Cardeal Nuno da Cunha e Athaide, Inquisidor mor

public profile

Is your surname da Cunha e Athaide?

Connect to 18,983 da Cunha e Athaide profiles on Geni

Cardeal Nuno da Cunha e Athaide, Inquisidor mor's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About Cardeal Nuno da Cunha e Athaide, Inquisidor mor

Por Maria Godoy de Azevedo de Castro Faria

Pesquisa de Dados sobre meu Ancestral Barboza dos Santos

Nuno da Cunha Presbytero Cardeal de GR de Roma
CP de Santa Anastacia Inquisidor Geral e Siirios de Portugal e de Cons. de * ilegível .
Fazemos saber a todos a quantos a prezente virem que pella boa informação que temos da geração, vida e costumes Manoel Barbosa dos Santos, homem de negócios, soltrº filho de Manoel Barboza Cabral, natural da Freguesia de São João de Ovil Comarcª de Sobre Tamega Byspº do Porto em nesta Cidade de Ls e de prezente residente na do Rio de Janeº. Confiando delle que fara com toda a diligª , Consideração, Verdade e Segredo, tudo que o que por -Vos lhe for mandado e pellos Inquizidores cometido: Havemos por bem o crear e fazer Familiar do Santo Ofício da Inquizição desta Cidade de Dx, para que daqui em diante sirva o tal cargo, assim como o servem os mais Familiares da Inquizição e como elles gose de todos os prpivilegios e esempçoes e Liberades que Por Direito, Provisões e Alvarás dos Reys destes Reinos são concedidos aos Familiares do Santo Ofício. Notificamolo assim aos Inquizidores para que o admittao ao Cargo e Ho deixem servir conforme seu Regimento dando lhe primeiro juramento que sera aceito por elle assignado no Livro da Creaçao dos familiares e Officiaes da mesma Inquizição na Forma do EL Authoritate Apostolica. Mandamos a todos as Justiças P.. , como Seculares destes Reinos e maes pessoas que tenham conhecimento disso pertencer hajão e tenham a Manoel Barboza dos Santos por Familiar do Santo Officio e lhe guardem e cumprao e faça guardar e cumprir inteiramente a esta nossa Provisão e todos os ditos Privilegios como nelles se contém sob as Penas e Censuras em Direito e nos mesmos Privilégios declaradas e de proceder contra os Culpados como pessoas que offendem aos Ministros do Santo Offício da Inquizição.
Ass. Sob o Nosso Sinal e Sello do Santo Officio aos vinte e tres dias do mes de Abril de mil setecentos e sincoenta annos.
Jacome Esteves Nogueira, Secretário do Conselho Geral a presença o subscrevo.
Aprove UEM no Cargo de Familiar do Santo Offício da Inquizição desta cidade a Manoel Barbosa dos Santos pella boa informação que delle se teve.

Nuno da Cunha e Ataíde (Lisboa, 8 de Dezembro de 1664 – Lisboa, 3 de Dezembro de 1750) foi um cardeal português, conhecido como "Cardeal da Cunha",[1] figura influente na corte de D. João V, de quem foi conselheiro.

Biografia
D. Nuno da Cunha e Ataíde era filho de Luís da Cunha e Ataíde, 8.º Senhor de Povolide de juro e herdade,[2] e de sua mulher D. Guiomar de Lancastre, e irmão mais novo de Tristão da Cunha e Ataíde, 9.° Senhor e 1.º Conde de Povolide, por Decreto de D. João V de Portugal de 6 de janeiro de 1709. O seu homônimo e tio paterno, D. Nuno da Cunha de Ataíde, recebera o título de conde de Pontével, por carta de 10 de julho de 1662 (D. Afonso VI).[3]

A casa de Povolide[4] descendia de um dos filhos do célebre navegador Tristão da Cunha, e representava também a linha de parentesco mais próxima da primogenitura dos Ataídes, pois D. Helena de Ataíde, irmã de D. Luís de Ataíde, 3.º conde de Atouguia (que faleceu sem geração), era trisavó do 1.º conde de Povolide e do Cardeal da Cunha.

Foi Mestre de Artes em Coimbra e formou-se aí, na Universidade de Coimbra em Direito Canónico. Tendo também exercido as funções de cónego da Sé. Foi ainda membro do Conselho de Estado, Inquisidor-mor dos Reinos de Portugal e Algarves, e capelão privado d'el-rei D. Pedro II.[5]

Foi designado bispo de Elvas (1705), cargo que recusou, tendo em compensação recebido o título de bispo-titular de Targa.

Clemente XI elevou-o ao cardinalato a 18 de Maio de 1712, com o título de Santa Anastácia.

Segundo o Agiologio Lusitano, terá sido o 186º e 192º provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa[6].

Faleceu em Lisboa em 1750; está sepultado na Sé dessa cidade.

WP

view all

Cardeal Nuno da Cunha e Athaide, Inquisidor mor's Timeline

1664
December 8, 1664
Lisboa, Portugal
1750
December 3, 1750
Age 85
Lisboa, Portugal