Is your surname Menz?

Connect to 788 Menz profiles on Geni

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Egon Menz

Birthdate:
Birthplace: Santa Therezinha do Forromeco, Bom Princípio, Montenegro, Rio Grande do Sul, Brazil
Death: February 23, 2011 (92)
Estrela, Rio Grande do Sul, Brazil
Place of Burial: Estrela, Estrela, Rio Grande do Sul, Brazil
Immediate Family:

Son of Julius Menz and Bertha Kolb
Husband of Private
Father of Walter Menz II; Private and Private
Brother of Josefina Menz de Ortlieb (Finchen); Aloysio Menz; Centalina Menz 'Crescência'; Pedro Nolasco Menz; Maria Ilga (Menz) Ruhkieck and 2 others

Occupation: Contador (Guarda-livros) Aposentado
Managed by: Carlos Frederico Menz
Last Updated:
view all 14

Immediate Family

About Egon Menz

Egon saiu muito cedo de casa. Depois de terminar os estudos elementares em São José do Hortêncio, seguindo os irmãos mais velhos - Lois e Lasco - foi encaminhado para o Seminário dos Padres Jesuítas, em São Leopoldo - atual prédio antigo da Unisinos.

Afirma que a mãe dele queria, porque queria, ter um padre na família, o que afinal não se realizou.

No seminário estudou somente até a terceira série ginasial. Mais tarde foi completar os seus estudos em Novo Hamburgo, numa escola sustentada pelo governo alemão.

Por um curto espaço de tempo, foi professor primário na cidade de Feliz (7 meses), seguindo, posteriormente, para Porto Alegre, ocasião em que prestou serviço militar no Tiro de Guerra TG - 318 (1938-1939) e trabalhou em diversas empresas.

Por razões da segunda guerra mundial, acabou sem trabalho e, na seqüência, foi para Estrela, onde seu cunhado Alberto Ortlieb era proprietário de uma Indústra de Laticínios, "A Bavária".

Ali trabalhou algum tempo até que, em 1942, os Ortlieb tiveram que seguir para Buenos Aires para assumir a Indústria e os negócios deixados por Marcos Ortlieb, pai de Alberto, que acabara de falecer.

Vendida "A Bavária" para o sócio de Alberto, e um pouco depois tendo queimado a fábrica, Egon foi trabalhar no escritório do Curtume Vier, Koefender & Cia. Ltda., onde trabalhou até 1956.

Dali, por um curto período, passou a trabalhar na tesouraria da Cervejaria Polar S. A. Mas,tendo se desacertado com o Diretor Arnaldo Diehl, apoiado por seu grande amigo e tocaio Egon Lautert, saiu da Cervejaria e abriu um comércio varejista de biscoitos, balas e mandolatos da Indústria Lautert.

Na seqüência, foi convidado a exercer o cargo de Diretor da Tecelagem Estrela S. A., onde permaneceu até final de 1961.

Mudando-se para Porto Alegre em 1962, fixou residência na rua Campos Sales, nº 134 e incialmente foi trabalhar num escritório de contabilidade do bairro Floresta. Pouco depois, passou a trabalhar na contabilidade do grupo de empresas dos irmãos Jardim (Guaibarroz).

Em Porto Alegre residiu ainda em apartamentos nas ruas Itaboraí e Itaqui, nesta ordem.

Com a expansão dos negócios da Copagra S. A., integrante do grupo, passou a trabalhar somente nessa empresa, na condição de Chefe do Escritório Contábil, onde permaneceu até a data da aposentadoria, em 1980.

Pouco antes da aposentadoria, adquiriu 1(um) ha de terras em Canto do Rio, Harmonia/RS, onde constituiu residência, inicialmente com ânimo definitivo, mas, afinal, por alguns poucos anos.

Considerando que a filha Liselote morava em Santa Cruz do Sul, lá adquiriu um terreno e pôs à venda a propriedade de Harmonia.

Iniciada a construção e entregue o imóvel ao novo proprietário, por um ano fixou residência em casa do filho Walter, na cidade de São Sebastião do Caí, sita na rua Cel. Paulino, nº 466, enquanto aguardava a conclusão das obras.

Finalmente, passou a residir em Santa Cruz do Sul, onde se encontra até hoje.

No momento, em face da idade provecta e condições pessoais, encontra-se, junto com a esposa, recolhido a uma instituicão geriátrica de Estrela - a Vovolândia -, depois de ter passado por outra instituição similar em Santa Cruz do Sul.
--------------------------------------------------------------------------

Em 23.02.2011 - exatamente na data de aniversário do seu falecido irmão Pedro Nolasco Menz, - Egon veio a falecer enquanto dormia. Pela manhã, por volta das 8:30 horas, a camareira o encontrou sem vida. No caixão, seu rosto mostrava uma serenidade extraordinária. Foi enterrado no mesmo dia, às 17:30 horas, no Cemitério Católico de Estrela, jazigo da Familia Schmid (seus sogros), enquanto caía uma chuva fina. E assim, para a vida e para a morte, por uma coincidência notável, o número de Egon ficou sendo o 23 (vinte e três) (*23.07.1918 - +23.02.2011).

view all 41

Egon Menz's Timeline

1918
July 23, 1918
Santa Therezinha do Forromeco, Bom Princípio, Montenegro, Rio Grande do Sul, Brazil

N. 38 - (anverso) Aos vinte e três dias de julho de mil novecentos e dezoito, neste districto de Bom Princípio, quinto de São João do Montenegro, Estado do Rio Grande do Sul, em meu cartório compareceu o cidadão Julio Menz, natural da Allemanha, industrialista, residente neste districto, e perante as testemunhas abaixo nomeadas e assignadas declarou que hoje, pelas tres horas, a sua mulher Bertha Menz, natural da Allemanha, em seu domicílio deu à luz a uma criança do sexo masculino e de côr branca, filho legítimo de ambos. São avós paternos Aloysio Menz e Josefa Menz. São avós maternos Domingo Kolb e Crecencia Kolb. A criança vai chamar-se: Egon Menz. Serão padrinhos: Arno Rinaldo Selbach e Veronica Barbara Schaefer.
E para constar lavrei o presente termo em que comigo se assignam o declarante e as testemunhas João Auler e Antônio Anschau. E para constar lavrei o presente ...
(verso) ... presente termo em que comigo se assignam o declarante e as testemunhas, digo Anschau,
Eu, Balduíno Oppermann, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno. Porte: dois mil réis.
Assinaturas:
Balduíno Oppermann, Julio Menz, Antonio Anschau e João Auler.

July 25, 1918
Paróquia de Bom Princípio, Bom Princípio, RS, Brasil (Brazil)

Arcebispado de Porto Alegre. Eu, Conego José Becker, Pároco da Paróquia de Bom Princípio, Certifico que no Livro IV de Assentamento de Batismos desta Igreja, à fl. 94v, acha-se o seguinte:
Aos 25 de julho de mil novecentos e dezoito, na Matriz, o R. P. José Bloemecke batisou solenemente a EGON MENZ, nascido a 22 de julho de mil novecentos e dezoito, filho legítimo de Julio Menz e Berta Kolb, sendo padrinhos Arno Selbach e Veronica Anschau Schaefer. O Vigário, P. Guilherme Rusch. E nada mais consta.
Bom Princípio, 26 de agosto de 1944.
O Pároco, Conego José Becker.
Taxa grátis.

1925
1925
- 1930
Age 6
Escola da Comunidade Católica de São José do Hortêncio, São José do Hortêncio, Rio Grande do Sul, Brazil