Antônio de Mello Rego, Neto

How are you related to Antônio de Mello Rego, Neto?

Connect to the World Family Tree to find out

Antônio de Mello Rego, Neto's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About Antônio de Mello Rego, Neto

5 - 2. Antonio de Mello Rego (cujos casamento e geração SL não descobriu), n. Santana do Parnaíba, SP, f. 1846, Vila Rica, Júlio de Castilhos, RS, c. 1ª vez, 1824, Caçapava do Sul, RS, com Juliana Maria de Souza, n. e b. 1808, Encruzilhada do Sul, RS, f. Vila Rica, Júlio de Castilhos, RS, f. de Vicente de Souza Marques Quintanilha e Maria Joaquina do Nascimento, np. de José de Souza Marques e Maria Inácia, nm. de Felipe Guterres e Teodósia Maria do Nascimento e, 2ª, São Paulo, SP, com Virgília de Oliveira, n. São Paulo,

GENEALOGIA BRASILEIRA Estado de São Paulo, Títulos Perdidos ARRUDAS BOTELHOS Capítulo 2°, Parágrafo 4º

http://www.genealogiabrasileira.com/titulos_perdidos/cantagalo_ptar... _________________________________________________________

http://www.arvore.net.br/Paulistana/Hortas_1.htm

Genealogia Paulistana, de Luiz Gonzaga da Silva Leme (1852-1919).

Volume IV, Título "Hortas", parte 1, página 322. _________________________________________________________

http://www.arvore.net.br/Paulistana/ABotelhos_4.htm

Genealogia Paulistana, de Luiz Gonzaga da Silva Leme (1852-1919).

Volume IV, Título "Arrudas Botelhos", parte 4, página 155. _________________________________________________________

Segundo informações da Genealogia Castilhense, organizada por Firmino Costa; da Genealogia Tropeira, de Cláudio Nunes Pereira; e da genealogia sobre Antônio de Mello Rego, seus ascendentes e descendentes, feita pelo general Salvador Carrossini, que era trineto de Antônio de Mello Rego:

Antônio de Mello Rego mudou-se para o Rio Grande do Sul, vindo de São Paulo.

Quando do seu casamento com Juliana Maria de Souza, em 21 de agosto de 1824, ele era alferes. Depois foi promovido a tenente-ajudante. No final dessa página, está uma transcrição do original do termo do casamento de Antônio de Mello Rego com Juliana Maria de Souza, realizado a 21 de agosto de 1824, na Capela Curada de Nossa Senhora da Assunção de Caçapava (atual município de Caçapava do Sul). A transcrição do original do referido termo de casamento, está na genealogia sobre Antônio de Mello Rego, seus ascendentes e descendentes, feita pelo general Salvador Carrossini, que era trineto de Antônio de Mello Rego. A referida genealogia está disponível abaixo. O original da referida genealogia se encontra com Maria Luiza Carrossini Bezerra Cavalcanti, filha do general Salvador Carrossini e tetraneta de Antônio de Mello Rego.

Antônio de Mello Rego era proprietário da Fazenda das Duas Árvores (também chamada Estância das Duas Árvores), no Rincão dos Mello, no município de Júlio de Castilhos-RS. O Rincão dos Mello tinha a extensão de 65.340 hectares (sessenta e cinco mil trezentos e quarenta hectares). Eram sesmarias, doadas pela Coroa para ele. A sede da Fazenda das Duas Árvores se localizava próximo à Estação de Taquarembó, da VFRGS (Viação Férrea do Rio Grande do Sul), em Júlio de Castilhos-RS. Taquarembó é um distrito do município de Júlio de Castilhos-RS. Segundo um trabalho final de graduação disponibilizado digitalizado num site abaixo, no inventário de Antônio de Mello Rego e Juliana Maria de Souza, realizado em 1848, em Júlio de Castilhos-RS, a propriedade de Antônio de Mello Rego tinha 35.000 hectares (trinta e cinco mil hectares) e 2.340 cabeças de gado (duas mil trezentas e quarenta cabeças de gado). O referido inventário está no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul: "Inventário post-mortem de Antônio de Mello Rego e Julianna Maria de Mello. Júlio de Castilhos. 1848. No 08. Março 01. E. 132."

A Fazenda das Duas Árvores era a sede do Rincão dos Mello. Seria dado este nome, Rincão dos Mello, por causa do nome de Antônio de Mello Rego. Até hoje a região é conhecida como Rincão dos Mello.

Digitalizações da Genealogia Tropeira, de Cláudio Nunes Pereira:

Volume I: http://www.alfredo.com.br/arquivos/gentrop1.pdf

Volume II: http://www.alfredo.com.br/arquivos/gentrop7.pdf

Volume III: http://www.alfredo.com.br/arquivos/gentrop8.pdf

Houve um sobrinho de Antônio de Mello Rego, capitão José Gonçalves de Oliveira Mello, nascido em Itapeva-SP, que também mudou-se para o Rio Grande do Sul. Ele casou-se com uma filha de Antônio de Mello Rego, de nome Maria José de Oliveira Mello, a "Maricóta", como era chamada em família. José Gonçalves de Oliveira Mello e Maria José de Oliveira Mello casaram-se na Fazenda das Duas Árvores, em Júlio de Castilhos-RS, em 17 de fevereiro de 1851. O capitão José Gonçalves de Oliveira Mello era proprietário da Fazenda de São Joaquim e de campos denominados como Estância Velha, ambas as propriedades localizadas em Palmeira das Missões-RS.

Aqui dois sites que contam um pouco da história da família desde São Paulo até chegar aos pampas, escritos por Alfredo Ricardo Melo Bischoff, bisneto de José Gonçalves de Oliveira Mello e Maria José de Oliveira Mello, e trineto de Antônio de Mello Rego:

http://deoliveiramelo.com.br

http://www.deoliveiramelo.com.br/pafn06.htm

Trabalho final de graduação que menciona Antônio de Mello Rego:

https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=13&ca...

Genealogia Castilhense, organizada por Firmino Costa:

https://sites.google.com/site/genealogiacastilhense/

Genealogia sobre Antônio de Mello Rego, seus ascendentes e descendentes, feita pelo general Salvador Carrossini:

https://drive.google.com/file/d/1kxNoh12y05wwYDHP9654jgELvoZv4llW/v...

Transcrição do original do termo do casamento de Antônio de Mello Rego com Juliana Maria de Souza, realizado a 21 de agosto de 1824:

"Aos vinte hum dias do mez de Agôsto do anno de mil oitocentos e vinte quatro nesta Capella Curada de Nossa Senhora da Assumpção de Caçapava termo da Comarca de Villa Nova de Sam Joao da Caxoeira, feitas as deligencias do estillo sem impedimento algum, em prezensa do Reverendo Cura Fidencio José Ortiz José Ortiz da Silva e comprovizam do Reverendo Vigario da Vara desta mesma Comarca, e empresença das testemunhas abaixo assinadas, emface da Igreja, pelas quatro horas da tarde serreceberam em Matrimonio com palavras de presente o Alferes ANTONIO DE MELLO REGO, filho legitimo do Capitam Manuel de Oliveira Garcia e Dona Bernarda Manuela de Arruda, natural e Baptizado na Villa de Parnaiba, do Bispado de Sam Paulo, com JULIANA MARIA DE SOUZA, filha legitima de Vicente de Souza Marques e de Maria Joaquina do Nascimento, natural e Baptizada na Capella de Encruzilhada e logo receberam as Benças Nupciais na forma do Ritual romano do que para constar, faço este assento que assigno.

(a) O Cor IZAIAS RIBEIRO DA SILVA (a) JOÃO DA SILVA SANTOS (a) ANTONIO JACINTO ALBERNOZ (Albernaz)

Lº 1, fls, 126 Casamento Caçapava, Ano 21-8-1824"

view all 14

Antônio de Mello Rego, Neto's Timeline

1785
1785
Santana do Parnaiba, São Paulo, Brasil (Brazil)
1825
March 23, 1825
Caçapava do Sul, Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
1826
August 1, 1826
Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil (Brazil)
1829
1829
1830
1830
Júlio de Castilhos, Júlio de Castilhos, Rio Grande do Sul, Brazil
1837
September 17, 1837
1837
Júlio de Castilhos, Júlio de Castilhos, Rio Grande do Sul, Brazil
1846
June 23, 1846
Age 61
Vila Rica, Julio de Castilhos, State of Rio Grande do Sul, Brazil
????
????
Brazil