Estevão Soares, Arcebispo de Braga

Is your surname Soares?

Connect to 18,078 Soares profiles on Geni

Estevão Soares, Arcebispo de Braga's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Estevão Soares, Arcebispo de Braga

Birthdate:
Death: 1228
Immediate Family:

Son of Soeiro Pires da Silva and Fruilhe Viegas
Brother of Teresa Soares da Silva and Estevainha Soares da Silva

Managed by: Private User
Last Updated:

About Estevão Soares, Arcebispo de Braga

Estêvão Soares da Silva não era uma personagem estranha nem mesmo distante de Afonso II.

A ligação do arcebispo aos Riba de Vizela através de sua irmã, Estevainha Soares da Silva, casada com Martim Fernandes de Riba de Vizela, aproximava-o até dos círculos do infante Sancho, sucessor de Afonso II e de quem Estevainha era aia.

Para mais, toda uma anterior colaboração tinha, desde cedo, aproximado o eclesiástico dos grupos que rodeavam o rei e o apoiavam.

Contudo, o ano de 1219 parece introduzir uma viragem nesse relacionamento.

Este con ito com Estêvão Soares da Silva é-nos conhecido em especial a partir da documentação papal que, no entanto, muito deixa por perceber nas entrelinhas das condenações do rei, da sua atitude, dos seus conselheiros e dos seus mais próximos colaboradores.

As sucessivas bulas de Honório III exaradas entre Dezembro de 1220 e meados de 1222 descrevem um rei que se intromete nos assuntos eclesiásticos, desrespeitador das liberdades e dos privilégios eclesiásticos, ou seja, nada de novo no conjunto das acusações de que normalmente os reis deste período eram alvo. E, no entanto, a violência dos con itos então travados parecem re etir algo mais24.

Assim, e seguindo o relato feito pela bula de Dezembro de 1220, o desrespeito evidenciado por Afonso ao longo dos anos anteriores, embora não se saiba a que cronologia essa menção se refere, teria levado Estêvão Soares da Silva, arcebispo de Braga, a reunir os seus sufragâneos numa assembleia, no decurso da qual teria exortado o rei a corrigir a sua conduta.

Face a esta admoestação, Afonso teria reagido de forma bastante negativa, recorrendo aos serviços de membros dos concelhos de Coimbra e de Guimarães que, sob as suas ordens, assaltaram, destruíram e pilharam os bens do arcebispo. Perante estes ataques, Estêvão Soares da Silva ter-se-ia visto InquIrIr na Idade MédIa: espaços, protagonIstas e poderes (séculos XII-XIV) obrigado a fugir e a residir fora da sua diocese, tal como a bula de 21 de Dezembro de 1220 faz menção, não sem que antes tivesse lançado a excomunhão sobre Afonso e os seus colaboradores25.

Descrita esta situação nos nais de 1220 como tendo ocorrido cerca de um ano antes, é possível que todos estes acontecimentos tivessem tido lugar no decurso de 1219, embora o relato papal seja apenas de nal de 1220.

Curiosamente, em Dezembro de 1220, Estêvão Soares da Silva está ausente da documentação régia, situação que tem início em Março deste mesmo ano, o que poderá signicar que a fuga referida pela bula poderá ter tido lugar nos primeiros meses de 1220 e os ataques aos bens do arcebispo no nal de 1219 ou nos primeiros meses de 1220.

As Inquirições de 1220, dirigidas a algumas das áreas de jurisdição do arcebispo e realizadas em Agosto deste ano, teriam sido realizadas na ausência de Estêvão Soares da Silva e, na verdade, encontramos numerosas referências à fuga do arcebispo e a outros eclesiásticos que o teriam acompanhado incluídas no próprio texto das inquirições26.

A uma primeira ausência, datável dos meses centrais de 1220, seguiu-se possivelmente uma outra, já na segunda metade de 1221, dado que o seu nome desaparece das listas de con rmantes da documentação régia e assim se manterá até Agosto de 1222.

https://research.unl.pt/ws/portalfiles/portal/3552566/Inquirir_na_I...

view all

Estevão Soares, Arcebispo de Braga's Timeline