Estevão Dias do Amaral

Is your surname Dias do Amaral?

Connect to 20 Dias do Amaral profiles on Geni

Estevão Dias do Amaral's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Estevão Dias do Amaral

Birthdate:
Birthplace: Portugal
Death: Portugal
Immediate Family:

Son of Diogo Afonso do Amaral, 2º senhor da casa de Mangualde and Isabel Dias
Husband of Maria da Costa
Father of Gaspar Pais do Amaral, 1º senhor do Morgado do Espírito Santo de Almeidinha
Brother of Brás Duarte do Amaral, 3º senhor da casa de Mangualde and Private

Managed by: Eduardo Cardoso Mascarenhas de L...
Last Updated:

About Estevão Dias do Amaral

Escrivão da Câmara da vila de Azurara da Beira (1527).

A Casa de Almeidinha, sendo a primeira edificação desta linhagem, terá sido feita em meados do séc. XVI por Estêvão Dias do Amaral, que aí se fixou.

Mais tarde, seu filho Gaspar Pais do Amaral manda erguer a capela, em 1590 e em 1610 institui o vínculo do Espírito Santo.

Em 1746 Manuel Osório do Amaral (filho do anterior), reedificou a capela, colocando numa das paredes uma lápide. Na porta de entrada, duas pilastras simples suportam um frontão quebrado, onde Manuel Osório do Amaral crava o velho brasão esquartelado por seu pai, com as armas dos Amarais (6 meias luas), Osórios (2 lobos), Cabrais (2 cabras) e Fonsecas (5 estrelas de sete pontas).

Mais tarde, João Carlos do Amaral Osório de Sousa Pizarro (neto do anterior), elevado a 1ºVisconde de Almeidinha em 1865, amplia a casa ligando a capela a esta e constrói a linda varanda de tripla arcada suspensa em fortes pilastras, abrindo sobre o arco central, um frontão onde coloca as suas armas: (6 luas minguantes com as pontas viradas para baixo) e Osórios (2 lobos). As janelas apresentam um pequeno avental, sendo ornadas na parte superior por uma concha Esta casa apresenta magnificas janelas, uma varanda com um frontão onde se encontra o brasão Amarais. Assim, esta casa está integrada numa quinta tem uma decoração de interiores ao séc. XVIII.

"Os senhores da Casa de Almeidinha não querem tal parentesco com os de Mangualde [Pais do Amaral] em razão de que os seus Amarais são legítimos dos Cardosos (Quintã e Honra de Cardoso) de Asentis, quando os de Mangualde têm outras contradições e bem palpáveis".

in AA: VV e http://personalmang.no.sapo.pt/familamaralosorio.htm

view all

Estevão Dias do Amaral's Timeline