Antônio de Azevedo Maia, II

Is your surname de Azevedo Maia?

Connect to 5,000+ de Azevedo Maia profiles on Geni

Antônio de Azevedo Maia, II's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Antônio de Azevedo Maia, II

Birthdate:
Birthplace: Mamanguape, State of Paraíba, Brazil
Death: May 01, 1822 (72)
Fazenda Conceição, Jardim do Seridó, Rio Grande do Norte, Brasil
Place of Burial: Jardim do Seridó, RN, Brazil
Immediate Family:

Son of Antônio de Azevedo Maia, I and Josefa Maria Valcácer Valcacer de Almeida
Husband of Micaela Dantas Pereira and Maria José de Santana
Father of Joana Maria do Carmo Maria do Carmo Dantas Azevedo; João Dantas de Azevedo Maia; Francisca Maria da Conceição Dantas de Azevedo; José Dantas de Azevedo Maia; Ana Rosa da Conceição Rosa Dantas de Azevedo and 24 others
Brother of Ana Pereira das Pereira das Neves; Antônia Maria de Jesus Maria de Jesus; Teresa Maria Josefa de Azevedo; Damázio de Azevedo Maia, I; José de Azevedo de Azevedo Maia and 8 others

Occupation: Tenente e Capitão de Cavalaria da Vila do Principe (Caicó), fundador de Jardim do Seridó
Managed by: George Maia, Sr.
Last Updated:

About Antônio de Azevedo Maia, II

"Velhas Famílias do Seridó" do autor Olavo de Medeiros Filho - Brasília, 1981. Segundo o autor ele nasceu em 1751 e casou-se por volta de 1767. Nasceu na Paraiba.

Famílias Azevedo, Dantas, Medeiros e Rocha no Rio Grande do Norte do autor Aluízio Azevedo - Fundação Guimarães Duque - Fundação Vingt - Un Rosado - Coleção Mossoroense, Série C, Volume 1340, Novembro de 2002. Segundo esse autor ele fundou, com a mulher, a cidade de Jardim do Seridó-RN.
"Homens e Fatos do Seridó Antigo" do autor Dom José Adelino Dantas - Sebo Vermelho edições- Natal/RN-2008.

"José Batista dos Santos, Uma Figura de Patriarca", dos autores Arysson Soares da Silva e Antonio Pereira de Azevedo.

"Bravos Sertanejos do Seridó - Famílias de Portugal e do Brasil - Os Dantas Corrêa e os Ribeiro Dantas" de Paulo M. Assis Brazil - Sebo Vermelho edições - Natal, 2002.

"No Roteiro dos Azevedo e outras famílias do Nordeste" de Sebastião de Azevedo Bastos, Joao Pessoa- Paraíba- 1954/1955. pagina 20 pagina 23 Fundou a cidade de Jardim do Serido. Segundo este autor ele nasceu em 1740

geneall.net: nasceu em 14 de janeiro de 1760 em Mamanguape, Paraíba.


GEDCOM Note

Patriarca dos Azevedo no Seridó e considerado como fundador de Jardim do Seridó, Antônio de Azevedo Maia (Júnior), Tenente, depois Capitão de Cavalaria de Ordenanças da Vila do Príncipe, era filho de seu homônimo Antonio de Azevedo Maia (Sênior), português, falecido, nonagenário, em 28 de novembro de 1796, e de Josefa Maria Valcácer de Almeida.

Proprietário da Fazenda Conceição, herdada de seus pais, situada na margem direita do Rio Seridó, ele erigiu uma capela devotada a Nossa Senhora da Conceição, tendo para isto solicitado autorização em requerimento dirigido ao Bispo de Olinda. O documento foi publicado por meu tio Kyval da Cunha Medeiros em seu estudo genealógico (vide Bibliografia) e que aqui transcrevo ipsis litteris:

"Diz Antonio de Asevedo Maia, homem casado, morador na Freguesia do Seridó, na sua fazenda Conceição, que na mesma pretende o suplicante erigir uma Capéla na mesma Fazenda, pelos motivos constantes da Certidão do R. Pároco, que junto oferece, pelo que requer a V. Excia. por ora lhe mande passar Provisão para erigir a dita Capéla, cujo Patrimonio apresentará conta, quando requerer a V. Excia a outra Provisão de Benção.

À sua Excia. por caridade seja servido deferir-lhe como requer."

Foi concedida a autorização para o levantamento da Capela, por despacho de 10 de maio de 1790. Posteriormente, já de pé a igrejinha, foi pedida a sua Provisão de Benção:

"Exmo. Sr. Governador do Bispado

Diz Antonio de Asevedo Maia, que em virtude da Provisão junta, erigiu a Capela de N. Senhora da Conceição no seu sitio do mesmo nome, freguesia do Seridó; e como do outro documento tambem junto consta que está com Patrimonio; nestes termos requer a V. Sa. mande passar Provisão para benzer a dita Capela.

P. a V. Sa. seja servido deferir-lhe como requer."

Em torno da Fazenda Conceição e de sua igrejinha foram agrupando-se parentes, aderentes e sertanejos de toda a Ribeira do Seridó, de tal maneira que o lugar logo virou uma povoação chamada de Conceição do Azevedo. A povoação progrediu: foi elevada a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição pela Lei Provincial nð 337, de 4 de setembro de 1855; pela Lei 407, de de 1ð de setembro de 1856, passou a chamar-se Vila do Jardim, e, pela Lei 703, de 27 de agosto de 1874, foi-lhe concedida a categoria de cidade (a sua área municipal abrangia todo o seu território e mais o dos atuais Municípios de Parelhas, Ouro Branco, São José do Seridó e Santana do Seridó).

Antônio de Azevedo Maia (Júnior), nascido a 14 de maio de 1742, foi casado com Micaela Dantas Pereira, falecida com 45 anos de idade, a 12 de junho de 1799, filha de Caetano Dantas Correia e Josefa de Araújo Pereira, neta paterna de José Dantas Correia e Isabel da Rocha Meireles, e neta materna de outro dos patriarcas seridoenses, Tomás de Araújo Pereira e sua mulher Maria da Conceição Mendonça. O fundador da capela de Conceição do Azevedo, viúvo, casou, novamente, com Maria José de Sant'Ana, com quem teve um filho, e faleceu a 1ð de maio de 1822.

Os seus filhos, sendo os treze primeiros havidos do primeiro matrimônio, o último, do segundo (idades constantes do inventário de Dona Micaela, em 1799) e mais alguns descendentes:

GEDCOM Note

"Pelos Caminhos da Familia Macedo-do Sertão do Paó ao Seridó". do autor Eliton S. Medeiros Vol III Serifa Editora de Livros Ltda- 2021. Segundo esse autor, nasceu na Fazenda Conceição, Seridó, em 14/5/1742 e casado em 1754. É considerado o fundador de Jardim do Seridó


"Pelos Caminhos da Familia Macedo-do Sertão do Paó ao Seridó". do autor Eliton S. Medeiros Vol III Serifa Editora de Livros Ltda- 2021.

view all 36

Antônio de Azevedo Maia, II's Timeline

1750
January 14, 1750
Mamanguape, State of Paraíba, Brazil
1767
1767
Caicó, Rio Grande do Norte, Brazil
1768
1768
Jardim do Seridó RN
1768
Jardim do Seridó RN
1769
1769
Brazil
1769
Jardim do Seridó, RN, Brasil
1771
1771
Acari, RN, Brasil
1772
1772
Jardim do Seridó, RN, Brasil
1772
Rio Grande do Norte, Brasil (Brazil)