Danilo Duarte de Matos Areosa

Is your surname Duarte de Matos Areosa?

Research the Duarte de Matos Areosa family

Danilo Duarte de Matos Areosa's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Danilo Duarte de Matos Areosa

Birthdate:
Birthplace: Manaus, Amazonas, Brazil
Death: November 10, 1983 (62)
Manaus, Amazonas, Brazil
Immediate Family:

Son of Antônio Duarte de Matos Areosa and Carlota Areias Matos Areosa
Husband of Violeta Cardoso Alves de Matos Areosa
Brother of Antônio Duarte de Matos Areosa

Managed by: Private User
Last Updated:

About Danilo Duarte de Matos Areosa

Danilo Duarte de Matos Areosa nasceu em Manaus no dia 24 de julho de 1921, filho do comendador Antônio Duarte de Matos Areosa e de Carlota Areias Matos Areosa.

Fez os cursos de humanidades, comercial e de contabilidade em Lisboa, completando os estudos no Brasil.

Iniciou suas atividades profissionais na firma Matos Areosa e Cia. Ltda., de propriedade de sua família, com atuação no ramo de seguros. Em 1947 foi eleito presidente do Comitê Amazonense de Seguros, função que exerceria até 1966, integrando também de 1948 a 1954 o conselho consultivo do Serviço Social do Comércio (Sesc) do Amazonas. Em 1953, passou a presidir o conselho regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), função que exerceria até 1966. Membro do grupo de estudos da subcomissão de crédito e comércio do Senac em 1954, a partir de dezembro de 1955 integrou o Conselho Rodoviário Estadual do Amazonas.

Em 1956 passou a presidir o conselho regional do Sesc do Amazonas, permanecendo no cargo até 1966. Em 1958 tornou-se suplente do conselho fiscal da Confederação Nacional do Comércio (CNC) no Amazonas, condição ratificada em 1962. Vice-presidente da Legião Brasileira de Assistência, como representante da Federação do Comércio do Amazonas, foi nomeado, após o movimento político-militar de março de 1964, secretário da Fazenda do Amazonas pelo governador Artur César Ferreira Reis. Ainda em 1964, tornou-se vice-presidente da CNC e membro do Conselho de Desenvolvimento do Amazonas, que deixou em 1966.

Em setembro de 1966 foi eleito, na legenda da Aliança Renovadora Nacional (Arena) e pelo voto da Assembléia Legislativa amazonense, para suceder a Artur César Ferreira Reis no governo do Amazonas. Empossado em janeiro de 1967, exerceu o cargo até março de 1971, quando foi substituído por João Válter de Andrade.

Foi também presidente da Associação dos Representantes Comerciais do Amazonas e membro do conselho de representantes da CNC no Rio de Janeiro. Respondeu ainda pelas secretarias de Interior e Justiça, de Educação e Cultura, de Agricultura, de Indústria e Comércio (atual da Produção) e de Coordenação e Planejamento do estado do Amazonas. Foi diretor-presidente da Companhia Nacional de Borrachas; diretor-executivo da Sharp do Brasil, com matriz em Manaus; presidente da C. Almeida Ferragens S.A.; membro do conselho fiscal da Companhia de Eletricidade de Manaus; tesoureiro e secretário do Sindicato do Comércio Atacadista do Amazonas e presidente do Sindicato das Indústrias Eletrônicas do Amazonas.

Faleceu em 1983.

Era casado com Violeta Cardoso de Matos Areosa, com quem teve três filhos.

Publicou artigos em jornais e revistas sobre temas econômicos e comunitários.

Fonte: Fundação Getúlio Vargas

view all

Danilo Duarte de Matos Areosa's Timeline

1921
July 24, 1921
Manaus, Amazonas, Brazil
1983
November 10, 1983
Age 62
Manaus, Amazonas, Brazil