Antonio Rodrigues Velho, o Araá

Is your surname Rodrigues Velho?

Research the Rodrigues Velho family

Antonio Rodrigues Velho, o Araá's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Antonio Rodrigues Velho

Portuguese: Antonio Rodrigues Velho, 'o Araá'
Birthdate:
Death: 1616 (42-52)
São Paulo, São Paulo, State of São Paulo, Brazil
Immediate Family:

Son of Garcia Rodrigues and Isabel Velho
Husband of Joana de Castilho and Catarina Dias
Partner of NN India escrava
Father of Garcia Rodrigues Velho, Neto; Margarida Rodrigues; Antônia Rodrigues; Agostinha Rodrigues; Domingos Rodrigues and 1 other
Brother of Isabel Velho; Messia Rodrigues; Agostinha Rodrigues Velho; Garcia Rodrigues Velho, vigário da Matriz de São Paulo; Gabriel Garcia and 4 others

Managed by: Private User
Last Updated:

About Antonio Rodrigues Velho, o Araá

Antônio RODRIGUES ARÁ (ou VELHO). (Silva Leme, "V II, 441 ) .

Casado primeira vez depois de 1589 com Catarina DIAS, falecida antes de 1594, filha de Manuel FERNANDES e Susana DIAS ; segunda vez com Joana de CASTILHO, falecida em 1631, filha de Francisco MARTINS (BONILHA) e Antónia GONÇALVES. Esteve pela primeira vez em ajuntamento em 1592 (I, 443). Foi almotacel em 1593, juiz em 1606 e vereador em 1611. Em 1594, viúvo da primeira mulher, de quem não teve geração, vendeu casas que recebera "da sogra" em dote ("Reg.", VII, 16). Seguiu em 1602 na bandeira de Nicolau Barreto, e foi o repartidor dos índios no sertão. Em 1607 foi ao sertão na companhia de Belchior Dias Carneiro. De 1608 em diante foi capitão dos índios. Em 1614 contraiu dívida com Cláudio Furquim, para ir ao sertão, e em 1616 regressou com gente nova. Faleceu nesse mesmo ano, deixando bastardos e geração do segundo casamento. Descreveu esta Silva Leme (VII, 441). Mas há correçôes a fazer na relação :

CEA) Garcia RODRIGUES VELHO. (Silva Leme, VII, 442). Não era filho do casal. O pai declarou-o bastardo e Joana de Castilho enteado, nos respectivos testamentos. Foi havido de uma escrava de Belchior da Costa e o pai comprou-o deste quando criança. Em 1616 foi declarado forro em testamento e encarregado da educação de outro bastardo, Diogo. Casou com sua parenta Beatriz Moreira, de quem foi primeiro marido, filha de Diogo MOREIRA. Era carpinteiro. Foi aferidor e juiz do ofício. Faleceu em 1632 com testamento, que foi quimicamente apagado nos autos. Sua madrasta contemplava-o em testamento e declarou-o falecido em codicilo. Geração em Silva Leme. loc. cit.

CEB) Domingos RODRIGUES VELHO. (Silva Leme, VII, 444). Silva Leme, como Pedro Taques, confundiu-o com o tio, descrevendo-o em VII, 441. E' o que foi casado com Luzia DA CUNHA, filha de João GAGO DA CUNHA e Catarina DO PRADO. Com geração, loc. cit.

CEC) Messia RODRIGUES. (Silva Leme, VII, 451). É a mesma que foi descrita com o nome de Margarida (VII, 444). Foi mencionada no testamento do pai com o nome de Messia e no da mãe com o de Margarida.

CED) Jorge RODRIGUES. Mencionado em ambos os testamentos e omitido por Silva Leme. .Tenho dúvida em identificá--lo com o do mesmo nome que adiante descrevo (IV, § 5).

CEE) Diogo. Bastardo. Ficou sob os cuidados do seu irmão Garcia.

Fonte: Americo de Moura (pp.448), "Os Povoadores do Campo de Piratininga"

---------------------------------------------------------------------------------------

Testamento anexo

29. Antonio Rodrigues – 30/6/1594 - Filho de Garcia Rodrigues (defunto) e irmão de Garcia Rodrigues vendeu chãos defronte ao pelourinho a Marcos Sanches de Paredes. Tinha recebido de sua sogra Suzana Dias, mulher de Manuel Fernandes, defunto. Manuel Dias era seu cunhado e morador do R.J. Presente também Domingos Fernandes, cunhado do vendedor.

Nota: Os originais destas três ultimas cartas estavam no meio de uns papéis pertencentes a livro de tabelião público de São Paulo quinhentista. Augusto de Siqueira Cardoso os deu a A. Taunay, dizendo que os recebera de uma parenta de Pedro Taques. Isto é mais um registro de que papéis públicos foram, desde data remota, parar em mãos de particulares, devidamente “retirados” dos cartórios e arquivos públicos.

http://www.projetocompartilhar.org/datas.htm

---------------------------------------------------------------------------------------

Cap. 8.º

Antonio Rodrigues Velho===

foi 1.º casado com Catharina Dias, e 2.ª vez com Joanna de Castilho, falecida em 1631, f.ª de Francisco Martins Bonilha e de Antonia Gonçalves, à pág. 287 deste; faleceu com testamento em 1616 em S. Paulo, em que declarou ser cunhado(1) de Francisco Jorge, cunhado de Brigida Machado e irmão de Francisco Rodrigues Velho, seu testamenteiro, de Garcia Rodrigues e do padre Jorge Rodrigues(2). Teve da 2.ª mulher:

1-1 Agostinha Rodrigues § 1.º 1-2 Garcia Rodrigues Velho § 2.º 1-3 Domingos Rodrigues § 3.º 1-4 Margarida Rodrigues § 4.º 1-5 Izabel Rodrigues § 5.º 1-6 Mecia Rodrigues § 6.º 1-7 Antonio Rodrigues § 7.º

GP Titulo Garcias - pag. 441

  CAPÍTULO 8º
     1 - 8. 

===Antonio Rodrigues Velho, o Araá,===

paulista, fct. 1616, São Paulo, sertanista que tomou parte na entrada de Nicoláu Barreto, ao Guairá em 1602, e outras, c. 1ª vez com Catarina Dias, f. antes de 1594, f. de Manuel Fernandes Ramos (em Fernandes Povoadores) e, 2ª, com Joana de Castilho, f. 1631, f. de Francisco Martins Bonilha, espanhol, e Antonia Gonçalves (em Martins Bonilhas), com 7 filhos desta em SL.7.441, entre os quais: ("Reg.", VII, 16, DB.74, 428 e VT.1.60).

http://www.genealogiabrasileira.com/titulos_perdidos/cantagalo_ptga...

view all

Antonio Rodrigues Velho, o Araá's Timeline

1568
1568
1593
1593
São Vicente, São Vicente, São Paulo, Brazil
1605
1605
São Paulo, São Paulo, State of São Paulo, Brazil
1610
1610
Sao Paulo, São Paulo, SP, Brazil
1616
1616
Age 48
São Paulo, São Paulo, State of São Paulo, Brazil
????
????
????