Annibal Anthero Martins

Is your surname Martins?

Connect to 27,178 Martins profiles on Geni

Annibal Anthero Martins's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Annibal Anthero Martins

Portuguese: Anníbal Anthero Martins
Birthdate:
Birthplace: Torre de Moncorvo, Bragança District, Portugal
Death: April 04, 1938 (61)
Vitoria, Espirito Santo, Brazil (septicemia)
Place of Burial: Vitoria, Espirito Santo, Brazil
Immediate Family:

Son of Antônio José Martins and Maximina Justina Catalão Martins
Husband of Marianna Isaura de Rezendes Martins
Father of Gilmir Martins Meirelles; Jolindo Martins; Erildo Martins; Ademar Martins; Ruy Martins and 2 others
Brother of Maria Cândida Martins; José Martins and Francisco Martins

Occupation: comerciante
Managed by: Jussara Martins Albernaz
Last Updated:

About Annibal Anthero Martins

Nasceu em Torre Moncorvo, Portugal, tendo dois irmãos e uma irmã. Veio de navio para o Brasil com 13 anos, sem a família. Passou a morar com um amigo do pai que imigrara, no Rio de Janeiro. Tornou-se contador de uma firma localizada em Itapemirim e de lá veio para Vitória, ES, trabalhar em uma firma do Prado. Casou-se aos 35 anos com Marianna Moniz Rezendes, nascida em São Miguel, nos Açores, que tinha 18 anos (era professora recém empossada e morava em Muqui, tendo vindo a Vitória para fazer provas para assumir o cargo de professora do estado). Seu nome passou então a ser escrito Annibal Anthero Martins. Ele já tinha diversas posses, obtidas com a indústria ( refino de açucar) e comércio, e exercia grande influência na cidade de Vitória. Como a mãe de Mariana, Maria da Glória, ficara viúva pouco antes do seu casamento, trouxe-a para morar com ele em Vitória, onde ela morreu pouco ante dele. Teve 4 filhos homens ( um médico e 2 advogados, sendo os três também professores da Universidade Federal do ES, e um contador e comerciante, que se distinguiram na vida política, social e acadêmica), além de 3 filhas normalistas cujos maridos também exerceram cargos importantes na cidade (um deles foi deputado federal do ES, general reformado e advogado, um era engenheiro e outro médico e professor universitário). Morreu aos 61 anos antes de rever a terra Natal. Correspondeu-se a vida toda com os irmãos (José havia imigrado para a California nos EUA), ajudando-os financeiramente em diversos momentos. Um dos sobrinhos, Francisco, migrou para o Brasil e foi por ele acolhido até que se estabelecesse (parece que em Niterói, RJ). Sua irmã, Maria Cândida, continuou em Moncorvo, onde constituiu família e permaneceu morando na casa que fora dos pais. Jolindo Martins, médico e filho de Annibal, visitou a casa onde o pai nasceu em Moncorvo, em torno de 1956, e conheceu a prima, Lucinda Lúcia Martins Meirelle, e outros parentes ( na casa se emocionou ao encontrar uma foto grande de seus pais, Annibal e Mariana). E 20 anos depois (1980) Ademar visitou a casa com a esposa Sara, a filha Jussara, que escreve essas linhas, e a neta Bianca. Lá morava a prima Idalina, filha da Lucinda (esta morrera cerca de 10 anos antes da visita). Três filhos de Lucinda estavam lá e foram fotografados. Em 2003, a neta de Mariana, Moema (filha de Lourdes) refez o mesmo trajeto e também visitou a casa, reformada, e tirou fotos com membros da família. Esta ainda pertencia a herdeiros de Maria Cândida. Outros familiares, descendentes de Anibal, também fizeram tal percurso.

Anibal foi um dos fundadores do Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral, fundado por um grupo de imigrantes portugueses, com o apoio do Vasco da Gama do Rio de Janeiro, tendo exercido a presidência do Conselho Deliberativo e cargos da diretoria, como o de Secretário do clube de 1911 a 1930. Também participou da Diretoria do Clube Vitória, localizado próximo a sua casa, na Rua Cleto Nunes - Parque Moscoso. E sempre procurou ajudar os que trabalhavam honestamente, contribuindo para alavancar diversos empreendimentos, como o da criação da Fábrica de bombons Garoto em Vitória. Perdeu muitos bens na crise de 1930 mas não esmoreceu e manteve a família unida em torno de ideais de honestidade, seriedade no trabalho e amor ao próximo.

Os netos que não o conheceram aprenderam a cultuar essa imagem. Meu pai, Ademar Martins, sempre me dizia: "Nunca se esqueça que você é neta de Annibal Martins, um homem honesto acima de tudo". E minha avó Marianna dizia que ele era a melhor figura humana que havia conhecido, lamentando que só havia conhecido um neto (sempre chorava quando se referia a isso). Texto escrito porJussara Martins Albernaz, sua neta, em março de 2014

view all 11

Annibal Anthero Martins's Timeline

1877
January 22, 1877
Torre de Moncorvo, Bragança District, Portugal
1913
June 1, 1913
Vitoria, Vitória, State of Espírito Santo, Brazil
1914
July 28, 1914
Vitoria, Vitória, State of Espírito Santo, Brazil
1916
April 10, 1916
Vitoria, Espirito Santo, Brazil
1917
July 17, 1917
Vitoria, Espirito Santo, Brazil
1919
March 26, 1919
Vitoria, State of Espírito Santo, Brazil
1925
March 9, 1925
Vitoria, Vitória, State of Espírito Santo, Brazil
1938
April 4, 1938
Age 61
Vitoria, Espirito Santo, Brazil
April 4, 1938
Age 61
Vitoria, Espirito Santo, Brazil