Bernardo da Silveira Pinto da Fonseca, 1.º visconde de Vargea, capitão general do Maranhão

Is your surname da Silveira Pinto da Fonseca?

Research the da Silveira Pinto da Fonseca family

Bernardo da Silveira Pinto da Fonseca, 1.º visconde de Vargea, capitão general do Maranhão's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Bernardo da Silveira Pinto da Fonseca, 1.º visconde de Vargea, capitão general do Maranhão

Birthdate:
Birthplace: Várzea de Abrunhais, Lamego, Viseu, Portugal
Death: May 1830 (49-50)
Immediate Family:

Son of João da Silveira Pinto da Fonseca, marechal de campo. governador das Armas da Beira Baixa and Isabel Rita da Câmara Figueiredo e Castro
Husband of Marianna da Silveira Pinto da Fonseca, viscondessa da Várzea
Father of João da Silveira Pinto da Fonseca, 2.º visconde da Várzea and Francisco Da Silveira Pinto Da Fonseca, Capitão de Cavalaria

Managed by: Private User
Last Updated:

About Bernardo da Silveira Pinto da Fonseca, 1.º visconde de Vargea, capitão general do Maranhão

Bernardo da Silveira Pinto da Fonseca (Várzea de Abrunhais, Lamego, 1780 — maio de 1830), 1.º visconde da Várzea, foi um marechal-de-campo do Exército Português e administrador colonial. Foi o último governador português da capitania do Maranhão, cargo que exerceu de 24 de Agosto de 1819 a 15 de Fevereiro de 1822.

Biografia:

Nasceu em Várzea de Abrunhais, Lamego, filho de João Brum da Silveira Pinto da Fonseca, moço fidalgo da Casa Real, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de Isabel Rita da Câmara Figueiredo e Castro.

Seguiu o percurso típico da aristocracia da época e assentou praça como cadete no Regimento de Infantaria de Almeida. Terminada a sua formação militar, foi promovido a capitão em 1808, a tenente coronel em 1809 e a coronel em 1812.

Estando a Corte portuguesa refugiada no Rio de Janeiro, integrou a Divisão de Voluntários Reais do Príncipe para ali enviada em 1816. No Rio de Janeiro foi ajudante-geral das tropas da Corte e Província do Rio de Janeiro.

Em 24 de Agosto de 1819 foi nomeado governador e capitão general do Maranhão, cargo que exerceu até 15 de Fevereiro de 1822. Revelou-se um excepcional administrador, sendo impresso em tipografia instalada por sua iniciativa o primeiro jornal maranhense, intitulado O Conciliador do Maranhão. Durante o seu governo a cidade de São Luís do Maranhão passa por grandes reformas, com os edifícios públicos restaurados, as ruas calcetadas e o Largo do Palácio transformado em aprazível Passeio Público.

Regressado a Portugal, foi nomeado Governador das Armas da Beira Alta, em 1824, detendo já o posto de marechal-de-campo. Foi de seguida Governador das Armas do Porto.

Era moço fidalgo da Casa Real, do Conselho de Sua Majestade Fidelíssima por carta de 21 de Maio de 1819. Casou com D. Mariana da Silveira Pinto da Fonseca, sua prima, filha dos 1.º conde de Amarante.

https://www.wikiwand.com/pt/Bernardo_da_Silveira_Pinto_da_Fonseca

O título de Visconde da Várzea foi concedido a Bernardo da Silveira Pinto da Fonseca (1823), nascido em Várzea de Abrunhais, Lamego, falecido em 1830, filho de João Brum da Silveira Pinto da Fonseca, moço fidalgo da Casa Real, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de D. Isabel Rita da Câmara Figueiredo e Castro.

Foi cadete do Regimento de Infantaria de Almeida, promovido a capitão em 1808, a tenente coronel em 1809 e a coronel em 1812. Integrou a Divisão de Voluntários Reais do Príncipe, foi ajudante geral das tropas da Corte e Província do Rio de Janeiro, governador e capitão general do Maranhão, governador das Armas da Beira Alta, em 1824, detendo já o posto de marechal de campo, e ainda governador das Armas do Porto. Era moço fidalgo da Casa Real, do Conselho de Sua Majestade. Casou com D. Mariana da Silveira Pinto da Fonseca, sua prima, filha dos 1" Condes de Amarante.

Foi 2° Visconde (1843) João da Silveira Pinto da Fonseca (1805-1858), filho dos anteriores viscondes. Foi oficial de cavalaria, comandante do batalhão de Voluntários Realistas de Lamego (1829-1832), presidente da Companhia Geral dos Vinhos do Alto Douro e comendador da Ordem de Cristo. Casou com a 2a Viscondessa de Guiães.

O 3° Visconde (1887), João da Silveira Pinto da Fonseca Correia de Lacerda e Altero de Figueiredo Sousa e Alvim (1863-1937), foi também 7° Marquês de Castelo Melhor pelo casamento com D. Helena Maria do Santíssimo Sacramento de Vasconcelos e Sousa Ximenes, 7ª Marquesa de Castelo Melhor.

Os Marqueses de Castelo Melhor ficaram com a representação da Casa de Ponte de Lima, em 1878, após a morte de João Xavier de Lima e Vasconcelos Brito Nogueira Teles da Silva, solteiro e sem geração, detentor da referida Casa e do título de Marquês.

Detém actualmente a representação das Casas Bernardo João da Silveira de Vasconcelos e Sousa, 9° marquês de Castelo Melhor, professor universitário e historiador, director do Arquivo Nacional da Torre do Tombo entre 1998 e 2001.

Documentação oferecida por Bernardo João da Silveira de Vasconcelos e Sousa, em 1977. Acresceu ainda um documento, doado em 1999, por José Francisco Noronha a Bernardo João da Silveira de Vasconcelos e Sousa, então director do IANITT, que por sua vez o ofereceu para ser integrado no fundo.

in, Associação dos amigos da Torre do Tombo

view all

Bernardo da Silveira Pinto da Fonseca, 1.º visconde de Vargea, capitão general do Maranhão's Timeline