Fernando de Almada, 2º conde de Avranches

Is your surname de Almada?

Connect to 2,144 de Almada profiles on Geni

Fernando de Almada, 2º conde de Avranches's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Fernando de Almada, 2º conde de Avranches

Birthdate:
Death: April 29, 1496 (61-70)
Immediate Family:

Son of Álvaro Vaz de Almada, 1º conde de Abranches and Catarina de Castro
Husband of Constança de Noronha, 5ª senhora de Lagares d' El-Rei and N N
Father of Isabel de Noronha e Castro; Antão de Almada; Pedro de Almada and Beatriz Fernandes de Abranches
Half brother of João de Abranches; Isabel da Cunha; Violante da Cunha; Leonor da Cunha and Brites da Cunha

Managed by: Private User
Last Updated:

About Fernando de Almada, 2º conde de Avranches

Capitão-mór de Lisboa.

A filha natural, Beatriz Fernandes de Abranches, não é referida pelos Nobiliários.

Quanto ao filho Rui Fernandes de Almada referido com reservas em NFP, a cronologia parece desmentir esta filiação. ————————————————————————————————————————————————— Fernando de Almada (que em novo se chamou D. Fernando de Abranches).

Quando seu famoso pai D. Álvaro Vaz de Almada foi morto em desgraça na batalha de Alfarrobeira, D. Fernando era ainda era uma criança muito pequena e seu avô materno estava nas boas graças de D. Afonso V de Portugal, nesse sentido nem ele nem sua mãe sentiram qualquer necessidade de se exilarem em Espanha, como fez seu irmão mais velho D. João de Almada e Abranches.

Na verdade, mesmo depois desse histórico momento recebeu o mesmo título de conde de Abranches, o 2º depois de seu pai e há quem diga que último, que terá sido dado pelo rei francês a pedido do referido monarca português, bem como dele e em terras portuguesas exerceu os cargo de Capitão-Mor do Mar, ou Capitão-Mor da Frota (Real) e de Conselheiro do mesmo rei.

Terá sido um dos primeiros vinte e sete cavaleiros a receber a Ordem da Torre e Espada.

Dados históricos

Casou em 1463, antes de 13 de Julho, mas, por contrato aprovado por El-Rei D. Afonso V só em 24 de Setembro.

Casou por dote e arras e não em carta de metade, conforme era costume e usança dos Reinos, levando sua mulher D. Constança como dote cinco mil coroas, dadas por El-Rei e mais para ajuda do dito dote, mil e quinhentas coroas, dadas por sua mãe D. Brites ou Beatriz de Noronha e ainda, outras mil e quinhentas, por sua tia D. Constança de Noronha, Duquesa de Bragança, ambas netas de Enrique II rei de Castela e da princesa Dona Isabel de Portugal.

Não foi porém só este valor o dote que D. Constança de Noronha e Almada trouxe para o casal. Por virtude do seu casamento, foi por ela ainda que o Senhorio dos Lagares d’El-Rei passou à posse da Casa Almada.

Segundo Pinheiro Chagas, D. Afonso V gastou com os casamentos de seus vassalos, uma soma superior a 600.000 coroas.

Existe no arquivo da Casa Almada, uma escritura de D. Fernando e sua mulher D. Constança de Noronha e Almada, que compraram em 27 de Junho de 1467, a Nuno Barbudo, fidalgo da casa d’El-Rei, e sua mulher Beatriz Simões, umas casas que eram possuidores, às Portas de Santo Antão.

Não sabemos se a família já teria outras, mas provavelmente, foram estas que deram origem ao Palácio Almada no Rossio, que através dos tempos foi sofrendo alterações, para dar o que hoje chamam Palácio da Independência.

Terá participado na Batalha de Toro.

Precisamente terá sido, conforme de lê em Rui de Pina, quando D. Fernando d'Almada, fez parte da comitiva de D. Afonso V, quando este se deslocou a França para solicitar a Luiz XI, a colaboração nas lutas de sucessão de Joana, a Beltraneja, filha de Henrique IV, ao trono de Castela.

Na corografia de Pe. Carvalho, A. B. Freire e Oliveira Martins no "Príncipe Perfeito" diz: "D. Fernando foi feito Conde de Avranches, por Luís XI de França em 1476, estando já a Normandia em poder desta Coroa".

Este título anteriormente, tinha sido dado a seu pai D. Álvaro Vaz de Almada, por Henrique VI de Inglaterra a 4 de Agosto de 1445, quando a Normandia era um Ducado Inglês. A. B. Freire, nos "Brasões da Sala de Sintra" liv. 3º pg. 325 e seg., diz: "encontro porém uma carta mandada passar por D. João, por graça de Deus, Príncipe primogénito herdeiro dos Reinos de Portugal e dos Algarves, em 7 de Maio de 1478, pela qual declara ter mandado ora assentar em seus livros a D. Fernando d'Almada, Conde de Avranches, e quer que tenha de seu assento em cada ano, desde o 1º de Janeiro passado em diante 102.864 reais brancos. Esta carta encontra-se transcrita na de confirmação do referido assentamento ao mesmo Conde em 18 de Março de 1489, está registada, só por si no liv. 1º do Cartório de Santiago, fls. 135".

Em 12 de Novembro de 1469, D. Afonso V privilegia D. Fernando de Almada, seu conselheiro régio e capitão-mor do reino, concedendo-lhe licença para poder nomear na cidade do Porto, um alcaide do mar.

Na verdade, é nessa qualidade, que ao seu filho D. Antão eram dadas tenças que tinham sido pagos pela casa da sisa dos vinhos de Lisboa ao seu pai, em satisfação da renda do sisão dos judeus, por uma carta feita na vila de Arronches a 10 de Maio de 1475, confirmada por outra feita em Beja a 24 de Março de 1489, que por sua vez, é confirmada por outra carta feita em Setúbal, a 27 de Abril de 1496.

Num artigo do jornal do O Comércio do Porto, de 3 de julho de 1902 por Silex, intitulado "O Camareiro" diz: "Foram também, confirmados os bens da coroa que seu Pai houvera".

A. B. Freire, nos "Brasões da Sala de Sintra" liv. 3º fls. 352 e seguintes, cita Chancelaria de D. Manuel, liv. 34 fls. 47 V dizendo: "morreu nas proximidades de 29 de Abril de 1496, em que se andava confirmando a casa de filho".

Dados genealógicos

D. Fernando de Almada (2º Conde de Avranches).

Filho de:

D. Álvaro Vaz de Almada, 1º conde de Abranches e de sua 2.ª mulher D. Catarina de Castro (casados em 1442) que depois casou com D. Martinho de Ataíde, 2º conde de Atouguia.

Casou com: D. Constança de Noronha, 5ª senhora dos Lagares d’El-Rei, "donzela da princesa Santa Joana e «sobrinha d'El-Rei»", filha de Ruy Vaz Pereira, 4º senhor dos Lagares d’El-Rei, senhor de Cabeceiras de Basto, etc., e de D. Beatriz de Noronha, camareira-mor da rainha de Castela (D. Joana de Portugal) e por sua vez filha de D. Afonso Henriques, conde de Gijón e Noronha, filho de Henrique II de Castela e da infanta Isabel de Portugal.

Tiveram:

D. Pedro de Almada, que morreu solteiro.

D. Antão de Almada, casado com D. Maria de Menezes.

D. Isabel de Noronha casada com António de Furtado de Mendonça, o "Chús", Comendador de Veiros, Serpa, Cano e Moura, na Ordem de Aviz , filho de Nuno Furtado de Mendonça, Aposentador-mor do Reino.

Filha natural (desconhecendo-se a sua mãe):

Branca ou Beatriz Fernandes de Abranches casada com Diogo Afonso, Fidalgo da Casa Real, 1º senhor da casa de Mangualde.

https://www.wikiwand.com/pt/Fernando_de_Almada,_2.%C2%BA_conde_de_A...

view all

Fernando de Almada, 2º conde de Avranches's Timeline