Bibiano José Carneiro da Fontoura

Is your surname Carneiro da Fontoura?

Connect to 159 Carneiro da Fontoura profiles on Geni

Bibiano José Carneiro da Fontoura's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Bibiano José Carneiro da Fontoura

Birthdate:
Birthplace: Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Death: July 28, 1861 (73)
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Immediate Family:

Son of José Antonio da Silveira Casado and Maria Eulália Velosa da Fontoura
Husband of Ana de Macedo Brum da Silveira
Father of Maria Athanázia Macedo da Fontoura; Bibiana Macedo da Fontoura; Fausta Isabel de Macedo Fontoura; Inácio Bibiano Carneiro da Fontoura de Macedo Casado; Ritta Amália de Macedo Fontoura and 1 other
Brother of Inácio José da Silveira Casado and Fausta Velosa da Fontoura

Occupation: Coronel
Managed by: Private User
Last Updated:

About Bibiano José Carneiro da Fontoura

O Solar Palmeiro, inicialmente denominado Solar Palmeiro da Fontoura, é um prédio histórico brasileiro de Porto Alegre, localizado à Praça da Matriz, 148, no Centro Histórico da cidade.

Desde 2011 foi alugado para abrigar as atividades do Espaço Cultural Nova Acrópole.

História do solar

O solar foi construído em 1790, pela tradicional família Carneiro da Fontoura, e constituía-se num casarão em estilo colonial português. Em 1850, na metade do século XIX, o coronel da Guarda Nacional Bibiano José Carneiro da Fontoura, que foi provedor da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre de 1841 a 1842 e de 1843 a 1845, e que era herdeiro da propriedade, reformou o solar, e o mesmo passou a apresentar traços neoclássicos, mas mantendo o estilo colonial português, como acontecia no Segundo Reinado do Império. O coronel Bibiano José Carneiro da Fontoura vem a se casar com Dona Bibiana Francisca da Fontoura Palmeiro, esta membro da tradicional família Palmeiro. Unem-se as famílias (pela segunda vez, pois haviam se unido gerações antes também) e a descendência passa a utilizar o nome Palmeiro da Fontoura.

Em 1920, o solar viria a ser reformado pela família, com projeto de Ricardo Wirth e decoração de Alfredo Staege e Fernando Corona. Torna-se, então, um casarão em estilo eclético, representativo da arquitetura aristocrática neoclássica da época. São construídos três pavimentos e uma fachada bastante rica em ornamentos e volumes diferenciados, com destaque para a grande sacada com balaustrada no piso superior, abrigada sob um arco, e os dois pequenos volumes em projeção aos lados, com coberturas em meia-cúpula metálica. Na lateral esquerda está a entrada principal, com um lance de escadas que leva a um pórtico. O casarão ainda preserva o antigo jardim, onde existe uma edícula que servia como local de recreio e descanso dos moradores.

O Dr. Hélio de Sá Palmeiro da Fontoura (1906-1981) foi o último morador do solar, que permanece como propriedade da família.

Seria alugado, então, para hospedar um restaurante, sede de partidos políticos e, em 1995, foi completamente restaurado para receber o evento Casa Cor[1]. Por alguns anos abrigou a Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e, após ficar um período desocupado, desde outubro de 2011 foi alugado para tornar-se a sede da Associação Cultural Nova Acrópole de Porto Alegre.

Fonte: WP

view all

Bibiano José Carneiro da Fontoura's Timeline

1787
August 4, 1787
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
August 18, 1787
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
1825
July 5, 1825
Rio Pardo, Rio Grande do Sul, Brazil
1826
October 6, 1826
Rio Pardo, Rio Grande do Sul, Brazil
1828
October 10, 1828
Rio Pardo, State of Rio Grande do Sul, Brazil
1861
July 28, 1861
Age 73
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
????
????
????