Gabriel Garcia de Figueiredo, 1º barão de Monte Santo

How are you related to Gabriel Garcia de Figueiredo, 1º barão de Monte Santo?

Connect to the World Family Tree to find out

Gabriel Garcia de Figueiredo, 1º barão de Monte Santo's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Related Projects

About Gabriel Garcia de Figueiredo, 1º barão de Monte Santo

Obs: casamento com Maria Carolina: ver rolo 7 Caconde pag. 99

informado por Jackson

===================================

Foi um político, banqueiro, agricultor e pecuarista brasileiro.

Biografia

Proprietário de diversas fazendas na atual microrregião de São João da Boa Vista, abrangendo os municípios de Casa Branca, Mococa, Cajuru, Altinópolis, Batatais, São Tomás de Aquino e São Sebastião do Paraíso. Suas principais propriedades rurais foram denominadas Borda da Mata, nas terras da Alegria, Grama, Monte Santo e Jardim, em Casa Branca, tendo sido um dos maiores exportadores de café, da Província de São Paulo. Foi um dos fundadores do Banco Regional de Mococa. Sucedeu seu cunhado, o Capitão José Gomes de Lima, como chefe do Partido Conservador, cargo que exerceu de 1866 até a proclamação da República. Foi vereador à Câmara Municipal de Casa Branca, nas gestões de 1852 a 1856 e de 1860 a 1864, como representante da então Freguesia de São Sebastião da Boa Vista, hoje Mococa. Foi um dos fundadores e grande benemérito da cidade de Mococa, tendo sido eleito, em 1873, primeiro presidente da Câmara Municipal desta cidade, onde já exercera o cargo de juiz de paz. Em 1879, custeou sozinho a construção de um edifício destinado à instrução pública, doando-o ao governo provincial, no dia 25 de novembro de 1885. Católico fervoroso, prestou imensuráveis auxílios ao então pároco Padre Bento Monteiro do Amaral. Fez parte da comissão construtora do edifício da igreja matriz de Mococa, dedicada a São Sebastião. Atendendo suas disposições e última vontade, a sua filha Carolina Emília de Figueiredo, dou à cidade de Mococa o "Hospital Dona Carolina de Figueiredo".

Ascendência

O terceiro Barão de Monte Santo foi o décimo segundo filho do Capitão Diogo Garcia da Cruz e de Inocência Constância de Figueiredo; sendo neto paterno de Mateus Luís Garcia e de Maria Francisca de Jesus; e neto materno do Capitão-Mor José Álvares de Figueiredo – o fundador de Boa Esperança – e de Maria Vilela do Espírito Santo, que por sua vez era filha do Capitão Domingos Vilela e de Maria do Espírito santo e, por esta, neta de Diogo Garcia e de Júlia Maria da Caridade, uma das célebres Três Ilhoas.

Descendência

Em 30 de novembro de 1839, na ermida do Jaborandi, em Altinópolis, casou-se com sua sobrinha Maria Carolina de Figueiredo - filha de seu irmão Joaquim Garcia de Figueiredo e de Jacinta Carolina dos Reis – nascida a 18 de julho de 1928 e falecida a 18 de outubro de 1891, em Mococa Deste casamento, houve 7 filhos:

  • Maria Cândida de Figueiredo casou-se com João Batista de Barros Leite,
  • Ana Jacinta de Figueiredo casou-se com Urias Gonçalves dos Santos, Comendador da Ordem da Rosa, que foram pais, dentre outros, de:
  • Iria Leopoldina de Figueiredo que casou-se com Rogério O’Connor de Camargo Dauntre, sendo pais de:
  • Ricardo Gumbleton Daunt
  • Carolina Emília de Figueiredo casou-se com seu primo paterno capitão José Joaquim de *Figueiredo, filho de José Caetano de Figueiredo e de Ana Jacinta Garcia de Figueiredo –"’’Tia Senhora’’", (irmã do Barão),
  • Mariana Leopoldina de Figueiredo, nascida em 1848 e falecida solteira, em 11 de abril de 1895, Joaquim Silvério de Figueiredo nascido a 20 de junho de 1858, casou-se com sua prima Mariana Cândida de Figueiredo (1º casamento desta), filha de José Gomes de Figueiredo e de Mariana Leopoldina de Figueiredo, neta paterna do Capitão José Gomes de Lima e de Maria Constância de Figueiredo (irmã do Barão) e neta materna de Mateus Justino de Figueiredo (irmão do barão) e de Mariana Inocência de Figueiredo.
  • José Gabriel de Figueiredo casou-se, a primeira vez, com Carolina Augusta de Figueiredo e a segunda vez com Iria Gonçalves dos Santos,
  • Maria Pia de Figueiredo casou-se com o Tenente-Coronel Custódio Fernandes Pinheiro.

Título nobiliárquico e honrarias

  • Terceiro Barão de Monte Santo

Pelo Decreto de 19 de dezembro de 1885, o Imperador D. Pedro II, reconhecendo seus méritos pelos inúmeros serviços prestados à Nação, outorgou a Gabriel Garcia de Figueiredo, o título de Barão de Monte Santo que seria do Major Vicente Carvalhaes de Monte Santo de Minas, sendo que o título faz referência à cidade mineira de Monte Santo. Segundo consta, Gabriel teria recebido o título em lugar do Major e o imperador nada ficou sabendo a respeito do equívoco.[carece de fontes?] Foi Comendador da Imperial Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo e Tenente-Coronel da Guarda Nacional

Fonte: Wikipédia

view all 11

Gabriel Garcia de Figueiredo, 1º barão de Monte Santo's Timeline

1816
January 14, 1816
São João Nepomuceno, Minas Gerais, Brasil (Brazil)
1842
1842
State of Minas Gerais, Brazil
1848
1848
State of Minas Gerais, Brazil
1848
State of Minas Gerais, Brazil
1849
1849
Boa Esperança, Boa Esperança, Minas Gerais, Brazil
1852
1852
Casa Branca
1853
1853
State of Minas Gerais, Brazil
1855
1855
State of Minas Gerais, Brazil
1858
June 20, 1858
Monte Santo de Minas, State of Minas Gerais, Brazil
1895
November 18, 1895
Age 79
Mococa, State of São Paulo, Brazil