Is your surname Wagner?

Research the Wagner family

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Alfredo Henrique Wagner

Birthdate:
Birthplace: Palhoça, State of Santa Catarina, Brazil
Death: October 20, 1952 (80)
Lomba Alta, Alfredo Wagner, State of Santa Catarina, Brazil
Immediate Family:

Son of Heinrich Christian Wagner and Maria Caetana Wagner
Husband of Júlia Freiberger
Father of Petronilha Wagner; Ernesto Wagner; Olíbio Leandro Wagner; Maria Júlia Wagner; Alfredo Wagner, Júnior and 6 others
Brother of Ernst Heinrich Wagner; Henriqueta Maria Caetano Wagner; Josef Heinrich Wagner and Heinrich Wagner

Managed by: Private User
Last Updated:

About Alfredo Wagner

Alfredo Wagner nasceu no atual município de Palhoça - SC - na época - localidade conhecida como Sertão de Maruim, no dia 28 de novembro de 1871. Nesta época a Colônia Blumenau já tinha 21 anos. Em novembro de 1877, quando seus pais faleceram, o pequeno Alfredo Wagner foi conduzido a residir na casa de seus padrinhos e tios, Manoel Estefano Koerich e Catarina Wagner Koerich, que moravam próximo a Ponte do Rio Maruim - São José SC e depois mudaram-se para Garopaba SC, onde Alfredo frequentou a escola local e seus tio eram comerciantes.

Quando o jovem tinha 18 anos de idade, se interessou por uma moça não "recomendada" à família, por revezes políticos. Viu-a pela primeira vez, a partir do comercio de seus padrinhos e somente se olharam, fato percebido pelos seus tutores.

Apesar da idade, levou uma surra dos padrinhos por olhar a moça, cujo suposto envolvimento era proibido - pertencia a uma família de um adversário político. Acreditamos que se o jovem Alfredo Wagner estivesse no seio da família Wagner da Colônia Blumenau isto não teria acontecido. Estes "tratos" eram características culturais dos imigrantes portugueses locais e de seus descendentes e imitados por famílias de outras etnias descultuadas de sua própria cultura. Tratavam os cativos desta maneira. Mediante a ao ato de violência, o jovem Alfredo tomou o rumo da estrada, a pé. Seu destino? Local onde estava o resto da família - Sertão de Maruim - atual município de Palhoça SC. Percorreu aproximadamente 96km, passando pelas localidades de Paulo Lopes, Enseada de Brito e São José.

Foi residir na Colônia de São Pedro de Alcântara, aprendendo o ofício de sapateiro - fazia sapatos. Também, na Colônia de São Pedro de Alcântara, conheceu Julia Freiberger, descendente de imigrantes alemães (filha de Peter Freiberg e Felisbina Schmitte), com quem casou anos depois.

Tinha ouvido falar de uma comunidade conhecida pelo nome de Santa Tereza (Catuíra) - antiga sede da Colônia Militar. Em 1892, com 21 anos de idade resolveu conhecer o local. Neste local foi escrivão do Posto Fiscal, seleiro, sapateiro, agricultor e pecuarista e tropeiro. Não negava o trabalho. Ainda era solteiro.

Quando estava bem instalado, retornou à Colônia de São Pedro de Alcântara para se casar com a moça Julia, com quem teve 11 filhos. O casamento aconteceu no ano de 1895. Dos 11 filhos, 7 nasceram nesta localidade de Santa Tereza.

Em 1904, houve a mudança de traçado da Rodovia 282 que liga Florianópolis a Lages, para a localidade conhecida pelo nome de Barracão.- parada de tropas que rumavam em direção a Nossa Senhora do Desterro - atual Florianópolis. Neste período, Alfredo Wagner resolveu mudar-se com a família, para a localidade de Lomba Alta que ainda não existia como núcleo urbano. Está registrado na história local, que Alfredo Wagner, Jakob Schweitzer (Seu co cunhado) e Wilhelm Althoff foram os fundadores de Lomba Alta - local onde está localizado o Museu de Arqueologia de Lomba Alta que visitamos e neste, apresentado parte da história e seus registros do local.

Neste período, além de todas as demais práticas que ocupavam seu dia a dia, somou às atividades de Alfredo Wagner, a apicultura, o negócio com madeira, transportes entre a Serra e o litoral por mulas - como eram feito na época.

Naturalmente tornou-se um dos líderes na região e também capelão. Incentivou a construção da igreja e também de uma escola, doando terras, objetos e mobiliário.

Uma curiosidade - cada um dos filhos recebia, como dote para iniciar a vida, quando completavam 21 anos - uma carroça com 5 animais.

Eram eles:

  • Olíbio Leandro Wagner (Pai de Altair Wagner)
  • Alfredo Wagner Junior
  • Tobias Isidoro Wagner
  • José Maria Wagner
  • Celso Marino Wagner
  • Ernesto Wagner

As filhas eram:

  • Petronilha Wagner
  • Alvina Wagner
  • Vergulina Wagner
  • Roa Emília Wagner
  • Maria Julia Wagner.

Alfredo Wagner tinha muito em sua formação da cultura do imigrante alemão, de seus antepassados. Distinguia as pessoas pela capacidade de trabalhar, seriedade, justiça e honra, nada mais. Era obstinado mediante objetivos traçados. Tinha portanto o espírito dos pioneiros. Parte de sua família, no Vale do Itajaí, também seguia esta linha de conduta. Estranhado dentro das demais culturas predominantes no litoral catarinense e na serra do estado de Santa Catarina.Faleceu com 81 anos, no dia 20 de outubro de 1952. No dia 21 de dezembro de 1961, empresta seu nome ao antigo distrito de Barracão - criando o município de Alfredo Wagner.

Alfredo Wagner, lembrando, é neto de Georg Wagner - pioneiro que se mudou para o Vale do Itajaí e foi pai de Johann Peter Wagner, que também formou sua família na região e da qual há muitos descendentes e muitas família atuais da região. A família Wagner já vivia no local onde viria a ser a Colônia Blumenau, antes da vinda do fundador, Hermann Bruno Otto Blumenau.

Fonte: https://angelinawittmann.blogspot.com/2016/11/museu-de-arqueologia-...

view all 14

Alfredo Wagner's Timeline

1871
November 28, 1871
Palhoça, State of Santa Catarina, Brazil
1896
April 23, 1896
1897
1897
1899
February 28, 1899
Catuíra, Alfredo Wagner, Santa Catarina, Brazil
1900
1900
1901
January 28, 1901
1904
January 2, 1904
1906
September 24, 1906
Catuíra, Alfredo Wagner, Santa Catarina, Brazil
1916
September 4, 1916