Gabriel Francisco Junqueira, barão de Alfenas

How are you related to Gabriel Francisco Junqueira, barão de Alfenas?

Connect to the World Family Tree to find out

Gabriel Francisco Junqueira, barão de Alfenas's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Related Projects

About Gabriel Francisco Junqueira, barão de Alfenas

Gabriel Francisco Junqueira, primeiro barão de Alfenas, (São Tomé das Letras, 1782 — São Tomé das Letras, 13 de janeiro de 1868) foi um político, agricultor e pecuarista brasileiro.

Biografia

Proprietário de diversas fazendas na atual microrregião de São Lourenço - uma delas, a fazenda de Campo Alegre, foi onde nasceu e deve ter tido as primeiras letras ali mesmo, pelo professor Luís Gomes e atualmente a fazenda Campo Alegre consiste num bairro de São Tomé das Letras. Gabriel Francisco Junqueira casou-se em 11 de junho de 1808, com Ignácia Constança de Andrade. Após a morte de sua esposa, em 27 de junho de 1858, foi seu inventariante. No inventário, constam várias fazendas dedicadas à agricultura e pecuária, além de grande quantidade de cavalos, gado e porcos - Gabriel Francisco foi quem começou a criação, seleção e desenvolvimento da raça Mangalarga. Mas o que impressiona é o expressivo número de escravos: 111 e o monte-mor (soma dos bens legados) de 327:219$100 (trezentos e vinte sete contos, duzentos e dezenove mil réis e cem vinténs). Muito acima dos abastados fazendeiros da época. Esse inventário é muito interessante pois nos dá uma ideia dos usos e costumes do século XVIII.

A Família Junqueira destacava-se não só pelos recursos econômicos de que dispunham seus membros, como também, em consequência destes, pelo poder e prestígio político propiciado, entre outros, pela eleição de Gabriel Francisco Junqueira. Com grande influência política, o Barão de Alfenas foi deputado federal do Parlamento Imperial em três legislaturas seguidas (1834-1837). , em 1831, na eleição para deputado na Assembleia Constituinte, encarnando as ideias liberais, Gabriel Francisco foi o escolhido para concorrer com o candidato do Imperador D. Pedro I, o ministro José Antônio da Silva Maia, representante do conservadorismo Imperial. Derrotou-o fragorosamente por uma diferença de mais de 95% do votos. Com a derrota estrondosa de seu candidato, o Imperador entrou em depressão e essa derrota e mais o assassinato do jornalista Líbero Badaró, na província de São Paulo, foram fatores fundamentais para que abdicasse, em 7 de abril de 1831, em favor de seu filho. Desta forma, a eleição de Gabriel Francisco Junqueira foi um marco importante na história de nosso país pois consolidou os ideais liberais que iriam daí por diante dominar o Parlamento Imperial.

Envolveu-se na Revolta de Sorocaba, em 1842. Chegou a ser julgado diversas vezes, mas conseguiu ser absolvido em todas.O Barão de Alfenas faleceu em 18 de janeiro de 1868, aos 87 anos de idade. Foi enterrado na Igreja de São Tomé das Letras, que acabara de construir. Quando morreu, tinha o amor e o respeito de toda a família, o qual nos foi passado por tradição através de gerações, e um enorme prestígio político por sua liderança liberal e pelos inúmeros serviços prestados a Minas e à Nação.

Casamento

No ano de 1808, data da vinda da família real portuguesa para o Brasil, casou-se Gabriel Francisco, no dia 11 de junho, com Inácia Constança de Andrade, filha de José de Andrade Peixoto e de Maria Vitória do Nascimento. Esta senhora, de alta linhagem, descendia das mais nobres casas reais da Europa, tendo, entre seus ancestrais, os reis portugueses da Dinastia de Borgonha, fundadora de Portugal, os merovíngios, Carolíngios e Capetíngeos da França, os antigos reis dos reinos das Astúrias, de Castela, de Leão, de Navarra, de Aragão, de Oviedo e da Galiza, na península ibérica, e o rei Henrique I, da Germânia. Um dos seus mais nobres ancestrais foi Afonso X, "o sábio", rei de Castela, de Toledo e de Sevilha. Seu mais antigo antepassado conhecido foi o rei godo Leovigildo, que no século IV da era cristã invadiu e dominou àquela que seria a futura Espanha.

José de Andrade Peixoto era irmão de um dos lideres da Inconfidência Mineira, Inácio José de Alvarenga Peixoto, idealizador da bandeira dos inconfidentes, hoje a bandeira do Estado de Minas Gerais.

Filhos

Gabriel Francisco Junqueira e Inácia Constança de Andrade tiveram dez filhos:

  1. Helena Nicézia Junqueira, que se casou com o coronel Antônio José Ribeiro de Carvalho;
  2. Gabriel Francisco de Andrade Junqueira, que foi a primeira pessoa morta pelos escravos na fazenda Campo Alegre no episódio que ficou conhecido como "Levante da Bella Cruz";
  3. João Tibúrcio Junqueira, que faleceu solteiro;
  4. Francisco de Andrade Junqueira, que se casou com a sua sobrinha Maria Ribeiro de Carvalho, filha de sua irmã Helena Nicézia Junqueira;
  5. Mariana Vitória de Andrade Junqueira, que se casou com José Ribeiro da Luz;
  6. Antônio Gabriel Junqueira, que se casou com sua sobrinha Helena Ribeiro Junqueira, filha de sua irmã Helena Nicézia Junqueira;
  7. Maria Rita de Andrade Junqueira, que se casou com José Procópio de Azevedo;
  8. Ana Gabriela Junqueira, que se casou com João Pedro Diniz Junqueira;
  9. Rita de Cássia de Andrade Junqueira, que se casou com José Procópio de Azevedo Paiva; e
  10. Joaquim Tibúrcio Junqueira, que se casou com a prima Gabriela Angelina Andrade.

Títulos nobiliárquicos e honrarias

  • Barão de Alfenas

Pelo Decreto de 11 de outubro de 1848, o Imperador D. Pedro II, reconhecendo seus méritos pelos inúmeros serviços prestados à Nação, outorgou a Gabriel Francisco Junqueira, o título de Barão de Alfenas. O título faz referência à cidade mineira de Alfenas. Comendador da Imperial Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Fonte: WP

view all 16

Gabriel Francisco Junqueira, barão de Alfenas's Timeline

1782
1782
São Thomé das Letras, Minas Gerais, Brazil
1809
1809
State of Minas Gerais, Brazil
1810
1810
State of Minas Gerais, Brazil
1811
November 28, 1811
São Thomé das Letras, State of Minas Gerais, Brazil
1811
Cruzília, MG, Brazil
1812
1812
São Thomé das Letras, State of Minas Gerais, Brazil
1813
1813
State of Minas Gerais, Brazil
1814
1814
São Thomé das Letras, State of Minas Gerais, Brazil
1815
May 5, 1815
São Thomé das Letras, Minas Gerais, Brazil