Antonio Martins Lage

How are you related to Antonio Martins Lage?

Connect to the World Family Tree to find out

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Antonio Martins Lage

Birthdate:
Birthplace: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Death: August 08, 1913 (60-61)
Ilha de Santa Cruz, Niteroi, Rio de Janeiro, Brazil
Immediate Family:

Son of António Martins Lage and Ana Rita de Matos de Matos
Husband of Cecília Braconnot
Father of Antonio Martins Lage, Filho; Henrique Martins Lage; Jorge Martins Lage and Renaud Martins Lage
Brother of Roberto Martins Lage; Ana Rita Lage; Américo Lage; Alexandre Lage; Clarisse Lage and 2 others

Managed by: Private User
Last Updated:

About Antonio Martins Lage

Rio de Janeiro, 14 de março de 1881, nasce Henrique Lage, filho de Antonio Martins Lage Filho e Cecília Braconnot. A ascendência de Henrique, no Brasil, remonta a Antonio Barbosa Martins Lage, português que, em 1773, se estabelece em Minas Gerais tornando-se comerciante e agricultor, tendo como filho mais velho Antonio Martins Lage, bisavô de Henrique, nascido em 1799. Este, por sua vez, contrai matrimônio, em 1824, com Felicité Clarisse de Labourdonnay, nascida na França, filha do exilado francês conde Juan de Lobourdonnay e de Adele Adeony. Do casamento de Antonio com Felicité nascem: Antonio Martins Lage, avô de Henrique, em 1825, Camilo, em 1827, e Isabel, em 1829.

Visando possibilitar o desenvolvimento dos negócios da família, especialmente nos setores carbonífero e naval, o bisavô de Henrique Lage arrenda, em 1825, de Felipe Antonio Barbosa, a Ilha das Enxadas por 600 mil réis anuais, comprando-a posteriormente dos herdeiros, em 18 de janeiro de 1834, por 13:800$000 (treze contos e oitocentos mil réis). Na ilha, localizada na Baía de Guanabara, Antonio Martins Lage instala trapiche de mercadorias, depósito de carvão e oficinas para pequenos reparos navais. Efetivamente, a partir da utilização da Ilha das Enxadas os negócios crescem, permitindo que a família Lage acumule capital para novos investimentos.

Pouco tempo depois, Antonio Martins Lage falece no Rio de Janeiro, em 25 de abril de 1838. Apesar do desenlace prematuro do bisavô de Henrique Lage, os herdeiros não esmorecem e, tendo à frente Felicité, permanecem com o controle das atividades e dão prosseguimento ao trabalho desenvolvido na ilha.

Cabe ressaltar que os Lages possuem notoriedade na sociedade do Rio de Janeiro, tanto é que Antonio Martins Lage casa-se, em 3 de maio de 1846, com Ana Rita de Mattos Costa, filha do armador Joaquim de Mattos Costa e Emiliana Cândida de Faro Mattos, e neta do coronel Joaquim José Pereira de Faro, primeiro barão de Rio Bonito, uma das notáveis figuras do Império. Da união de Antonio com Ana Rita nascem oito filhos, dentre eles, Antonio Martins Lage Filho, pai de Henrique Lage, Roberto, Alfredo e Américo, que participam mais tarde da Lage Irmãos e da Companhia Costeira, além de Clarisse, que ao casar-se com Arthur Índio do Brasil, passa a chamar-se Clarisse Índio do Brasil, figura feminina de destaque no início do século XX.

Em 15 de janeiro de 1848, Isabel Labourdonnay casa-se com Antonio Antunes de Campos. Em decorrência, a família Lage cria, em janeiro de 1850, a firma Viúva Lage, Campos & Cia., composta por Felicité, o filho Antonio e o genro Antonio Campos, tendo como finalidade a administração de trapiches, armazéns e depósitos na Ilha das Enxadas.

A empresa dura pouco, pois se dissolve em virtude do falecimento do marido de Isabel, em 15 de dezembro de 1857. Com o objetivo de continuar os negócios da família, Felicité, Antonio e Isabel Lage criam outra firma, denominada Viúva Lage & Filhos, constituída com o capital aproximado de 400 contos de réis, tendo a bisavó de Henrique Lage como sócia majoritária e, como sócio gerente, o avô, Antonio Martins Lage.

Anos mais tarde, em abril de 1861, falece Felicité, e o comando da Viúva Lage & Filhos fica com Antonio. Com problemas financeiros, e impossibilitado de cumprir os compromissos, Antonio requer a concordata da firma em 5 de abril de 1864, ao mesmo tempo em que pede aos credores o abatimento da dívida e a dilatação do prazo de pagamento. A pretensão do avô de Henrique é atendida e, em 5 de novembro, é proferida a sentença judicial com a ratificação do acordo. Com o acerto, Antonio recupera a saúde financeira da empresa, o que permite a continuidade dos negócios.

O falecimento de Felicite provoca a dissolução, em 1865, da Viúva Lage & Filhos. Na mesma ocasião surge a Antonio Martins Lage & Cia, com a maior parte do capital pertencendo ao avô de Henrique.

Sobre o comendador Antonio Martins Lage, cabe destacar o interesse que possui no investimento em imóveis. Como prova disto, em 1852, incorpora ao patrimônio pessoal a Ilha do Vianna para onde, em 1882, são transferidos os negócios da família, em virtude da venda ao Império, em 1869, da Ilha das Enxadas. Além da Ilha do Vianna, para fixar residência, Antonio adquire, em 1859, uma propriedade na região do atual Jardim Botânico, a qual denomina Chácara dos Lages, hoje conhecida como Parque Lage. Além dos imóveis já citados, Antonio Lage investe em diversas outras propriedades, localizadas na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, e no município de Niterói, mais precisamente na região de São Domingos, e do hoje bairro do Ingá.

Paralelamente ao processo de mudança dos negócios para a Ilha do Vianna, Antonio Martins Lage funda com o filho, em 23 de janeiro de 1873, a sociedade comercial Antonio Martins Lage & Filho, com capital de 400 contos de réis, que pertence integralmente ao avô de Henrique. A firma, localiza-se à rua Primeiro de Março, 75, 1º andar, e tem como finalidade o comércio de carvão de pedra, reboques, trapiches e no mais o que convier. Pouco depois, em 1878, Antonio Martins Lage Filho casa-se com Cecília Braconnot, filha do Capitão de Fragata da Armada Imperial Carlos Braconnot e de Maria Pereira Braconnot. Da união nascem, além de Henrique Lage, o terceiro de cinco filhos homens, Antonio, Renaud, Jorge e Frederico.

A Antonio Martins Lage & Filho dura nove anos, sendo dissolvida em 4 de fevereiro de 1882 e surge, nesta mesma data, a Lage Irmãos com basicamente as mesmas finalidades. A nova sociedade é formada pelo pai de Henrique, como sócio gerente, e pelo tio Alfredo Lage, com capital de 300 contos de réis, que pertence a Antonio, proveniente da dissolução da sociedade com o pai. Assim, o avô de Henrique deixa de atuar diretamente nos negócios da família.

Cabe destacar a capacidade negociadora do Comendador Antonio Lage, que recupera um negócio que, em 1846, está praticamente falido. Em decorrência, Antonio Lage consegue acumular capital, por meio da comercialização de carvão de pedra, café e outras mercadorias, bem como da receita de armazenamento. Ressalta-se, ainda, a visão para investimentos, demonstrada pela aquisição de diversos imóveis, principalmente a Ilha do Vianna, transformada mais tarde no principal estabelecimento comercial e industrial da família.

O Comendador Antonio Martins Lage falece em 14 de abril de 1900, sobre o acontecimento, o jornal “O Paiz” tece os seguintes comentários: “Homem de iniciativa, espírito empreendedor, laborioso, ativo e perseverante, deve-lhe esta capital muitos melhoramentos materiais e a realização de diversas empresas, que muito proficuamente influíram no seu progresso e desenvolvimento”.

Herdando a visão empreendedora do pai, ao assumir a direção das atividades comerciais da família Antonio Martins Lage Filho, conhecido também como “Tonico”, passa a ter interesse não só na comercialização do carvão, mas, também, na exploração do mineral. Assim, começa a preparar a expansão dos negócios no setor carbonífero, mais especificamente na região de Santa Catarina.

Fonte: Carlos Alberto Campello Ribeiro Tese: Henrique Lage e a Companhia Nacional de Navegação Costeira: A História da Empresa e Sua Inserção Social (1891-1942)

view all

Antonio Martins Lage's Timeline

1852
1852
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
1879
February 17, 1879
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
1881
1881
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, State of Rio de Janeiro, Brazil
1882
December 31, 1882
1913
August 8, 1913
Age 61
Ilha de Santa Cruz, Niteroi, Rio de Janeiro, Brazil
????