D.João da Silva, 6º Senhor de Vagos

Is your surname da Silva?

Connect to 113,806 da Silva profiles on Geni

D.João da Silva, 6º Senhor de Vagos's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

João da Silva, 6º senhor de Vagos

Birthdate:
Death: June 10, 1557 (72-81)
Immediate Family:

Son of D.Aires Gomes da Silva, 5º Senhor de Vagos and Guiomar de Castro
Husband of Joana de Noronha
Father of D.Rui Pereira da Silva. Alcaide-mór de Silves; Guiomar de Castro da Sylva; Luís da Silva; Antonia da Silva; João da Silva and 3 others
Brother of Beatriz da Silva; Joana da Silva and Francisco da Silva, frade franciscano

Occupation: 6º Senhor do Feudo de Vagos, Portugal
Managed by: Private User
Last Updated:

àcerca (Português)

D.João da Silva, 3.° do nome, VI senhor de Vagos, alcaide-mór de Montemor-o-Velho e de Lagos, comendador de Messejana, na Ordem de São Tiago[1] e regedor da Casa da Suplicação, por direito de primogenitura, como seus avós[2].

"Deve ser chamado o Regedor das Justiças por excelência, e um magistrado exemplar, segundo o dizer dos contemporâneos e dos pósteros. Se não ocupou o cargo os quarenta anos - de que fala o epitáfio do seu túmulo no Mosteiro de São Marcos de Coimbra (mas somente uns trinta e cinco), é, contudo, certo que o regeu, como nenhum outro Silva, antes ou depois"[3].

"Os seus feitos militares passaram-se todos no Norte de África, onde gastou o melhor da vida. E este amor das lutas heróicas o fez talvez trocar a pacifica alcaidaria de Montemor-o-Velho, nos férteis campos do Mondego, por idêntico cargo em Lagos, no Algarve, onde tinha o mouro à vista e à mão da lança"[4].

Em 1498 (com 16 annos apenas) acompanhou El-Rei D. Manuel I e a Rainha D. Isabel a Castela, onde foram jurados Príncipes herdeiros da monarquia vizinha. De 1510 a 1518 vemo-lo batalhando em África; em 1510 na defesa de Arzila ; em 1513 com o Duque D. Jaime na tomada de Azamor, onde foi um dos primeiros no assalto; depois obrando proezas na expedição de Benacafiz e Tafuf e na sangrenta batalha dos Alcaides (1514), ao lado do general de Azamor D. João de Menezes, seu tio. Em 1518 regressou a Portugal, sendo sempre muito favorecido pelo mesmo rei, a cuja morte assistiu (13 de Dezembro de 1521)[5].

D. João III de Portugal distinguiu-o sobremodo também; deu-lhe o cargo de Regedor das Justiças em 1522, por renuncia de seu pai, e n'ele continuou até 1557, ano em que faleceu, a 10 de Junho, com 75 anos de idade[6].