Benjamim Dornelles Vargas

Is your surname Dornelles Vargas?

Research the Dornelles Vargas family

Benjamim Dornelles Vargas's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Related Projects

Benjamim Dornelles Vargas

Also Known As: "Bejo Vargas"
Birthdate:
Birthplace: São Borja, Rio Grande do Sul, Brazil
Death: March 26, 1973 (75)
Rio de Janeiro, Brazil
Immediate Family:

Son of Gal. Manuel do Nascimento Vargas and Cândida Francisca Dornelles
Husband of Ondina Correia and Leonor Brito
Brother of Jovita Dornelles Vargas; Viriato Dornelles Vargas; Protásio Dornelles Vargas; Getúlio Vargas, 14º e 17º Presidente do Brasil and Spartacus Dornelles Vargas

Managed by: Private User
Last Updated:

About Benjamim Dornelles Vargas

Benjamim Dornelles Vargas nasceu no dia 27 de outubro de 1897, era irmão de Getúlio Vargas e ficou também conhecido pelo apelido de Bejo (ou Beijo). Após a Revolução de 1930, tornou-se auxiliar do irmão Getúlio, chefe do Governo Provisório e, em 1932, participou da repressão à Revolução Constitucionalista, de São Paulo, comandando um grupo de voluntários (os chamados provisórios), adquirindo de fato e provisoriamente a patente de tenente-coronel, que depois sempre usou indevidamente. Em 1934, foi deputado à Assembléia Constituinte gaúcha.

Com a abertura do processo de sucessão presidencial, prevista para 1938, Bejo teve atuação de destaque na articulação do projeto continuista de Vargas, que acabou se concretizando com a implantação do Estado Novo (10/11/1937), seguido da dissolução dos órgãos legislativos e dos partidos políticos. Benjamim Vargas, após o frustrado ataque dos integralistas (11/05/1938) ao Palácio Guanabara, residência presidencial, foi orientado pelo próprio Getúlio a formar uma guarda pessoal (a GP), sob sua direção, constituída principalmente de elementos recrutados no Rio Grande do Sul.

Em 1943, Benjamim tornou-se chefe do serviço de segurança dos palácios presidenciais. Identificado com o "queremismo", movimento de apoio à tese da convocação de uma constituinte sob a presidência de Getúlio, em 28 de outubro de 1945 foi nomeado por Vargas para substituir João Alberto Lins de Barros no cargo de chefe de polícia do Distrito Federal (diretor do Departamento Federal de Segurança Pública). Os chefes militares viram a medida como um passo no sentido de reforçar a posição do presidente e evitar as eleições previstas para dezembro. Imediatamente articularam a deposição de Vargas, ocorrida no dia 29 do mesmo mês.

Durante o segundo governo de Getúlio Vargas (1951-1954), Benjamim após recriar a Guarda Pessoal envolveu-se no episódio do atentado da Rua Toneleros, ocorrido em 05 de agosto de 1954 no Rio, que visava ao líder oposicionista Carlos Lacerda e resultou na morte do major-aviador Rubens Vaz. Devido às ligações dos assassinos com o governo, acirrou-se a campanha contra Vargas, que acabou se suicidando em 24 de agosto de 1954. No relatório final do inquérito, Benjamim foi indiciado apenas por um crime menor – o de favorecimento pessoal. Sua foto aqui reproduzida, ao lado de Gregório Fortunato, relembra aquele tempo e pertence ao noticiário de então.

Durante toda a sua vida mostrou-se ferrenho adepto de noitadas boêmias, regadas por finas bebidas e ornamentadas por belas mulheres, andava armado, gostava de jogos de azar em locais de alto nível e era pessoa agressiva e turbulenta, tal como se vê no livro indicado nas fontes.

Contraiu núpcias por duas vezes e faleceu no dia 26 de março de 1973, no Rio de Janeiro, com 75 anos de idade.

(http://cafehistoria.ning.com/group/aeravargas/forum/topics/estorias...)

view all

Benjamim Dornelles Vargas's Timeline

1897
October 22, 1897
São Borja, Rio Grande do Sul, Brazil
1898
1898
Sao Borja,Rio Grande Do Sul,Brazil
1973
March 26, 1973
Age 75
Rio de Janeiro, Brazil