Ana Teresa dos Reis, Sra Eng Pindoba

Is your surname Reis?

Connect to 13,539 Reis profiles on Geni

Ana Teresa dos Reis, Sra Eng Pindoba's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Ana Teresa dos Reis (Reis), Sra Eng Pindoba

Also Known As: "Ana de Faria Sousa", "Anna Theresa dos Reis", "Ana Tereza dos Reis", "Ana Thereza dos Reis"
Birthdate:
Death: Olinda,,Pernambuco,Brasil (Homicidio por Asfixia)
Immediate Family:

Daughter of Nicolau Coelho dos Reis, Sr Engs Santa Ana, Anjo e Pantorra and Maria de Faria
Wife of André Vieira de Melo, Sr Eng Pindoba
Mother of Luzia Bernarda de Melo, Sra Eng Pindoba; Catarina José de Melo and Ana Maria de Melo
Sister of Leonor dos Reis, Sra Eng Santana; José Coelho dos Coelho dos Reis, Sr Eng Maranhao de Ipojuca; Antônio Coelho dos Reis; Matias Ferreira de Sousa, II, Sr Engs Anjo e Pantorra and Antônia Coelho de Farias

Managed by: Maria Engracia Basto Regis
Last Updated:

About Ana Teresa dos Reis, Sra Eng Pindoba

Anna Theresa dos Reis (Anna Faria) c.c. André Vieira de Mello. D. Anna foi vítima de fofoca de uma escrava que tinha ciúme dela, que disse que D. Anna, que se encontrava grávida, estava de namorico com João Paes Barreto (II). Depois do nascimento do filho de D. Anna ela foi envenenada por duas vezes, mas como não deu resultado foi asfixiada pela sua sogra Catarina Leitão. João Paes Barreto foi emboscado quando ia para o seu engenho, e baleado mortalmente por André Vieira de Mello. (Revista genealógica latina, Volumes 8-11). Fontes: BORGES DA FONSECA, Antônio José Victorino. Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Anais 1925 Vol 47 (7) . Pág. 132, 375, 376, 440

Nobiliarchia Pernambucana, de Antonio Jose Victoriano Borges da Fonseca. Coleção Mossoroense, serie C, volume 819, 1992, volume II pagina 442

11- Engenho Pindoba – Sob a Invocação de Nossa Senhora do Desterro- do genealogista Fábio Arruda de Lima. André Vieira de Melo nasceu em torno de 1685, sucessão no Engenho Pindoba de Baixo sob a invocação de Nossa Senhora do Desterro. Casado com Ana Teresa dos Reis (ou Faria Sousa) filha de Nicolau Coelho dos Reis e de sua mulher Maria de Faria. Foi barbaramente assassinada pelo marido e pela sogra por suspeita de traição. O suposto amante também foi assassinado. André morreu na prisão em Portugal. Seu pai também morreu na prisão em Portugal.

16- Engenho Utinga – sob a Invocação de São Francisco - - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Gonçalo Francisco Xavier Cavalcante nasceu em 1709 casado com Luzia Bernarda de Melo, filha de André Vieira de Melo e de sua mulher Ana Teresa dos Reis - com sucessão nos Engenhos Pantorra (por herança) e Pindoba (por casamento).

17- Engenho Martapagipe – Antigo engenho documentado em 1636 (século XVII), no inventário dos Engenhos, situados entre o rio das Jangadas e o Una, do Conselheiro holandês Schott - do genealogista Fábio Arruda de Lima.

30- Engenho Cajabussu – Sob a Invocação de Nossa Senhora das Candeias. Antes de 1760 Engenho Jacubai – Engenho Pantorra – Sob a Invocação de Nossa Senhora da Paz - do genealogista Fábio Arruda de Lima.

37- Engenho Santana – Sob a Invocação da Senhora Santana - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Ana Teresa dos Reis casada com André Vieira de Melo - com sucessão no Engenho Pindoba.

51- Engenho – sob a invocação de São João Batista, na Várzea do autor genealogista Fabio Arruda.

99- Engenho Anjo – Sob a Invocação de São Gonçalo do Amarante - do genealogista Fábio Arruda de Lima.