Cb (or LT) Manoel Rodrigues Prates, Royal Dragoon - Portuguese Empire

Is your surname Prates?

Connect to 734 Prates profiles on Geni

Cb (or LT) Manoel Rodrigues Prates, Royal Dragoon - Portuguese Empire's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Cb (or LT) Manoel Rodrigues Prates, Royal Dragoon - Portuguese Empire

Portuguese: Cb (ou Alfz) Manoel Rodrigues Prates, Dragão d’El Rey
Birthdate:
Death:
Immediate Family:

Husband of Ana Secundina de Oliveira
Father of Lt. Cl. Hermenegildo Rodrigues Prates; Carlota Rodrigues Prates and José Rodrigues Prates

Occupation: Military & Landlord / Militar e Empreendedor Rural
Managed by: Nivea Nunes Dias
Last Updated:

About Cb (or LT) Manoel Rodrigues Prates, Royal Dragoon - Portuguese Empire

Royal Dragoon - Portuguese Empire
Dragão d'El Rey - Minas Gerais

''Os soldados do Regimento das Minas são altos, bem constituídos e têm boa apresentação; esse, porém, é o menor elogio que se lhes pode fazer. Em país algum vi corpo de simples militares tão perfeitamente constituído... sabem todos ler e escrever, e são notáveis por sua polidez, inteligência, excelente conduta e probidade...'' (Auguste de Saint-Hilaire)

http://www.memoriasebiscuits.com.br/2019/04/historia-do-colegio-dom...

http://www.pedrasabaoturismo.com.br/quartel-dos-dragoes-del-rey/

"O Antigo Quartel do Regimento de Cavalaria das Minas Gerais tem sua história ligada a um longo processo de especialização policial de militares na região das lavras, para garantir a segurança das autoridades e das riquezas que circulavam, especialmente as arrecadadas pela Fazenda Real. Este processo inicia-se em 1719, com a chegada dos Dragões d’El Rey em Vila Rica (atual Ouro Preto), em duas companhias recrutadas ao norte de Portugal e somando sessenta homens. Antes deles, as políticas da ordem da região eram desenvolvidas através principalmente das companhias de ordenanças, milícias formadas pelos agregados dos potentados locais e por eles comandadas, a partir da legitimação dada por patentes reais. Havia também tropas auxiliares e homens-do-mato."
(Ana Claudia Gomes - historiadora)

http://www.memoriasebiscuits.com.br/2019/04/historia-do-colegio-dom...

Descrição dos Dragões Militares (divisão de elite da Cavalaria)

O link é: pt.wikipedia.org/wiki/Dragão_(militar)

O acesso se dá através deste outro link (primeira opção):

https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Especial:Pesquisar&searc...)

ou

https://pt.wikipedia.org/wiki/Drag%C3%A3o_(militar)

Uniformes dos Dragões Imperiais, também chamados de Dragões Del Rey, Dragões de Minas Gerais ou ainda de Dragões Reais de Minas

http://www.elgrancapitan.org/foro/viewtopic.php?t=16659#p463683

https://www.policiamilitar.mg.gov.br/portal-pm/externo/conteudo.act...

https://br.pinterest.com/pin/818247826022475425/

https://br.pinterest.com/pin/708542953874280042/

Cavalaria de Minas Gerais

"A unidade era também conhecida como "Dragões Reais de Minas" ou "Dragões d'El-Rei" em virtude da origem nas companhias de Dragões de Minas Gerais."

https://pt.wikipedia.org/wiki/Regimento_Regular_de_Cavalaria_de_Minas

http://www.eb.mil.br/exercito-brasileiro?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0...

Vídeo no Youtube sobre os Dragões Reais:

https://www.youtube.com/live/NMsLMFam8eg

https://youtu.be/04mnXYZiuaI

Dragões de Olivença - sede em Estremoz - Portugal

É preciso se frisar que Olivença atualmente pertence à Espanha. A cidade e região tem sido palco de lutas pela posse da cidade e outras mais como Badajoz por séculos, tendo pertencido em diferentes tempos aos dois países.

"O Regimento de Cavalaria N.º 3 (RC3) MHA • MHL, conhecido por Dragões de Olivença, é uma unidade da Estrutura Base do Exército, do Exército Português aquartelada em Estremoz. Actualmente a unidade tem como encargo operacional a organização, treino e manutenção do Esquadrão de Reconhecimento da Brigada de Reacção Rápida."

"Século XVIII 1707 - Fundação da unidade, em Olivença, com a denominação de Regimento de Cavalaria Ligeira de Olivença, incluindo 12 companhias de 40 cavalos cada; 1742 - O Regimento de Cavalaria Ligeira é transformado em Regimento de Dragões de Olivença."

Dragões de Olivença (história)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Regimento_de_Cavalaria_N.%C2%BA_3

Link sobre Olivença:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Oliven%C3%A7a

(pesquisa realizada por Eliane Prates-Svennesen em 2017 e atualizada em 12/05/2022)

Dragões de Braga

"O Regimento de Cavalaria N.º 6 (RC6) OTE — com denominação histórica de Dragões de Entre Douro e Minho — é uma unidade da Estrutura Base do Exército Português, aquartelada na cidade de Braga e dependente da Brigada de Intervenção.

O atual Regimento de Cavalaria N.º 6 tem origem no regimento de dragões criado em Chaves em 1709:

1709 - criação do Regimento de Dragões de Trás-os-Montes, em Chaves;
1756 - divisão dos Dragões de Trás-os-Montes em dois regimentos: o dos Dragões de Chaves e o de Cavalaria Ligeira de Bragança;
1762 - os dois regimentos são transferidos para o Ribatejo, aquartelando-se o de dragões em Santarém e o de cavalaria ligeira na Golegã;
1764 - os dois regimentos voltam às cidades de origem, sendo, a partir destes, criado uma outra unidade: o Regimento de Cavalaria de Miranda, com sede em Miranda do Douro;
1806 - os regimentos do Exército Português passam a ser numerados, sendo que a cavalaria de Bragança passa a ser o Regimento de Cavalaria N.º 6, a de Chaves passa a ser o RC9 e a de Miranda do Douro passa a ser o RC12;"

in https://pt.wikipedia.org/wiki/Regimento_de_Cavalaria_N.%C2%BA_6

(por Eliane Prates-Svennesen em 2023)

_______________________

"Rodrigues (ou Rodriguez) é um patronímico ibérico, com origem na Espanha medieval, cujo significado é “filho de Rodrigo”. Rodrigo, por sua vez, tem origem no povo visigodo; do germânico Roderick, formado por hrôd + rics, líder glorioso. A versão latina é Rodericus.

Rodrigo foi o último rei visigodo na Espanha do século 8. Outro nome famoso da Península Ibérica que tornou popular o prenome foi o do cavaleiro Rodrigo Diaz de Vivar (1043-99), chamado de El Cid ou de Campeador, do árabe “senhor” e do espanhol/latim campeão.

Há muitas famílias, com origens diversas. Em Portugal pelo menos três delas eram nobres. A de Martim Rodrigues, mencionado em um armorial de 1509. A do bacharel António Rodrigues, ao qual foi concedido um brasão de armas em 1510. E a família de Rodrigues de las Varillas ou Rodrigues de Salamanca, por terem origem nessa cidade. Estes passaram a Portugal durante o reinado de Felipe II. Há ainda, segundo alguns pesquisadores, a família de André Rodrigues de Áustria.

No Brasil

Rodrigues é um dos sobrenomes mais comuns usado entre cristãos-novos (judeus convertidos) estabelecidos no Brasil colonial. Durante século 18, é mencionado mais de 130 vezes no Livro dos Culpados, onde eram escritos os nomes dos detidos pela Inquisição. Entre outros, na Bahia setecentista vivia Diogo Rodrigues, judeu francês de nome Abraão e chamado popularmente de “Dioguinho Hebreu”."

https://sobrenomes.genera.com.br/sobrenomes/rodrigues-rodriguez/

""Prats es un apellido de origen catalán ("Prats" en catalán significa "Prados"), y es muy antiguo y está muy extendido por toda la región de la antigua Corona de Aragón, además de que tiene presencia en varios países hispanoamericanos. Existen leyendas de tradición oral que tiene su origen en el mismo. Existen leyendas de tradición oral que tiene su origen en el mismo Carlos Martel, a quien se le identifica como el origen de este linaje y tradición familiar."

https://es.wikipedia.org/wiki/Prats_(apellido)
https://www.heraldrysinstitute.com/lang/it/cognomi/Prates/idc/622598/

(por Eliane Prates-Svennesen em 2023)

view all

Cb (or LT) Manoel Rodrigues Prates, Royal Dragoon - Portuguese Empire's Timeline