Emanuel Teles da Silva, Graf von Silva-Tarouca

Is your surname Teles da Silva Meneses e Castro?

Research the Teles da Silva Meneses e Castro family

Emanuel Teles da Silva, Graf von Silva-Tarouca's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About Emanuel Teles da Silva, Graf von Silva-Tarouca

Deixou Portugal numa aventura com o Infante D. Manuel no ano de 1715 no intuito de procurar glórias militares servindo alguma das Coroas da Europa em especial a Casa dos Hagsburgos onde foi reconhecido em especial por Maria Teresa e elevado ao seu conselho privado tendo a mercê do Título Duque Silva-Tarouca.

Em Viena de Áustria construiu o Palácio Cumberland (ver foto) bem revelador do seu Estatuto, influência política e cabedal financeiro.

Quando Sebastião José tornou-se enviado Português na Corte de Viena ficaram amigos e com ele partilhou muita experiência político-diplomática e que considerando as relações de topo que circulavam nesta Corte tudo poderia fazer crer que em 1750 quando Sebastião é chamado em Lisboa para assumir um cargo nas secretarias de Estado do Reino, que Tarouca continuaria a ser um homem de muita importância para o Reinado Josefino, sobretudo para o futuro Marquês de Pombal mas os factos e documentos mostram que assim não foi , logo nos primeiros anos em que Sebastião assumiu a Secretaria dos Negócios Estrangeiros houve um afastamento entre os dois fruto do intenso trabalho das reformas do projecto Josefino no Reino e mais tarde, tudo indica, devido a um primo Jesuíta de Silva-Tarouca ter sido preso em Portugal na repressão sobre a Ordem.

Apesar da distância, Manuel Teles da Silva junto com os médicos sefarditas Ribeiro Sanches, Sarmento e Castro e o Pedagogo António Luís Verney aqueles que do exterior mais participaram nas reformas Josefino-Pombalinas com muitas ideias, contactos diplomáticos e intensa correspondência mas nenhum deles voltou ao Reino. Reconhecidos pelas suas excepcionais qualidades científicas e intelectuais estavam no topo do grupo Científico Europeu deste tempo.

in, A Verdadeira Equipa do Marquês de Pombal

view all

Emanuel Teles da Silva, Graf von Silva-Tarouca's Timeline

1691
September 17, 1691
Lisboa, Lisboa, Portugal
1741
December 30, 1741
Age 50
1750
January 30, 1750
Age 58
Vienna, Vienna, Austria
1771
March 8, 1771
Age 79
Wien, Österreich, Deutschland(HRR)
1858
March 13, 1858
Age 79
Čechy, Přerov District, Olomouc Region, Czech Republic