Cristóvão da Costa

Is your surname da Costa?

Research the da Costa family

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Cristóvão da Costa

Also Known As: "Christovão da Costa"
Birthdate:
Death:
Immediate Family:

Son of Dr. Mestre Afonso and N. Costa
Husband of Guiomar Caminha
Father of Fernão Vaz da Costa; Apolônia da Costa and Francisca da Costa

Managed by: Private User
Last Updated:

About Cristóvão da Costa

Cristóvão da Costa foi doutor em cânones e em direito civil, foi um jurista e professor universitário português, do século XVI.

Nasceu Cristóvão da Costa por volta de 1490. A carta d'armas (1605) de seu neto Luiz Bernardes da Costa diz que a família é parente dos Costas do Armeiro-Mor, família de D. Duarte da Costa, segundo governador-geral do Brasil, no século XVI, afirmativa reiterada pelos cronistas brasileiros (como frei Jaboatão) que escrevem sobre seus descendentes. Um de seus bisnetos, no entanto, chama-se Pedro Homem da Costa, nome que repete o de um dos Doze de Inglaterra.

Cristóvão da Costa bacharela-se em cânones na Universidade de Salamanca em 1512, e logo passa a exercer funções docentes na universidade portuguesa, então com sede em Lisboa. Em 1518 doutora-se em cânones e em direito civil na Universidade de Siena. Retorna a Portugal antes de 1522, quando tem funções docentes na universidade.

Em 1525 é nomeado vice-reitor da universidade, na gestão de Jorge Cotão. Demitindo-se esse, é efetivado como reitor da universidade, cargo que exerce até dezembro de 1526.

Antes de 1522 é nomeado para o desembargo do paço, e chega a chanceler da relação depois de 1526, provavelmente por ser o desembargador mais antigo em exercício; seu cargo era o segundo ou terceiro mais alto na governança portuguesa.

Casa-se por volta de 1520 com Guiomar Caminha, filha do desembargador da relação dr. Fernão Vaz de Caminha, provavelmente sobrinho de Pero Vaz de Caminha, † 1500, o cronista da frota de Pedro Álvares Cabral. Tem dela três filhos: Fernão Vaz da Costa, que se radica no Brasil em 1549, Apolonia da Costa, mulher de Antão Bernardes Tinoco, e pais de Luiz Bernardes da Costa, e D. Francisca da Costa, casada com Antonio Correia e ainda viva em 1592.

Dele descendem (por Fernão Vaz da Costa) a família Costa Doria, radicada no Brasil, e uma família Homem da Costa, por Luiz Bernardes da Costa.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Crist%C3%B3v%C3%A3o_da_Costa)