Francisco Gonçalves Martins, 1º visconde de São Lourenço

How are you related to Francisco Gonçalves Martins, 1º visconde de São Lourenço?

Connect to the World Family Tree to find out

Francisco Gonçalves Martins, 1º visconde de São Lourenço's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Related Projects

About Francisco Gonçalves Martins, 1º visconde de São Lourenço

Francisco Gonçalves Martins, único barão e visconde com grandeza de São Lourenço, (Santo Amaro, Bahia ,13 de março de 1807 — 10 de setembro de 1872) foi um juiz, jornalista e político brasileiro.

Filho do fazendeiro e coronel da Guarda Nacional Raimundo Gonçalves Martins, estudou humanidades em Portugal, no seminário de Sarnache, depois cursou Direito na Universidade de Coimbra.

Ainda em Portugal, se envolveu no movimento a favor da rainha Maria II de Portugal, durante a Guerra Civil Portuguesa, fazendo parte do batalhão acadêmico que lutou a Batalha de Vouga e na de Moroços. Foi por isso obrigado a fugir para a Espanha, atravessando-a a pé e embarcando para a Inglaterra e depois à França, retornando ao Brasil em 1830.

Depois de atuar como advogado e jornalista, entrou para a magistratura, sendo juiz e chefe de polícia na Bahia, desembargador e depois nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça

Foi deputado geral de 1834 a 1850, presidente de província e senador do Império do Brasil de 1851 a 1872. Dirigiu a pasta de negócios do Império, sendo durante sua gestão construída a primeira estrada de ferro do Brasil e iniciada a navegação a vapor do Rio Amazonas.

Wikipedia

Fundação Casa de Rui Barbosa

Francisco Gonçalves Martins (barão e visconde com grandeza de São Lourenço) nasceu em Santo Amaro, Bahia em 12 de março de 1807. Filho do fazendeiro, Coronel Raimundo Gonçalves Martins. Formou-se em direito quando ainda vivia em Coimbra, Portugal (1827). Casou com Maria da Conceição Peçanha Martins. Ao regressar ao Brasil, foi chefe de Polícia na Bahia, quando eclodiu a revolução do Sabino (Sabinada) em 1837, sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro desde 1845, presidente da província da Bahia entre 1848 e 1852 e entre 1868 e 1871. Faleceu em Salvador, Bahia em 10 de setembro de 1872.

view all

Francisco Gonçalves Martins, 1º visconde de São Lourenço's Timeline