Angela de Toledo Piza

public profile

Is your surname de Toledo Piza?

Connect to 9,592 de Toledo Piza profiles on Geni

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About Angela de Toledo Piza

 3-4

Ângela de Toledo Piza

casou com José da Costa, natural de Portugal.

PTaques. vol. 2, 211, 4-4 D. Angela de Toledo Piza casou com Jose da Costa, n. Portugal, pais de:

  • 5-1 José da Costa de Toledo
  • 5-2 Maria da Costa de Toledo
  • 5-3 Rita de Cassia de Toledo
  • 5-4 Branca Benedita de Toledo, casou com Jose Pereira Caixeta, n. de Vila-Rica.
  • 5-5 Bento Ferreira de Toledo, casou com D. Maria ......

SL. 5º, 488, 2-4 Ângela de Toledo casou com José da Costa, natural de Portugal, e teve: : 3-1 a 3-6

  • 3-1 José da Costa Toledo
  • 3-2 Maria da Costa Toledo casou em 1792 em Atibaia com o Capitão Manuel Teixeira Ribeiro, viúvo de Maria Rosa de Toledo n.o ;3-2 de 2-2.
  • 3-3 Rita de Cassia de Toledo
  • 3-4 Branca Benedicta de Toledo casou com José Pereira Caixeta, natural de Villa Rica; deixou numerosa descendência na freguesia de Douradinho, termo da Campanha..
  • 3-5 Bento Ferreira de Toledo casou com Anna Villela de Assumpção. Teve. 4-1 a 4-4
  • 4-1 Domingos Vieira de Macedo casado 2 vezes. Com geração.
  • 4-2 Maria Heleodora casada com Quintiliano dos Reis.
  • 4-3 Moisés Ferreira de Toledo casado em Caconde.
  • 4-4 Leopoldina Carolina casada com José de Arimathéa Moraes. Com geração.
  • 3-6 João Ferreira de Toledo casou com. Maria .... na freguesia do Douradinho.Teve:
  • 4-1 Maria Victoria da Porciuncula, casada com o coronel Manoel Jacintho Pereira, de Portugal. Teve:
  • 5-1 João Jacintho Pereira, casado com Francisca Vieira. Teve: 6-1 a 10.
  • 5-2 Manoel Jacintho Pereira casado com Procopia Vieira. Teve: 6-1 a 5.
  • 5-3 José Jacintho Pereira, casado. Com geração.
  • 5-4 Maria Victoria, †, foi casada com Fernando Antonio de Faria. Teve: 6-1 a 3.

3-4 Ângela de Toledo Piza, filha de Maria Pedrosa e João de Toledo Piza de Castelhanos, casou com Alferes José da Costa e Moraes. Faleceu em Carrancas aos 07-10-1746 com a idade de 39 anos. Carrancas-MG aos 07-10-1746 faleceu D. Angela de Toledo Pisa mulher do Alf. Jose da Costa e Moraes, desta freguesia, de idade de 39 anos, com todos os sacramentos. Foi sepultada nesta igreja, não fez testamento por não ter porque testar

http://www.projetocompartilhar.org/Familia/FranciscoFelixCorrea.htm


GEDCOM Note

3-4 Ângela de Toledo Piza casou com José da Costa, natural de Portugal.
PTaques. vol. 2, 211, 4-4 D. Angela de Toledo Piza casou com Jose da Costa, n. Portugal, pais de:
5-1 José da Costa de Toledo
5-2 Maria da Costa de Toledo
5-3 Rita de Cassia de Toledo
5-4 Branca Benedita de Toledo, casou com Jose Pereira Caixeta, n. de Vila-Rica.
5-5 Bento Ferreira de Toledo, casou com D. Maria ......

SL. 5º, 488, 2-4 Ângela de Toledo casou com José da Costa, natural de Portugal, e teve: : 3-1 a 3-6
3-1 José da Costa Toledo
3-2 Maria da Costa Toledo casou em 1792 em Atibaia com o Capitão Manuel Teixeira Ribeiro, viúvo de Maria Rosa de Toledo n.o ;3-2 de 2-2.
3-3 Rita de Cassia de Toledo
3-4 Branca Benedicta de Toledo casou com José Pereira Caixeta, natural de Villa Rica; deixou numerosa descendência na freguesia de Douradinho, termo da Campanha..
3-5 Bento Ferreira de Toledo casou com Anna Villela de Assumpção. Teve. 4-1 a 4-4
4-1 Domingos Vieira de Macedo casado 2 vezes. Com geração.
4-2 Maria Heleodora casada com Quintiliano dos Reis.
4-3 Moisés Ferreira de Toledo casado em Caconde.
4-4 Leopoldina Carolina casada com José de Arimathéa Moraes. Com geração.
3-6 João Ferreira de Toledo casou com. Maria .... na freguesia do Douradinho.Teve:
4-1 Maria Victoria da Porciuncula, casada com o coronel Manoel Jacintho Pereira, de Portugal. Teve:
5-1 João Jacintho Pereira, casado com Francisca Vieira. Teve: 6-1 a 10.
5-2 Manoel Jacintho Pereira casado com Procopia Vieira. Teve: 6-1 a 5.
5-3 José Jacintho Pereira, casado. Com geração.
5-4 Maria Victoria, †, foi casada com Fernando Antonio de Faria. Teve: 6-1 a 3.

3-4 Ângela de Toledo Piza, filha de Maria Pedrosa e João de Toledo Piza de Castelhanos, casou com Alferes José da Costa de Moraes. Entre seus filhos, documentamos:
3-4-1 José da Costa de Toledo, citado na dispensa da irmã Maria Rosa.
3-4-2 (SL 3-2) Maria da Costa de Toledo em 1783/84 em Campanha requereu dispensa do impedimento de afinidade lícita em 2º grau para se casar com Cap. Manoel Teixeira Ribeiro, viúvo de Maria Rosa de Toledo 3-2-4 supra.
Processo Matrimonial, Campanha-MG Livro misto 1777 -1789
www.familysearch.org (record search pilot)
Manoel Teixeira Ribeiro e D. Maria da Costa de Toledo
termo de abertura aos 16-01-1784
Ajuntada aos 15-11-1783
Cap. Manoel Teixeira Ribeiro e D. Maria da Costa de Toledo
Itens:
- q. alem do referido acima, mais ter sido a oradora madrinha de batismo de uma filha do orador nascida do matrimonio que ele contraiu com D. Maria Rosa de Toledo, achando-se tambem por este principio impedidos os oradores.
- que antes de falecer a mulher do orador, prima da oradora, se achava esta morando em casa daquele e depois do falecimento da dita sua prima ficou a mesma oradora morando na dita casa governando-a e educando os filhos do orador.
- que por ocasião da assistencia que tem feito a oradora em casa do orador, se lhe tem seguido uma grande infamia na sua honra, pelo rumor que se tem levantado de que a oradora se comunicam ilicitamente com o orador, estando geralmente todos persuadidos disso q ainda os proprios filhos do mesmo orador e mais parentes.
- por causa da dita infamia que se tem conspirado contra a oradora, seus irmãos e mais parentes, de sorte q se não casar ela com o orador infalivelmente a matam e da mesma sorte o orador, tanto que um irmão daquela p nome Jose da Costa de Tolledo se acha no Sapucai só a espera de saber se se efetua ou não o casamento (...).
- que a oradora é mulher branca, das primeiras familias deste arraial e vinda do bispado de S. Paulo, estando com o pai.

Depoimento dos oradores:
Dizem o Cap. Manoel Teixeira Ribeiro, f.l. Cap. João Teixeira Ribeiro e D. Francisca Rosa de Siqueira, n. do Arc. de Braga e ha mais de 30 anos morador na freg. de Santo Antonio da Campanha do Rio Verde deste bispado; e D. Maria da Costa de Toledo, f.l. Alf. Jose da Costa de Moraes e D. Angela de Toledo, n/b na freg. de S. João del Rei Comarca do Rio das Mortes deste mesmo bispado = impedimento no 2º grau de afinidade e por cognação espiritual;
- Q D. Branca de Toledo era irmã de D. Angela de Toledo por serem ambas filhas de D. Maria Pedrosa e do Cap. Mor João de Toledo Piza.
- Q da dita D. Banca de Toledo nasceu D. Maria Rosa de Toledo, já falecida, cc que foi com o orador Cap. Manoel Teixeira Ribeiro.
- Q da dita D. Angela de Toledo nasceu D. Maria da Costa de Toledo estando assim em 2º grau de cinsanguinidade com a falecida D. Maria Rosa de Toledo

Testemunhas:
- Revdo Francisco da Silva Tavares, natural da freg. de S. João do Rio das Mortes e na mesma morador onde vive de suas ordems, de idade de 38 anos, aos costumes disse nada.
- .... de suas ordens, 40 anos, disse que pela razão de ter sido capelão na capela de S. Gonçalo da freguesia da Campanha conhece perfeitamente aos mesmos oradores e por isso sabe que são os proprios; sabe de ciencia certa pela sobredita razão que D. Branca de Toledo era irmã de D. Angela de Toledo; da dita D. Branca de Toledo era filha D. Maria Rosa de Toledo que foi casada com o orador e hoje falecida; que daquela D. Angela de Toledo nacera a oradora D. Maria da Costa de Toledo, que é prima com irmã da falecida mulher do orador, e por essa razão se acha com ele a oradora ligada em 2º grau de afinidade;
.... e os ditos irmãos e cunhados e mais parentes são muito capazes de porem em execução o que prometeram; a oradora se retirara para a casa de Sepriano Coelho morador em Santa Ana do Sapucai Bispado de S. Paulo, com receio das iras dos ditos seus parentes, e no presente consta que a oradora se acha no sitio de sua tia Branca em casa de seu tio Fulano Vianna na dita freguesia da Campanha, como refugiada.
A ordora tem muito mais de trinta anos de idade e vive em miseria por falencia dos bens de seus pais que são falecidos, sem mais abrigo que do orador que é homem abastada
.... disse que por ser cc Joaquina Escolastica de Toledo sobrinha de D. Branca de Toledo e de sua irmã D. Angela de Toledo, sabe por ter ouvido que estas duas irmãs são filhas legitimas do Cap. Mor João de Toledo Piza e D. Maria Pedrosa;
--- sabe a oradora esteve morando na freguesia das Lavras com o irmão Bento Ferreira de Toledo e cunhado Jose Pereira Caixeta
se acham tambem embaraçados com o de cognação espiritual em razão de ter sido a oradora madrinha de batismo de uma filha do orador chamada D. Branca.
- Francisco Jose de Andrade, homem branco, casado, n. da freg. da vila de Taubate-SP, 42 anos
-Bernardo da Silva Costa, homem branco, casado, natural da freguesia das mina


vas do fanado do Arc. do
, 50 anos, morador na capela de S. Tome da freguesia das Lavras do Funil deste mesmo bispado, e de presente nesta freguesia de Campanha do Rio Verde, q vive de seu oficio de pedreiro, aos costumes disse nada.

3-4-3 Rita, batizada em Carrancas-MG em 22-05-1736
B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 22-05-1736 Rita, f.l do Alf. Jose da Costa e D. Angela de Toledo, moradores nas bananeiras freg. de S. João del Rei. Declaro que o dito batismo se fez nesta freguesia por nascer nesta dita freguesia padr.: Jose Alvres de Moira, solteiro morador na vila de S. João del Rei e Maria de Lara, solteira moradora no Rio Grande.
3-4-4 Branca, em 27-09-1742. Izabel Branca Benedita casou com José Pereira Caixeta, filho de José Pereira Caixera e Cândida do Rosário.
B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 27-09-1742 Blanca, f.l. Alf. Jose da Costa e Moraes e D. Angela de Toledo, padr.: Revdo Padre Bento Ferreira capelão de Santo Antonio e D. Joana mulher do Cap. Miguel Pires Barreto; na capela do Rio Grande de N. Sra da Conceição.
3-4-4-1 Ângela, batizada em 22-06-1771.
B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 22-06-1771 Angela, f.l. Jose Pereira Caixeta e D. Izabel Branca Benedita moradores do Rio do Peixe, padr.: o Revdo Bento Ferreira e D. Branca de Toledo mulher de Francisco Xavier da Silva moradores e fregueses da Campanha do Rio Verde e os mais desta.
3-4-4-2 Maria, batizada em 29-06-1776.
Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas no dia 28/JUN/2005 no microfilme 1285463, item 04, dos batismos de Lavras, com folhas numeradas com até 3 numerações distintas, onde à folha 66V (ou 71V) consta: "Aos 29/JUN/1776 o Reverendo Padre BENTO FERREIRA na sua Ermida do Campo Belo desta freguesia das Carrancas, de minha licença batizou e pôs os santos óleos a MARIA filha legítima de JOSÉ PEREIRA CAIXETO e D. IZABEL BRANCA BENEDITA, neta por parte paterna de JOSÉ PEREIRA CAIXETA e de CANDIDA DO ROSARIO moradores na freguesia das Congonhas dos Campos deste bispado e materna do Alferes JOSÉ DA COSTA MORAES e de D. ANGELA DE TOLEDO moradores que (ilegível) fregesia de São João de El Rei deste mesmo bsipado. Foram padrinhos IGNACIO XAVIER DE TOLLEDO, solteiro e D. MARIA DA COSTA DE TOLLEDO ..."

3-4-5 Capitão Bento Ferreira de Toledo, batizado em Carrancas em 13-02-1745, filho do Alf. Jose da Costa de Moraes e D. Angela de Toledo e Piza.
B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 13-02-1745 Bento, f.l. Jose da Costa e D. Angela de Toledo, padr.: Revdo Bento Ferreira e D. Luiza de Toledo, solteira filha de Francisco Xavier da Silva e D. Branca de Toledo moradores na Rocinha
Casou com Maria Teresa do Carmo, filha do Cap. Antonio Joaquim de Macedo e D. Maria Rosa de Siqueira moradores na vila do Conde Arc. Braga na freguesia de S. João Batista.
Bento e Maria Do Carmo foram pais de doze filhos, segundo testamento do filho José: “o que couber a cada um dos meus onze irmãos”.
Entre eles:
3-4-5-1 muito provavelmente Bento Ferreira de Macedo, citado por Silva Leme como filho de 2-4 Angela de Toledo e José da Costa. Bento casou com Ana Villela de Assunção, filha de Domingos Vieira e Silva e sua primeira mulher Ana Villela de Assunção. Estudo “A Família Villela” Cap. 10º.
3-4-5-2 Capitão João Ferreira de Toledo, testamenteiro do irmão José abaixo. (citado por SL como filho de 2-4 Angela de Toledo e José da Costa) Natural da Freguesia de Santa Ana do Sapucai, foi casado duas vezes. Primeira vez com Maria Rita Vieira e em segundas com Maria José de Paiva. Ditou seu testamento na Fazenda do Desterro aos 18-10-1858, aberto em Douradinho aos 29-11-1859. Foram seus filhos:
Com Rita Maria Vieira:
3-4-5-2-1 Maria Vitória
3-4-5-2-2 Maria Rita
3-4-5-2-3 Simião
3-4-5-2-4 Cândida
3-4-5-2-5 Joana
3-4-5-2-6 Luiz
3-4-5-2-7 Ana
3-4-5-2-8 Madalena

Com Maria José:
3-4-5-2-9 João
3-4-5-2-10 Maria
3-4-5-2-11 Luiz
3-4-5-2-12 Rita
3-4-5-2-13 Bento
CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG
Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas
CPA 04, Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871;
Registro do testamento com que faleceu João Ferr.ª de Toledo, aos 29-11-1859 de quem é testamenteira sua mulher D. Maria Jose de Paiva
Eu, João Ferreira de Tolledo, f.l. do Capitão Bento Ferreira de Tolledo e D. Maria Ferreira do Carmo, já falecidos, n. da freguesia de Santa Ana do Sapucai e morador nesta do Douradinho, ambas do Bispado de São Paulo.
Fui casado com D. Maria Rita Vieira de cujo matrimonio ficaram oito filhos que são: = Maria Vitoria = Maria Ritta = Simião = Candida = Joanna = Luis = Anna = e Magdalena, os quais estão pagos de sua legitima materna.
Casei-me segunda vez com D. Maria Jose de Paiva e deste consórcio temos até hoje cinco filhos que são: João = Maria =Luis = Ritta = e Bento.
Nomeio para tutor dos meus herdeiros que ficarem órfãos por meu falecimento a mesma minha mulher D. Maria Joze de Paiva e para meus testamenteiros: 1º a dita minha mulher, 2º a meu sobrinho Joze de Arimathea Moraes e 3º meu filho Simão - usia da Silva.
Legados: a minha filha Maria Victoria (...); dei a minha filha Maria Rita (...).
O remanescente da minha terça para a minha mulher (...).
Fazenda do Desterro 18-10-1858 João Ferreira de Tolledo
Aprovação 18-10-1858
Abertura Doutadinho 29-11-1859
Aceitação 31-01-1860 D. Maria Joze de Paiva

3-4-5-3 José Ferreira de Toledo, nasceu aos 14-05-1770 em Lavras do Funil e foi batizado aos 04 do mês seguinte.
B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 14-05-1770 nasceu Jose, f.l. Bento Ferreira de Tolledo e D. Maria Teresa do Carmo, e aos 04-06 do dito ano foi batizado no altar portatil de Campo Bello do Deserto Doutrado. Neto paterno do Alf. Jose da Costa de Moraes e D. Angela de Toledo e Piza moradores que foram nesta freguesia de N. Sra do Pilar de S. João del Rei, e pela materna do Cap. Antonio Joaquim de Macedo e D. Maria Rosa de Siqueira moradores na vila do Conde Arc. Braga na freguesia de S. João Batista. Padr.: Padre Bento Ferreira por pp a João da Cunha morador no sitio dos Monjollos desta freguesia.
Foi o segundo marido de Maria Cleofa de Jesus. José, morador na freguesia de Douradinho, ditou seu testamento na Fazenda do Retiro em 12-08-1854, aberto aos 26 de setembro seguinte. Sem geração, instituiu herdeira da terça sua mulher e das duas partes de seus bens a seus onze irmãos ou seus representantes.
CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG
Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas
CPA 04, Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871;
Registro do testamento com que faleceu Jose Ferreira de Tolledo, morador na freg. do Douradinho deste municipio a 26-7bro-1854 de quem é testamenteiro João Ferreira de T.º.
Eu, Jose Ferreira de Toledo, f.l. do Capitão Bento Ferreira de Tolledo e Dona Maria Thereza do Carmo, já falecidos, n. da vila de Lavras do Funil e morador presentemente na freguesia de São João Baptista do Douradinho Termo da cidade da Campanha. Sou cc. Dona Maria Cleofa de Jesus de qual matrimonio não tivemos filhos nem eu tenho filhos naturais.
Testamenteiros: 1º meu irmão o Cap. João Ferreira de Toledo, 2º Cap. Antonio Francisco Grillo, 3º a meu sobrinho Joaquim Pereira Caixeta.
Deixo por esmola:
- a meu escravo Antonio Banguella a quarta parte do valor de dois alqueires de terras de planta, com a condição porem de não poder vender a pessoa estranha;
- um alqueire de terras de planta na Chacara que tenho no Douradinho, a Josefa mulher de Vetusiano Jose Lobo;
- aos quatro filho do finado Jose Thomas: Jose, Francisco, Maria, e Rufino(?) o terreno que tenho no Arraial do Douradinho na rua debaixo;
- a minhas sobrinhas Anna Victoria, filha de meu irmão Francisco; e Luzia, filha de minha irmã Luiza e do meo compadre Manoel Joaquim de Santa Ana, o que couber a cada um dos meus onze irmãos, com igualdade.
- a minha afilhada, filha do meu compadre Jose de Moraes, 11$000 réis;
- deixo a minha imagem de N. Sra. da Conceição a minha sobrinha Anna Antonia.
Depois de cumpridas todas as minhas desposições o que ficar da minha meação deixo a terça a minha mulher.
O meu testamenteiro cumprirá tudo com brevidade e terá em premio de seu trabalho aquilo que importar a vintena dos meus bens onze irmãos e duas sobrinhas e o meu compadre Manoel Joaquim acima declarado são os herdeiros universais de minha meação e aquilo que havera tocar aos que são falecidos seja repartido com igualdade entre seus filhos.
Fazenda do Retiro 12-08-1854 Jose Ferreira de Toledo
Aprovação: 12-08-1854
Cumpra-se 26-09-1854
Abertura: 26-09-1854

Maria Cleofa, natural de Lavras do Funil, filha de Joaquim José Barreiro e Ana Joaquina de Jesus, foi primeira vez casada com o Alferes José de Moraes Machado. Maria Cleofa faleceu com testamento aberto aos 11-04-1861, declarou os dois matrimônios e os seis filhos do primeiro:
CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG
Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas
CPA 04, Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871;
Registro do testamentocomque faleceu D. Maria Cleofa de Jesus aos 11-04-1861 de quem é testamenteiro Joaquim Cassiano de Moraes.
Eu, Maria Cleofa de Jesus, f.l. Joaquim Joze Barreiro e Anna Joaquina de Jesus, ambos já falecidos, n. da vila de Lavras do Funil e moradora nesta Freguesia S. João Baptista do Douradinho Termo da cidade da Campanha Bispado de S. Paulo. Fui cc. Alferes Joze de Moraes Machado, já falecido, de qual matrimonio tive seis filhos a saber: Anna = Justina = Joze = Miguel = Ritta e =Joaquim. Fui c2c Joze Ferreira de Tolledo, tambem já falecido, de cujo matrimonio não tive filhos algum.
Testamenteiros: 1º a meu filho Joaquim, 2º meu filho Miguel, 3º meu sobrinho Joaquim Pereira Caxeta.
Deixo a minha neta Maria, f. de minha filha Rita, 50$000 réis; dei em minha vida para m/filha Rita, a escrava Luiza empreço de 300$000; dei a meu filho Joaquim a escrava Francelina (...) cujo valor tambem se incluira na minha terça; deixo para meu filho Miguel 100$00, também da terça; deixo para todos os meus netos que forem meus afilhados, 10$000 a cada um.
Douradinho, 07-05-1855 Maria Cleofa de Jesus
Aprovação 07-05-1855
Abertura 11-04-1861
Aceitação 11-04-1861 Joaquim Cassiano de Moraes
Filhos de Maria Cleofa e José de Moraes Machado:
I- Ana
II- Justina
III- Jose
IV- Miguel
V- Rita, mãe de Maria legatária da avó materna
VI- Joaquim Cassiano de Moraes, testamenteiro materno.

3-4-5-4 ????? pais de:
3-4-5-4-1 Joaquim Pereira Caixeta, sobrinho de José e de Maria Cleofa de Jesus, foi nomeado 3º testamenteiro de ambos.

3-4-5-5 Francisco, pai de, pelo menos:
3-4-5-5-1 Ana Vitória, legatária do tio José

3-4-5-6 Luiza casada com Manoel Joaquim de Santa Ana, pais de, pelo menos:
3-4-5-6-1 Luzia, legatária do tio José

3-4-5-7 ????? pais de:
3-4-5-7-1 Ana Antonia, legatária do tio José: “deixo a minha imagem de N. Sra. da Conceição a minha sobrinha Anna Antonia.”

3-4-5-8 ????? pais de:
3-4-5-8-1 José de Arimathea Moraes, segundo testamenteiro do tio João Ferreira de Toledo: “2º a meu sobrinho Joze de Arimathea Moraes”

view all

Angela de Toledo Piza's Timeline

1707
1707
São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brazil
1745
1745
Carrancas, Carrancas, Minas Gerais, Brazil
1746
1746
Age 39
Campanha, Campanha, Minas Gerais, Brazil
????