuel Abranches de Soveral, na sua obra: Os filhos e netos do "muj honrrado barom" Dom Frei Lopo Dias de Souza - 8º mestre da Ordem de Cristo, temos:

O Livro de Linhagens do séc. XVI só dá seis filhos a D. Frei Lopo Dias de Souza: Diogo, Maria, Violante, Isabel, Branca e Aldonça.

D. ALDONÇA DE SOUZA, certamente também havida em Leonor Ribeiro, nascida lá para 1408. Casou cerca de 1435 com Pedro Gomes de Abreu [5] , 2º senhor de Regalados, fidalgo do Conselho, falecido em 1453, que terá nascido cerca de 1405/8, pois seu irmão mais novo, o bispo de Viseu D. João Gomes de Abreu, nasceu em 1416. Vem referido ainda como escudeiro e criado d’el rei quando recebeu de D. Duarte a 24.11.1433 (confirmado a 16.14.1439), enquanto fosse mercê, o senhorio de Regalados, com todas as rendas, foros e tributos, jurisdição cível e crime, excepto a sua correição e alçada. A 6.12.1433 (confirmação de 16.4.1439) foi feito guarda dos portos desde Caminha até à ponte das Várzeas, para que se impeça a entrada das coisas defesas, com o privilégio de tomar a metade do que apreender e a obrigação de repartir com os homens que andarem com ele, sendo a outra metade para o rei. Teve ainda o senhorio de Valadares, que fora de seu avô paterno, por carta de D. Duarte de 6.12.1434 (confirmado a 16.4.1439) em troca das 227.500 libras que ainda tinha a haver das 500.000 que o rei lhe dera de dote de casamento. Já referido como fidalgo d’el rei e do seu Conselho, teve a 4.12.1453, tinha já falecido, confirmação de D. Afonso V do preito de menagem que fizera como alcaide-mor do castelo de Lapela. Parece que teve ainda os direitos reais de Monção, Aguiar de Neiva e Ribeira de Pena, e foi senhor da honra e quintã de Abreu e administrador dos morgado de Curutelo (Freixo) e de Coucieiro (Vila Verde), e padroeiro da abadia de Roças (Monção).

Obs: No entanto Manuel Abranches não comprova que Aldonça era filha de Leonor. Trata-se de mera suposição.

Aldonça era filha legitimada de Lopo Dias de Souza, segundo Gaio. 

Pode ser filha de Maria Ribeiro ou de Leonor Ribeiro ou de outra mãe desconhecida.
informado por Jackson Bertagnoli