Duarte Gomes da Silveira

Is your surname Gomes da Silveira?

Research the Gomes da Silveira family

Duarte Gomes da Silveira's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Duarte Gomes da Silveira

Birthdate:
Birthplace: Olinda, Pernambuco, Brazil
Death: 1644 (87-89)
Paraiba, Brazil
Immediate Family:

Son of Pedro Alves da Silveira, Sr Eng Massiape and Maria Gomes Bezerra
Husband of N.N. and Fulgencia Tavares da Silveira
Father of Joana Gomes da Silveira, I, 1a Morgada da PB; Ana Gomes da Silveira, I and João Gomes da Silveira, Cap.
Brother of Domingos Gomes da Silveira; Pedro Alves Bezerra; Ana Da Silveira and Antonio Rodrigues dos Santos Silveira

Occupation: Instituidor do Morgado Salvador do Mundo da Paraiba
Managed by: Private User
Last Updated:

About Duarte Gomes da Silveira

Duarte Gomes da Silveira, nascido em Olinda, Pernanbuco, em 1555 e falecido na Paraíba em 1644, filho de pais portugueses Pedro Alves da Silveira e Maria Gomes Bezerra. Instalou-se na Paraíba. Casou-se com Fulgência Tavares.

Consta na lista de Cristãos Novos de Pernambuco. Relata-se também que o acordo feito por Duarte Gomes da Silveira, com os Holandeses, permitia a liberdade de culto aos Judeus.

http://familiasdebaturite.blogspot.com.br/2008/06/familia-silveira....

"Os Judeus Foram Nossos Avós" de Marcos Antônio Filgueira

A Saga dos Cristãos-Novos na Paraiba, da autora Zilma Ferreira Pinto - Idéia/João Pessoa/2006

"No Roteiro dos Azevedo e outras famílias do Nordeste" de Sebastião de Azevedo Bastos, Joao Pessoa- Paraíba- 1954/1955. Levantou os dois famosos engenhos: Engenho Velho e Engenho Novo. Faleceu em 1644, prisioneiro dos holandeses, já maior de 80 anos de idade.

"Branca Dias" de Candido Pinheiro Koren de Lima - Coleção Borges da Fonseca - Fundação Gilberto Freyre, Tomos I, II e III, ano 2016.

Nobiliarchia Pernambucana, de Antonio Jose Victoriano Borges da Fonseca. Coleção Mossoroense, serie C, volume 819, 1992volume II pagina 493

44- Engenho Secupema – sob a invocaçãoo de Santo Antônio - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Antonio Barbalho (Pinto) o Moço, segue no Engenho Camarata sob a invocação de Nossa Senhora do Rosário (divisa Paraíba e Rio Grande do Norte). Começou a moer em 1609. Casou-se com Ana da Silveira, filha de Duarte Gomes da Silveira e de sua mulher Fulgência Tavares, neta paterna de Pedro Alvares da Silveira e de sua mulher Maria Gomes Bezerra.

159- Engenho Velho – sob a Invocação do Salvador do Mundo ou São Salvador - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Duarte Gomes da Silveira. Nasceu por 1555 em Olinda. Foi um dos primeiros conquistadores da Paraíba onde levantou o Engenho Velho sob a invocação de Nossa Senhora da Ajuda e o Engenho Novo sob a invocação de Santo Antonio. O primeiro Capitão-Mor e Governador da Paraíba. Instituiu o Morgado Salvador do Mundo na Paraíba. Em 1634 apos a queda do Forte de Cabedelo, Duarte Gomes teve sua casa saqueada pelos italianos do Terço Napolitano do Conde de Bagnoulo, a serviço da Espanha. Duarte Gomes aceitou um acordo com os holandeses em 1635. Em retaliação por não ter dado uma sobrinha neta como mulher para o Governador HolandesYppo Eyssenes, foi preso arbitrariamente e esbulhado de seus bens. Foi libertado apos a vinda do Conde de Nassau 9 meses depois. Em 1640 Vidal de Negreiros queimou os canaviais de Duarte Gomes e outros senhores de engenho, inclusive os de seu pai.Em 1640 representou a Paraíba em reunião com Nassau. Em 1644 por protestar contra perseguições holandesas na Paraíba, foi preso na Fortaleza de Cabedelo, ficando depois em prisão domiciliar quando faleceu. Em 1631 resistindo a invasão holandesa perdeu seu filho único, despedaçado casualmente por uma bala das suas quatro peças. Em 1639 instituiu novo Morgado. com todos os seus bens os quais foram doados a sua filha natural Joana Gomes da Silveira casada com seu sobrinho neto.

view all

Duarte Gomes da Silveira's Timeline