Frederico Tomás Ferreira Pinto Basto

Is your surname Ferreira Pinto Basto?

Connect to 111 Ferreira Pinto Basto profiles on Geni

Frederico Tomás Ferreira Pinto Basto's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Frederico Tomás Ferreira Pinto Basto

Also Known As: "Frederico Tomás Ferreira Pinto Basto"
Birthdate:
Birthplace: Santa Catarina, Lisbon, Lisbon, Portugal
Death: February 22, 1939 (66)
Casa das Gaeiras, Óbidos, Leiria District, Portugal
Immediate Family:

Son of Eduardo Ferreira Pinto Basto and Lucy Custance
Husband of Sofia Ferreira Pinto Basto and Emilia Garrido Pinheiro
Father of Private; Private; Private; Maria Eugénia Pinheiro Ferreira Pinto Basto; António da Silva Pinheiro Ferreira Pinto Basto and 3 others
Brother of Guilherme Ferreira Pinto Basto; Alice Ferreira Pinto Basto; Eduardo Ferreira Pinto Basto and Lucília Ferreira Pinto Basto

Occupation: Empresário. Industrial
Managed by: Eduardo Cardoso Mascarenhas de L...
Last Updated:
view all 16

Immediate Family

About Frederico Tomás Ferreira Pinto Basto

Frederico Ferreira Pinto Basto (1872-1939) , nascido em Lisboa no dia 19 de Junho de 1872, bisneto de José Ferreira Pinto Basto, o fundador da Fábrica da Vista Alegre em Ílhavo (1824), era filho de um português, Eduardo Ferreira Pinto Basto, e de uma senhora inglesa, D. Lucy Custance.

Apesar de ter nascido na capital portuguesa, desde muito cedo partiu para Inglaterra, para estudar nos melhores colégios londrinos. A ele e aos seus irmãos, Eduardo e Guilherme, por volta do ano de 1886, se atribui a introdução das regras do futebol em Portugal. Participa, assim, no primeiro jogo de futebol, alguma vez realizado no nosso país. Este jogo efectuou-se na cidade de Lisboa, em 22 de Janeiro de 1889, no local onde se encontra a Praça de Touros do Campo Pequeno, em frente ao Palácio Galveias, ganhando o conjunto português por 2-1 a uma formação inglesa, constituída para o efeito.

Em 1902, ao casar em segundas núpcias, com D. Emília Garrido Pinheiro, vem viver para a propriedade dos Pinheiros, na localidade das Gaeiras, perto da Vila de Óbidos. Apercebendo-se da importância do espólio que existia na casa herdada por sua mulher, relativamente ao período da Guerra Peninsular, torna-se um estudioso do período em causa. Dedica-se afincadamente à organização de todas as recordações bibliográficas, documentais, museológicas, cartográficas e iconográficas, além da armaria, existentes na chamada “Casa das Gaeiras”. Com um excelente rigor científico, para a altura, no tratamento e inventariação das peças que conseguiu reunir, consegue criar um museu particular, visitável e consagrado às memórias da Guerra Peninsular.

Até ao seu falecimento (ocorrido em 22 de Fevereiro de 1939), manteve uma estreita correspondência com instituições portuguesas, inglesas (especialmente) e até francesas, com o intuito de enriquecer cada vez mais o seu acervo.

Naturalmente que a educação inglesa de Frederico Ferreira Pinto Basto, influenciou-o na sua maneira de pensar e de agir, sendo um autodidacta na forma como preparou e concebeu um espaço museológico, tão pouco em voga no Portugal dos anos 30.

Muitos anos depois da sua morte, em 1961, os seus descendentes, centrados na figura de José Ferreira Pinto Basto, resolveram doar à Câmara Municipal de Óbidos, algumas das peças, maioritariamente material bélico, que existiam no seu museu. Peças essas, que nove anos depois, puderam ser apreciadas por todos, no novo Museu Municipal de Óbidos.

view all 12

Frederico Tomás Ferreira Pinto Basto's Timeline

1872
July 19, 1872
Santa Catarina, Lisbon, Lisbon, Portugal
1903
January 25, 1903
1905
March 29, 1905
1907
April 10, 1907
1939
February 22, 1939
Age 66
Casa das Gaeiras, Óbidos, Leiria District, Portugal