Fernão Gonçalves Barbosa, Senhor da Honra de Aborim

Is your surname Barbosa?

Connect to 13,518 Barbosa profiles on Geni

Fernão Gonçalves Barbosa, Senhor da Honra de Aborim's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About Fernão Gonçalves Barbosa, Senhor da Honra de Aborim

FERNÃO GONÇALVES BARBOSA filho de Gonçalo Fernandes Barbosa N 19 consta do seu ttº como acima dizemos ser neto de Pedro ou Gonçalo Fernandes N 18, e da confirmação foi Sr da honra de Aborim e Couto de Brandar, e mais casa de seu pai justificou a 14 de Fevereiro de 1438 na vila de Ponte do Lima sendo Juíz Ayres de Magalhães e escrivão Fernão Lourenço, apresentando uma carta do Rei D. Duarte com selo redondo, assinada por Afonso Giraldes e Luís Martins ouvidores de El Rei por onde constava ser sobrinho de João da Mota, e Alvaro da Mota criados do dito Rei D. Duarte, e provou eram filhos do dito Pedro Fernandes ou Gonçalo Fernandes de Barbosa, e sua mulher D. Chamoa Martins de Aborim, irmã de D. Alda Martins chamadas Ricas Donas de Aborim, onde provou serem senhoras de Refoios e Brandar o que constava de outra Justificação feita em Lisboa na Loge de Felipe Afonso por Rodrigo Annes, serviu Fernão Gonçalves em Africa ao Rei D. Afonso V, e se achou na defesa de Ceuta com seis homens a sua custa em que se portou com valor e se destinguiu muito porém seguiu as partes do Infante D. Pedro Duque de Coimbra e com ele se achou na infeliz batalha de Alfarrobeira de 20 de Maio de 1448 por cuja causa foi muito mal visto do dito Rei e talvez por isto perderia o couto de Brandar, e suposto que depois tornou a servir o dito Rei com algumas lanças a sua custa e se achou na batalha do Touro contra Castela em 1476 e tornou ao socorro de Ceuta, com homens armados, e fez muitos serviços, nada fez tornar a sua casa ao esplendor que antes tinha. Casou com Leonor Vaz Malheiro filha de Afonso Malheiro no ttº de Malheiros § 1 N 2

Lourenço Mendes Monterroio, e Rosado, lhe dão por mulher a D. Leonor Vaz de Azevedo que dizem ser filha de Lopo Dias de Azevedo Sr da Casa de Azevedo e Joana Gomes da Silva no ttº de Azevedos § ... N ... outros dizem filha de Vasco Paes de Azevedo mas com nenhuma das ditas filiações a topamos

Foi Fernão Gonçalves Barbosa Sr das quintas de Aveleda Chelo, — e do Beco e ................ menda junto a Arrifana de Sousa

21 Gonçalo Fernandes Barbosa s.g.

21 Alvaro Gonçalves Barbosa segue 21 Diogo Barbosa s.n.

21 Fernão Barbosa s.n.

21 Isabel Barbosa § 48

21 João Fernandes Barbosa levou o Solar § 11

21 Jorge Barbosa § 219

21 D. Genebra Barbosa mulher de João do Rego

21 Maria Barbosa mulher de seu primo Pedro Barbosa Aranha § 29 no ttº de Aranhas N 8 c.g.

21 Gonçalo Vaz

21 Brites Barbosa § 49

21 B. Pedro Barbosa § 75

21 B. Isabel Barbosa § 151 =

(NFP, Gayo, BARBOSAS § 1 N 20).



Senhor da honra de Aborim e couto de Brandar.

"serviu Fernão Gonçalves em Africa ao Rei D. Afonso V, e se achou na defesa de Ceuta com seis homens a sua custa em que se portou com valor e se distinguiu muito porém seguiu as partes do Infante D. Pedro Duque de Coimbra e com ele se achou na infeliz batalha de Alfarrobeira de 20 de Maio de 1448 por cuja causa foi muito mal visto do dito Rei e talvez por isto perderia o couto de Brandar, e suposto que depois tornou a servir o dito Rei com algumas lanças a sua custa e se achou na batalha do Touro contra Castela em 1476 e tornou ao socorro de Ceuta, com homens armados, e fez muitos serviços, nada fez tornar a sua casa ao esplendor que antes tinha."

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=39006

Filhos:

Álvaro De Antas 1450 - ?

Inês Gonçalves Bacelar Carmena (nascida De Antas) 1460 - ?

Lourenço De Antas 1450 - ?

Rodrigo Álvares De Antas, o Cavaleiro de Esporas Douradas 1460 - ?


Nasceu cerca de 1430 Senhor da honra de Aborim e couto de Brandar "serviu Fernão Gonçalves em Africa ao Rei D. Afonso V, e se achou na defesa de Ceuta com seis homens a sua custa em que se portou com valor e se destinguiu muito porém seguiu as partes do Infante D. Pedro Duque de Coimbra e com ele se achou na infeliz batalha de Alfarrobeira de 20 de Maio de 1448 por cuja causa foi muito mal visto do dito Rei e talvez por isto perderia o couto de Brandar, e suposto que depois tornou a servir o dito Rei com algumas lanças a sua custa e se achou na batalha do Touro contra Castela em 1476 e tornou ao socorro de Ceuta, com homens armados, e fez muitos serviços, nada fez tornar a sua casa ao esplendor que antes tinha."

Fontes

Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo - vol. II - pg. 56 Nobiliário das Famílias de Portugal - vol. II - pg. 239 ((Barbosas))

Soveral:

http://www.soveral.info/mas/Correia.htm

Fernão Gonçalves Barbosa, nascido cerca de 1398 e falecido cerca de 1478, senhor do paço e honra de Aborim, em Quintiães (Barcelos), e do couto de Brandara, em Ponte de Lima. Gaio diz que esteve em Alfarrobeira pelo infante D. Pedro, mas não há notícia disso, salvo se é o Fernão Gonçalves, escudeiro, criado do infante D. Pedro, a quem D. Afonso V perdoou a 2.5.1455 o ter estado na batalha de Alfarrobeira ao lado do dito infante.

Na instituição do morgadio de Aborim, seu filho Álvaro Barbosa diz que seu pai, Fernão Gonçalves Barbosa, "ficou mais delgado de fazenda que não serviu salvo com sinco ou seis, e por seeu falecimento elle Alvaro Barbosa que era seu filho maior partiu com sinco outros irmãos que lhe não ficou por onde podesse servir com dous". Casou cerca de 1441 com Leonor Vaz Malheiro, n. cerca de 1428, filha de Vasco Afonso Malheiro, escudeiro da Casa do infante D. Pedro e senhor da torre de Refoios (do Lima), e de sua mulher Beatriz Anes (ver o meu estudo "Reflexões sobre a origem dos Rocha, dos Aguiã, dos Calheiros e dos Jácome"). Documenta-se que Fernão Gonçalves Barbosa teve seis filhos, mas só consegui encontrar seguros cinco.