Ana Maria Leme de Oliveira

Is your surname Leme de Oliveira?

Research the Leme de Oliveira family

Ana Maria Leme de Oliveira's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About Ana Maria Leme de Oliveira

Ana Maria Leme de Oliveira, filha de Maria Francisca Leite e Bento Leme de Oliveira, batizada em Araçariguama em 28 de março de 1769 por João Leite da Silva Leme, primo da mãe, e a avó Rosa de Oliveira.

Casou-se em Araçariguama em 31 de janeiro de 1792 na presença de José Leme de Oliveira e de Alexandre Coelho de Araújo, com Pedro José de Araújo, filho de Carlos Pedroso de Araújo e Páscoa Leite Furquim. Pedro era viúvo de Isabel Maria de Jesus, nato paterno de José de Araújo Guimarães e Lucrécia Cunha da Fonseca e materno de Bernardo Furquim dos Santos e Maria do Ó de Lara. Foram moradores do Bairro da Jundiavira em Santana de Parnaíba.

Pedro faleceu de câncer em 13 de novembro de 1821, com cerca de 79 anos de idade. Foi recomendado solenemente acompanhado pelo reverendo pároco e mais sacerdotes que se achavam presentes com dois momentos cantados.

Tiveram 9 filhos:

  1. Luiz Antonio de Araújo, batizado em Santana de Parnaíba em 23 de novembro de 1792, teve por padrinhos Bento Leme de Oliveira e Maria dos Santos Chaves. Casado com 24 anos de idade, em 13 de maio 1817 em Santana de Parnaíba com Maria Antonia de Jesus, filha de Antonio Rodrigues Fam e de Antonia Maria, neta paterna de Manuel Rodrigues Fam e de Izabel Paes de Barros, e materna de Lourenço Correia de Lemos e de Isabel de Oliveira. Foram testemunhas o Capitão Joaquim dos Santos Neto, casado, e o tenente Joaquim Antonio de Oliveira. Tinha o cargo de Alferes das Milícias de Santana de Parnaíba. Faleceu de tísica em 27 de novembro de 1827, com 35 anos de idade, no bairro do Votorantim de Jundiavira em Santana de Parnaíba, com todos os sacramentos. Fez testamento, sendo testamenteira sua esposa para quem deixou sua terça, e sua mãe sua herdeira. Deixou 20 missas por sua alma e outras em louvor de outros santos. Sendo a mãe sua herdeira, não teve filhos, nem mesmo infantes, pois não encontramos qualquer batizado em Santana de Parnaíba. Maria Antonia de Jesus casou-se na capela de Pirapora do Bom Jesus, em Santana de Parnaíba com José Alexandre de Oliveira, natural de São Paulo, filho de incógnitos, em 7 de fevereiro de 1832. Sem geração.
  2. Infante Maria; batizada em Santana de Parnaíba em 31 de agosto de 1794, teve por padrinhos Francisco Xavier Alvares e sua mulher Luzia Pedroso. Faleceu com quase 13 anos em 18 de junho de 1807, de lombrigas.
  3. Úrsula Pedroso de Oliveira, Úrsula Maria Pedroso de Oliveira; também chamada Úrsula Pedroso de Araújo, batizada em Santana de Parnaíba em 10 de agosto de 1796, teve por padrinhos o sargento mor Francisco Antonio de Andrade e sua mulher Inácia Maria Bueno. casada aos 18 anos, em 16 de outubro de 1814 em Parnaíba, perante Feliciano Rodrigues Fam e o capitão José Manuel de Meneses, com José Afonso Taborda, de Jundiaí, com 19 anos, filho de Calixto Afonso Taborda e de Maria de Jesus de Almeida, neto paterno de Manoel Afonso Taborda e de Escolástica Pedroso de Morais, e materno de João Damasceno Cordeiro e de Maria Pedroso. Em 1817 estava casada com Antonio Ferreira da Trindade e era moradora em Santana de Parnaíba no bairro de Jundiavira, pois encontramos o batizado de Teodoro em que são expressamente citados os avós maternos. Aparentemente mudaram-se para São Paulo, onde eram fregueses de Santa Efigênia, onde encontramos o batizado de João, em que a mãe vem como Úrsula Pedroso de Jesus. No ano seguinte estavam de volta a Santana de Parnaíba. Os dois filhos que teve faleceram na infância: João; foi batizado em Santa Efigênia, São Paulo com 11 dias, em 10 de outubro de 1819, teve por padrinhos Baltasar Martins Guterres e Ana Francisca de Jesus. Faleceu de lombrigas em Santana de Parnaíba em 14 de novembro de 1820; e Teodoro; batizado com 11 dias, em Santana de Parnaíba em 21 de setembro de 1817, teve por padrinhos os avós maternos. Faleceu de enfermidade de fluxo em Santana de Parnaíba em 15 de outubro de 1820. Úrsula faleceu em Santana de Parnaíba em 25 de julho de 1827, no bairro da Jundiavira, com sacramentos, na idade de 31 anos. Não deixou herdeiros nem testamento.
  4. José Joaquim de Oliveira
  5. Ana Pedroso de Oliveira
  6. Infante João; batizado com 8 dias em Santana de Parnaíba em 18 de julho de 1802, teve por padrinhos o tenente Antonio Francisco de Andrade e sua mulher Catarina de Sena e Oliveira. Faleceu em 13 de junho de 1803.
  7. Generoso José de Araújo
  8. Umbelina Maria Pedroso de Oliveira
  9. Pedro José de Araújo

Outras informações:

GP Alvarengas pp. 238:

5-2 Anna Leme foi casada com Pedro ... em Parnaíba.

view all

Ana Maria Leme de Oliveira's Timeline

1769
March 28, 1769
1798
August 19, 1798
Santana de Parnaíba, State of São Paulo, Brazil
1800
October 20, 1800
Santana de Parnaíba, State of São Paulo, Brazil
1804
April 22, 1804
Santana de Parnaíba, State of São Paulo, Brazil
1806
August 29, 1806
Santana de Parnaíba, Santana de Parnaíba, São Paulo, Brazil
1808
November 18, 1808
Santana de Parnaíba, Santana de Parnaíba, São Paulo, Brazil
????