D.Manrique da Silva, 1° marquês de Gouveia

Is your surname da Silva?

Connect to 112,318 da Silva profiles on Geni

D.Manrique da Silva, 1° marquês de Gouveia's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About D.Manrique da Silva, 1° marquês de Gouveia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manrique_da_Silva,_1.%C2%BA_Marqu%C3%A...

D. Manrique da Silva, 6.º conde de Portalegre e 1.º marquês de Gouveia.

Segundo varão do 4.º conde de Portalegre, tornou-se conde após a renúncia de seu irmão D. Diogo da Silva, 5.º conde de Portalegre.

Foi 1.º Marquês de Gouveia, título criado por carta de 20 de janeiro de 1625 de Filipe III de Portugal.

Foi mordomo-mor de Filipe III, senhor de todos os vínculos, comendas e outros bens de sua Casa. Quando rebentou a revolução de 1640, era presidente da Misericórdia de Lisboa. Resolveu arriscar a posição e a vida e seguiu o Duque de Bragança, que se tornaria D. João IV de Portugal.

Gozou sempre do valimento do novo rei do qual foi também mordomo-mor e a cujo Conselho de Estado pertenceu.

Casamentos:

com D. Margarida Coutinho, filha do 1.º Marquês de Castelo Rodrigo;

com D. Joana de Castro, filha do 2.º conde de Tentúgal, tendo um filho cedo morto e uma filha, D. Margarida da Silva, casada com D. Fernando de Noronha, filho do 4.º conde de Linhares, 5º conde de Linhares e Duque de Linhares em Espanha;

com D. Maria de Lencastre, filha do 3.º duque de Aveiro, pais então de D. João da Silva, que o sucedeu como 2º Marquês de Gouveia. Como ele não teve herdeiros, a sucessão de sua casa recaiu em sua irmã D. Juliana de Lencastre, casada com D. Martinho Mascarenhas, 5º conde de Santa Cruz. O filho do casal, seu sobrinho D. Martinho Mascarenhas, 6º conde de Santa Cruz, tornou-se 3º marquês de Gouveia.

Anselmo Braamcamp Freire na sua obra Brasões da Sala de Sintra relata a história dos vários ramos da Casa de Silva, entre estes o dos condes de Portalegre.

Referências:

↑ FREIRE, Anselmo Braamcamp: Brasões da Sala de Sintra. Vol. II, p. 2-182. O 6.º conde é referido na p. 31-33

_______________________________________

GOUVEA, Villa na Provincia da Beira ao pé da Serra da Eftrella, banhada de huma pequena Ribeira; della foy creado Marquez por carta de 20 de Janeiro de 1625, que eftá no liv. 30, fol 216 do dito anno, D. Manrique da Sylva, VI Conde de Portoalegre, Mordomo Mór del Rey D. Joao IV, e do feu Confelho de Eftado, e defpacho, defcendente por Varonia da familia de Sylva.

I Marques de Goubea, Conde de Portalegre. Gentil-Hombre de la Cámara.

Don N. Manrique de Silva, Conde de Portalegre, primer Marques de Gouvea, Mayordomo mayor de la Cafa Real de Portugal, del Confejo de Eftado, Gentil-hombre de Camara con exercicio del Rey Catolico Don Felipe IV, cafó de tercer matrimonio con Doña Maria de Alencaftre. Historia de la Muy Ilustre Casa de Sousa Capitulo XVI. Condes de Portalegre y Santa Cruz, Marqueses de Gouvea. Pág 277