Francisco de Barros e Accioli de Vasconcelos

public profile

Is your surname de Barros e Accioli de Vasconcelos?

Research the de Barros e Accioli de Vasconcelos family

Francisco de Barros e Accioli de Vasconcelos's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Francisco de Barros e Accioli de Vasconcelos

Birthdate:
Birthplace: Vila das Alagoas, Alagoas, Brazil
Death: September 25, 1907 (60)
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Immediate Family:

Son of José de Barros Accioli Pimentel and Ana Carlota de Abuquerque Mello
Husband of Maria do Carmo do Valle
Father of Lucilla do Valle Accioli de Vasconcellos; Inesilla do Valle de Barros Accioli de Vasconcellos and Quintilla do Valle e Accioli de Vasconcellos

Occupation: coronel, diretor-geral de terras e colonização
Managed by: Private User
Last Updated:

About Francisco de Barros e Accioli de Vasconcelos

Francisco de Barros e Accioli de Vasconcelos (Vila das Alagoas, 28 de setembro de 1846 — Rio de Janeiro, 25 de setembro de 1907) foi um militar brasileiro, um dos responsáveis pela iniciativa de iniciar a imigração italiana para o Brasil como inspetor-geral de Terras e Colonização do império do Brasil.

Nascimento e filiação

Era filho do médico José de Barros Accioli Pimentel, descendente da família Accioli de Vasconcelos de Alagoas, e de Ana Carlota de Albuquerque Melo. Embora de famílias de proprietários de terras na região, eram considerados pobres, e em 1855 o filho de ambos, Francisco, é recomendado para uma bolsa de estudos na Corte, patrocinada pelo governo da província.

Estudos e carreira militar

Muda-se em 1864 para a Corte, onde foi admitido na Escola Central para estudos superiores de engenharia. Abandonou os estudos em começos de 1865 e alistou-se entre os Voluntários da Pátria para lutar na Guerra do Paraguai. Ferido em combate, lutou nas batalhas de Humaitá, Tuiuti, Curupaiti, Chaco e Itororó, quando foi ferido. Chegou à patente de major no campo de batalha em 28 de fevereiro de 1870, reformando-se ao fim da guerra como tenente-coronel honorário. Foi quem saudou, em sua partida ao fim da guerra, o Conde d'Eu, comandante supremo das forças aliadas, em nome do exército.

Carreira civil e condecorações

Foi secretário do Arsenal de Guerra da Corte, chefe de seção da Secretaria de Agricultura, e enfim inspetor-geral de Terras e Colonização, cargo no qual se aposentou. Recebeu a Ordem da Rosa no grau de oficial, a Ordem do Cruzeiro como cavaleiro, e a Legião de Honra, essa tendo-lhe sido concedida pelo governo francês em =1884.

Obras

Publicou em 1884 o Guia do imigrante para o império do Brasil e, no Congresso Internacional de Eletricidade que se realizou ao mesmo ano em Paris, apresentou estudos sobre a telegrafia no Brasil.

Honrarias como Barão de Accioli

Fundador e primeiro presidente do Círculo Alagoano do Rio de Janeiro, deram seu nome a colônias italianas dispersas pelo Brasil, como a atual Acioli no Espírito Santo, e a Colônia Tenente-Coronel Accioli, próxima a Curitiba. Alberto Rangel, arquivista da família imperial brasileira, a ele se refere pelo título de Barão de Accioli, que lhe teria sido concedido ao fim do império, e com tramitação interrompida pela república.

Vida privada

Casou-se em 8 de fevereiro de 1872, no Rio, com D. Maria do Carmo do Vale, filha do comerciante português João Maria do Vale, fidalgo-cavaleiro da casa real. Teve cinco filhos, com descendência até hoje. Aposentado, faleceu no Rio de Janeiro em 25 de setembro de 1907.

Fonte:WP

view all

Francisco de Barros e Accioli de Vasconcelos's Timeline

1846
September 28, 1846
Vila das Alagoas, Alagoas, Brazil
1876
September 16, 1876
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
1880
1880
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
1907
September 25, 1907
Age 60
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
????