How are you related to Chico Buarque?

Connect to the World Family Tree to find out

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Francisco Buarque de Hollanda

Also Known As: "Chico Buarque de Holanda"
Birthdate:
Birthplace: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil (Brazil)
Immediate Family:

Son of Sérgio Buarque de Hollanda and Maria Amélia Cesário Alvim
Ex-husband of Marieta Severo
Father of Sílvia Buarque; Helena Buarque de Hollanda and Private
Brother of Heloísa Maria "Miúcha" Buarque de Hollanda; Private User; Private; Private; Ana de Hollanda and 1 other
Half brother of Sérgio Georg Günther

Occupation: Cantor e compositor
Managed by: Private User
Last Updated:
view all 14

Immediate Family

About Chico Buarque

Chico Buarque na Wikipedia, In English

Francisco Buarque de Hollanda, conhecido como Chico Buarque (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1944) é um músico, dramaturgo e escritor brasileiro. Iniciou sua carreira na década de 1960, destacando-se em 1966, quando venceu, com a canção A Banda, o Festival de Música Popular Brasileira. Em 1969, com a crescente repressão da Ditadura Militar no Brasil, se auto-exilou na Itália, tornando-se, ao retornar, um dos artistas mais ativos na crítica política e na luta pela democratização do Brasil. Na carreira literária, foi ganhador do Prêmio Jabuti, pelo livro Budapeste, lançado em 2004.

Casou-se com e separou-se da atriz Marieta Severo, com quem teve três filhas: Sílvia, que é atriz e casada com Chico Diaz, Helena, casada com o percussionista Carlinhos Brown e Luísa. É irmão das cantoras Miúcha, Ana de Hollanda e Cristina.

Chico é filho de Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), um importante historiador e jornalista brasileiro e de Maria Amélia Cesário Alvim (1910), pintora e pianista.

Em 1946, passou a morar em São Paulo, onde o pai assumira a direção do Museu do Ipiranga. Sempre revelou interesses pela música - interesse que foi bastante reforçado pela convivência com intelectuais como Vinicius de Moraes e Paulo Vanzolini.

Em 1953, Sérgio Buarque de Holanda foi convidado para lecionar na Universidade de Roma, consequentemente, a família muda-se para a Itália. Chico torna-se trilíngüe, na escola fala inglês, e nas ruas, italiano. Nessa época, suas primeiras "marchinhas de carnaval" são compostas, e, com as irmãs mais novas, Piiizinha, Cristina e Ana, encenadas.

De volta ao Brasil, produz suas primeiras crônicas no jornal Verbâmidas, do Colégio Santa Cruz de São Paulo, nome criado por ele.



O meu pai era paulista Meu avô, pernambucano O meu bisavô, mineiro Meu tataravô, baiano Meu maestro soberano Foi Antonio Brasileiro

(Musica Para Todos- Chico Buarque)

view all

Chico Buarque's Timeline

1944
June 19, 1944
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil (Brazil)
1969
March 28, 1969
Roma, Lazio, Italia (Italy)
1970
December 22, 1970