Rodrigo de Barros Pimentel, o Velho, Sr Eng Novo e do Morro

public profile

Is your surname de Barros Pimentel?

Research the de Barros Pimentel family

Rodrigo de Barros Pimentel, o Velho, Sr Eng Novo e do Morro's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Rodrigo de Barros Pimentel, o Velho, Sr Eng Novo e do Morro

Birthdate:
Birthplace: State of Pernambuco, Brazil
Death: State of Pernambuco, Brazil
Immediate Family:

Son of Antônio de Barros Pimentel and Maria de Hollanda
Husband of Jerônima de Almeida Lins, Sra Engenhos
Father of José de Barros Pimentel, I, O Velho, Sr Eng do Morro e Camaragibe; Mécia de Barros, Sra Eng da Capiana; Inês de Almeida Pimentel; Brites de Barros Pimentel; Cosma de Barros Pimentel and 5 others
Brother of Antonio de Barros Pimentel, Filho

Occupation: Senhor dos engenhos do Morro, por casamento, sob invocação de Sao Cosme e Damiao, e e ergueu o Engenho Novo sob invocação de Santo Antonio, e Eng Escorial? Capitão da Guerra Holandesa
Managed by: Jose Roberto Gonçalves Vasconcelos
Last Updated:

About Rodrigo de Barros Pimentel, o Velho, Sr Eng Novo e do Morro

Senhor dos Engenhos do Morro e do Escorial, em Porto Calvo-AL. Viveu nos tempos da invasão holandesa. Deve ser o mesmo Rodrigo de Barros Pimentel que, segundo Diogo de Vasconcelos, combateu índios no fim do séc XVII, tendo auxiliado Domingos Jorge Velho nos embates contra o Quilombo dos Palmares


Nobiliarchia Pernambucana, de Antonio Jose Victoriano Borges da Fonseca. Coleção Mossoroense, serie C, volume 819, 1992. volume I pagina 100, 108, 109, 112, 132, volume II pagina 364, 367, 496


JABOATÃO, A. DE S. M. Catálogo genealógico das principais famílias: que procederam de Albuquerques, e Cavalcantes em Pernambuco, e Caramurus na Bahia, tiradas de memorias, manuscritos antigos e fidedignos, autorizados por alguns escritores, e em especial o Theatro Genealógico de D. Livisco de Nazáo Zarco e Colona, aliás Manoel de Carvalho de Atahide, e acrescentado o mais moderno, e confirmado tudo, assim moderno, como antigo com assentos dos livros de baptizados, cazamentos, e enterros, que se guardam na Camara Ecceziastica da Bahia. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, tomo LII, parte 1, 1889.


24- Engenho Trapiche – Sob a Invocação de Nossa Senhora da Conceição - do genealogista Fábio Arruda de Lima. João Gomes de Melo, único filho varão de Manoel Gomes de Melo e Adriana de Almeida Lins, neto paterno de Joao Gomes de Melo e de Ana de Holanda, sucedeu no Engenho Trapiche - sob invocação de Nossa Senhora da Conceição e readquiriu o Engenho sob invocação de Sao Joao Evangelista ambos no Cabo de Santo Agostinho. Serviu a El-Rei nas tropas pagas, foi Capitao e Sargento-Mor da Infantaria, serventuário do Oficio de Provedor da Fazenda Real da Capitania de Pernambuco. Foi Fidalgo da Casa Real e professo na Ordem de Cristo. Casado com a prima Ines de Almeida Pimentel filha do Capitao-Mor Rodrigo de Barros Pimentel e de sua mulher Jeronima de Almeida Lins; neta pela parte paterna de Antonio Barros Pimentel, natural de Viana, e de sua mulher Maria de Holanda Vasconcelos; e por parte materna de Baltasar de Almeida e de sua mulher Brites Lins.


108- Engenho do Morro – sob a Invocação de São Cosme e Damião - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Rodrigo de Barros Pimentel, por casamento sucessor do Engenho do Morro sob a invocação de Sao Cosme e Damião e ergueu o Engenho Novo sob a invocação de Santo Antonio na sesmaria doada por Cristovao Lins, o Povoador, em 28/5/1608 ou 1609. Viveu no tempo dos holandeses e serviu ao Rei e à Pátria. Casou-se com Jeronima de Almeida Lins, filha de Baltasar de Almeida Botelho e de sua mulher Brites Lins, filha de Cristovao Lins, primeiro povoador de Porto Calvo.


109- Engenho Novo – Sob a Invocação de Santo Antônio - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Ergueu o Engenho Novo e Herdou o Engenho do Morro.


110- Engenho Escurial – sob a Invocação de São Francisco - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Brites Lins de Vasconcelos casada com Baltazar de Almeida Botelho, pais de: 1) Cristovao Botelho de Almeida 2) Jeronima de Almeida Lins casada com Rodrigo de Barros Pimentel, senhor do engenho do Morro sob invocação de Sao Cosme e Damiao e do Engenho Novo sob a invocação Santo Antonio 3) Adriana de Almeida Lins casada com Manoel Gomes de Melo, senhor do Engenho Trapiche do Cabo de Santo Agostinho Sibaldo Lins casado com prima Cosma Lins de Barros Pimentel filha de Rodrigo de Barros Pimentel e de sua mulher Jeronima de Almeida Lins. - sucessão no Engenho Novo sob a invocação de Sao Cristovao e no Engenho Maranhão


111- Engenho da Capiana – Sob a Invocação de Nossa Senhora da Ajuda às margens do Rio Japaratuba - do genealogista Fábio Arruda de Lima.


112- Engenho Novo – Sob a Invocação de São Cristóvão - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Brites Lins casada com Baltazar de Almeida Botelho. Filhos 1) Cristovao Botelho de Almeida 2) Jeronima de Almeida (Lins) casada com Rodrigo de Barros Pimentel - sucessão no Engenho do Morro sob a invocação de Sao Cosme e Damião e no Engenho Novo sob a invocação de Santo Antonio 3) Adriana de Almeida Lins casada com Manoel Gomes de Melo, senhor do Engenho Trapiche do Cabo de Santo Agostinho.


112- Engenho Novo – Sob a Invocação de São Cristóvão - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Cosma Lins de Vasconcelos casada com Rodrigo de Barros Pimentel, o Moço, filho de Rodrigo de Barros Pimentel, o Velho, e Jeronima de Almeida (Lins) - sucessão no Engenho Novo sob invocação Santo Antonio.


113- Engenho Camaragibe – sob a Invocação do Espírito Santo mais tarde Camaragibe de Baixo e, depois, Engenho do Meio. De suas terras foi erguido o Engenho do Senhor Bom Jesus Menino – atual Bom Jesus – do genealogista Fábio Arruda de Lima.


115- Engenho Buenos Ayres – Sob a invocação de São João – E Engenho Ferricosa – sob a Invocação de São Sebastião – E Engenho Maranhão – sob a Invocação do Senhor São Bartholomeu - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Belchior Brandão de Castro, filho de Ana Maria Barreto, casou no Brasil com Jeronima Lins de Vasconcelos, filha de Sibaldo Lins (ou Sebaldo Lins) e D. Cosma de Barros Pimentel de ilustre família, (sendo filha D. Cosma de Rodrigo de Barros Pimentel e D. Jeronima de Almeida filha esta de Bartolomeu de Almeida Botelho e Beatris Lins filha de Cristovao Lins 1o Alcaide Mor de Porto Calvo em Pernambuco.


127- Engenho Mariúna - Sob a Invocação do Anjo São Miguel, do autor Fabio Arruda de Lima.