Ana Mendes de Andrade Castelo Branco

public profile

Ana Mendes de Andrade Castelo Branco's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Ana Mendes de Andrade Castelo Branco

Birthdate:
Death:
Immediate Family:

Wife of Pedro Velez da Mota
Mother of Catarina Tavares de Oliveira Castel-Branco

Managed by: António Pedro Ferreira Biscaia ...
Last Updated:

About Ana Mendes de Andrade Castelo Branco

I SEBASTIÃO DE ANDRADE CASTEL-BRANCO, casou nesta cidade, sendo ainda vila, com MARIA DE OLIVEIRA DE GOMIDE, [eram moradores na Rua dos Sapateiros, como consta do baptismo de sua filha Ana], filha de Nuno Martins de Gomide, Fidalgo da Casa del-Rei, dos Gomides da Casa de Vila Verde, e de sua mulher Joana Mendes de Oliveira, como tudo consta do Inventário que se fez por morte do dito Nuno Martins de Gomide e da dita sua mulher e também consta que tiveram por filho a Jorge de Gomide, que foi irmão inteiro de minha 3ª avó Maria de Oliveira de Gomide (cf. Título de GOMIDES, Cap. …, n.º …..). Tiveram filhos:

II ANA MENDES DE ANDRADE CASTEL-BRANCO, [baptizada na freguesia de Santa Maria do Castelo, Portalegre, a 27-XI-1552, (servindo de padrinho António Lopes Tavares)]. Casou com meu bisavô materno PEDRO VELEZ DA MOTA, como tudo consta do dote de casamento que lhe fizeram seus pais,[filho de ……………….e de………](cf. Título de …………, Cap. …., n.º …..). Tiveram filhos:

III CATARINA TAVARES DE OLIVEIRA CASTEL-BRANCO, [baptizada na freguesia da Sé, Portalegre, a 02-XII-1590, (foi padrinho Nuno de Pina)]. Casou com meu avô, [na freguesia de São Lourenço, Portalegre, a 27-IV-1621], PEDRO VAZ DE BRITO FREIRE, que era natural da vila de Arronches, filho de Marcos Tinoco, da mesma vila, e de Leonor Dorta Freire, natural de Fronteira, que foi irmã inteira de Martim Vaz Freire, Fidalgo da Casa de Sua Majestade e Comendador de Santa Marta de Cerdedelo. Tiveram filhos:

IV MARCOS VAZ DE BRITO FREIRE, foi pessoa de muita autoridade e respeito, foi Procurador de Cortes e alcançou ordem para se não fazerem soldados nesta cidade. Casou com LEONOR DE ALMEIDA CASTEL-BRANCO, [falecida em Portalegre a 05-X-1703]. Senhora muito principal, natural desta cidade, filha de Rui Gonçalves de Castel-Branco e de Beatriz Caldeira de Castel-Branco, natural do Crato; neta pela parte paterna de João Rodrigues Castel-Branco, Fidalgo da Casa del-Rei, e de Leonor da Costa de Velez; e pela materna de Beatriz Caldeira, natural do Crato, e de Francisco Vaz de Castel-Branco, natural desta cidade, que foi escuso de pagar um tributo por ser homem fidalgo, filho de Diogo de Almeida Castel-Branco e neto de Duarte Rodrigues de Castel-Branco (cf. Título de ………., Cap. …, n.º ….). Tiveram filhos:

V RUI VAZ DE BRITO FREIRE, [baptizado na Sé de Portalegre, a 24-IV-1656, foi padrinho Diogo Fróes de Sande]. Casou [na Sé de Portalegre, a 05-VI-1681], com D. MARIA PEREIRA DE VASCONCELOS, [baptizada na Sé de Portalegre, a 16-IV-1668, servindo de padrinhos o Mestre de Campos Alexandre de Moura, que tocou também por D. Maria de Sá, mulher de Francisco Barreto], filha de António Juzarte de Sousa e de sua 2ª mulher D. Catarina de Vasconcelos.

VI MARCOS VAZ DE BRITO FREIRE, [baptizado na Sé de Portalegre, a 24-IV-1683, (foi padrinho Álvaro da Fonseca Coutinho). Morreu na mesma cidade a 08-IX-1720]. Sucedeu na Casa de seu pai e avós, foi Superintendente da Coudelaria e Mestre de Campo de Auxiliares da Comarca desta cidade, cavalheiro de muitas prendas e muito bem quisto em toda ela. Casou [na freguesia da Sé, Portalegre, a 13-II-1706], com D. CATARINA JOANA TABORDA [DE AQUILES, baptizada em Alpedrinha, a 30-X-1689, e falecida em Portalegre a 21-XI-1742...

VII D. LEONOR MARIA XAVIER DE BRITO VAZ FREIRE, [baptizada na freguesia da Sé, Portalegre, a 03-IV-1708, (servindo de padrinhos António Juzarte de Sousa e D. Luísa Bernarda Sarafana)]. Casou [na freguesia da Sé, Portalegre, a 12-IX-1723], com ANTÓNIO DE TORRES CALDEIRA [LEIT%C3%83O MANSO], natural do Pedrógão Grande, [onde foi baptizado a 05-IX-1703, apadrinhado por Belchior Manso Moniz, natural da Sertã, e D. Isabel de Almeida de Torres Manso, de Castelo de Vide]

view all

Ana Mendes de Andrade Castelo Branco's Timeline