Antonio Vicente de Siqueira Pereira Leitão, Filho

Is your surname de Siqueira Pereira Leitão?

Research the de Siqueira Pereira Leitão family

Antonio Vicente de Siqueira Pereira Leitão, Filho's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Antonio Vicente de Siqueira Pereira Leitão, Filho

Birthdate:
Birthplace: Rio Pardo, Rio Grande do Sul, Brazil
Death: December 23, 1888 (79)
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Place of Burial: Porto Alegre, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Immediate Family:

Son of Antônio Vicente de Siqueira Pereira Leitão and Juliana Pereira de Macedo
Husband of Maria Angélica de Azevedo
Father of Augusto de Azevedo Siqueira; Alzira de Azevedo Siqueira and Emilia de Azevedo Siqueira
Brother of Clarinda de Siqueira Pereira Leitão; Carolina de Siqueira Pereira Leitão; Augusto de Siqueira Pereira Leitão; Arão de Siqueira Pereira Leitão; Claudina de Siqueira Pereira Leitão and 5 others

Occupation: Desembargador
Managed by: Private User
Last Updated:

About Antonio Vicente de Siqueira Pereira Leitão, Filho

Era natural da cidade do Rio Pardo, onde nasceu a 17 de janeiro de 1809; filho do tenente de dragões do exército português, Antonio Vicente de Siqueira Pereira Leitão, teria de certo seguido a carreira das armas, se o seu entranhado amor aos livros não o atraísse menos para o ruído da caserna que para a calma do gabinete de leitura.

Quis, pois, abraçar uma profissão mais consentânea com o seu espírito ledor, e assim, depois de fazer os seus preparatórios no Rio de Janeiro, matriculou-se na Faculdade de Direito de S. Paulo, onde se formou em 1834, regressando logo ao torrão natal e estabelecendo banca de advogado. No ano seguinte rebentou a revolução dos Farrapos, e Siqueira Leitão, republicano de arraigadas crenças, abraçou o movimento revolucionário. Mas, ardoroso, de uma cultura invejável, impôs-se logo entre os partidários do novo regime gaúcho e durante a efêmera república Rio-grandense, exerceu as funções de destaque, tendo sido ministro de diversas pastas: da fazenda, da justiça e da guerra. O malogro da revolução prejudicou-lhe bastante o futuro, que dantes se lhe antolhava de róseos e brilhantes horizontes.

A pacificação de 1845 e a anistia que a ele se seguiu, fê-lo voltar à sua banca de advogado. Nomeado promotor público, permaneceu durante 14 anos no exercício dessas funções, quando os seus méritos e as posições salientes que havia anteriormente ocupado, lhe davam direito a acesso imediato na magistratura.

Foi finalmente nomeado juiz de direito, tendo sido antes empregado na antiga repartição de terras e eleito deputado à Assembléia Provincial em várias legislaturas. Nomeado juiz de direito, a primeira comarca onde teve que servir foi Guarapuava, pequena vila do Paraná.

Naquela época para lá chegar, diz textualmente a nota que temos à vista, era necessário fazer uma viagem penosíssima, montado em muares, atravessando campos desertos, subindo serras escarpadas e, passando noites em barracas, no seio de sertões imensos, povoados ainda por índios selvagens.

Siqueira Leitão fez essa viagem com a acesa e radiosa alegria de caçador de esmeraldas que vai a caminho de um eldorado longínquo e difícil, mas atraente e compensador.

Aí completou o quatriênio de juizado, tendo durante ele exercido algumas vezes o cargo de chefe de polícia em Curitiba, capital da então província do Paraná.

De regresso ao Rio Grande do Sul foi nomeado juiz de direito de Santo Antonio da Patrulha, onde serviu durante quatro anos. Em seguida foi nomeado para igual cargo em Rio Pardo, servindo aí oito anos. Em 1880 aposentou-se no cargo de desembargador e transferiu a residência para Porto Alegre, onde faleceu a 23 de dezembro de 1888.

O Dr. Antonio Vicente de Siqueira Pereira Leitão foi de um caráter à anti¬ga, muito orgulhoso do seu nome e de sua pessoa, tendo deixado um rastro luminoso em todas as posições e cargos que ocupou. Jurisconsulto provecto, conhecedor profundo do direito e do espírito das leis, foi um magistrado íntegro, um caráter irredutível, que só agia e resolvia de acordo com o seu foro íntimo e com os olhos fitos na imagem serena da Justiça.

Fonte: http://maragatoassessoramento.blogspot.com.br/2009/09/gauchos-ilust...

view all

Antonio Vicente de Siqueira Pereira Leitão, Filho's Timeline

1809
January 17, 1809
Rio Pardo, Rio Grande do Sul, Brazil
February 10, 1809
Rio Pardo, Rio Grande do Sul, Brasil
1866
1866
1869
July 23, 1869
Porto Alegre, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
1888
December 23, 1888
Age 79
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
????
????
Porto Alegre, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil