D. Francisco Corvinel / Sig. Francesco Corbinelli, (Feitor do Rei em Gôa.)

Is your surname Corvinel / Sig. Francesco Corbinelli?

Research the Corvinel / Sig. Francesco Corbinelli family

D. Francisco Corvinel / Sig. Francesco Corbinelli, (Feitor do Rei em Gôa.)'s Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

D. Francisco Corvinel / Sig. Francesco Corbinelli, (Feitor do Rei em Gôa.)

Also Known As: "CORVINELLI", "Francisco / CORVINEL", "Francisco / CORBINELLI", "Francesco di Parigi / Framcisquo Corvinell"
Birthdate:
Birthplace: Florença, Tuscany
Death: January 31, 1526 (59)
ilhas, Portuguese Empire Gôa (India Portuguesa), Kingdom of Portugal
Immediate Family:

Son of Sig. Pargi Corbinelli and Sig.ra. X2 Corbinelli
Husband of Sig.ra. Maria di Marchionni
Father of Sr. Parigi Francisco Corvinel; Sr. Rafael Corvinel and Sig.ra. Elena Corvinel
Brother of Sig. Alessandro Corbinelli

Managed by: Private User
Last Updated:

About D. Francisco Corvinel / Sig. Francesco Corbinelli, (Feitor do Rei em Gôa.)

  • Born as a Florentine in Florence, Tuscany region of Italy.
  • Armador or Armourer of the fleet with D. Fernando Coutinho to the Indian subcontinent in 1509.
  • Feitor do Rei em Gôa.
  • In an order dated 23 January 1515 made in Gôa by Alfonso de Albuquerque himself. It instructs Francisco Curvinel to supply 30 maos of paper to Gaspar Correa for use in the Straks [Ormuz, Mokka] for marketing in Persia.

Nasceu em Florença, em Julho de 1466, filho de Pargi Corbinelli e irmão de Alessandro Corbinelli. Em 1502, encontramo-lo, como contratador, associado de Girolamo Sernigi e de João Francisco Affaitadi e, em 1503, a Sernigi e a Leonardo Nardi. Já no Oriente, tomou parte no ataque a Calecut comandado por Afonso de Albuquerque. Em 1509, regressou à Índia como capitão da armada de D. Fernando Coutinho. Entre 1509 e 1515, desempenhou o cargo de feitor de Goa. O governador proveu-o também do cargo de tesoureiro da moeda, vedor das obras e contador em Goa. Em 1516, regressou ao Reino onde permaneceu por pouco tempo, pois logo, em 1517, era de novo nomeado feitor de Goa, recebendo por doação hereditária uma terra na ilha de Goa. Desempenhou as funções de feitor até 1521, momento em que as fontes portuguesas deixam de o noticiar. A 31 de Janeiro de 1526, já se encontrava morto, pois nessa data D. João III passa uma carta de quitação aos herdeiros de «Francisco Corvinel», como ficou conhecido nas fontes portuguesas.


1511 Abril 26.

Mandado do capitão de Goa, Rodrigo Rebello, para que o feitor, Francisco Corvinel, desse a Bology de Banda, capitão, certos artigos de vestuário, com a clausula de se passar com a sua gente para onde estava Merlao.


1511— Abril 26.

Rodrigo Rabello, capitão de goa, etc. por este mando a vos Francisco Corvinell, feytor, que des a bology de banda, capitão, quatro beyrames pêra sua pessoa, e vynte panos de cambaya, de que em nome de sua al- teza lhe. faço mercê, os quaes panos sam pêra os seus pyaes, e isto pêra.


1511 Maio 14.

Mandado do capitão de Goa, Rodrigo Rebello, para que o feitor, Francisco Corvinel, entregasse a Diogo da Veiga, tanadar de Banestarim, um fardo de arroz e cinco pannos de Cambaya, para dar aos seus peães, em recompensa de haverem tolhido o passo aos mouros que pretendiam entrar a ilha.


1511— Maio 14

Rodrigo Rabelio, capitão de goa, francisco corvinell, feytor, e espriuães da feitorya, por este vos mando que des a diogo da veiga, tenadar de benastarim, hum fardo darros e cynquo panos de cambaia pêra daraos seus piaes, de que em nome de sua alteza lhe faço mercê por defenderem o paso aos mouros que queryam emtrar a ilba, pollo fazerem também, e por este com ho asemto dos ditos espriuães vos será lenado em conta, feito em quatorze de mayo de mil quinhentos e onze. — Rodrigo Rabelio.


1511 Agosto 23.— Goa.

Mandados do capitão de Goa, Diogo Mendes de Yasconceilos, para que o feitor, Francisco Corvinel, fizesse certos donativos a diversas pessoas em attenção a serviços prestados.


1512 Setembro 2.— Goa.

Mandado do governador de Goa, Manuel de Lacerda, para que o feitor, Francisco Corvinel, desse a Rodrigo Rebello, capitão indio, dois pardaus e uma taficira de meia seda.


1513 Ootubro 22.— Goa.

Cartas de Francisco Corvinel a el-rei, em que elogia os actos de Affonso de Albuquerque e se queixa dos officiaes de Cochim; e bem assim o in-forma de negócios de fazenda.

view all

D. Francisco Corvinel / Sig. Francesco Corbinelli, (Feitor do Rei em Gôa.)'s Timeline

1466
June 19, 1466
Tuscany
1495
1495
1496
1496
1497
1497
1526
January 31, 1526
Age 59
ilhas, Portuguese Empire Gôa (India Portuguesa), Kingdom of Portugal