Gabriel de Lara, fundador de Paranaguá, co-fundador de Curitiba, PR

How are you related to Gabriel de Lara, fundador de Paranaguá, co-fundador de Curitiba, PR?

Connect to the World Family Tree to find out

Gabriel de Lara, fundador de Paranaguá, co-fundador de Curitiba, PR's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Related Projects

Gabriel de Lara

Birthdate:
Birthplace: Santana de Parnaíba, São Paulo, Brazil
Death: 1682 (77-86)
Immediate Family:

Son of Diego Ordóñez de Lara and Antonia de Oliveira
Husband of Brígida Lourenço
Father of Antonio de Lara, o velho and Maria de Lara
Brother of Maria de Oliveira; Manuel de Lara and Tomé de Lara
Half brother of Catarina Dias; Francisco Fernandes de Oliveira; Diogo de Lara, o moço; Francisco de Lara and Jerônimo de Lara

Managed by: Private User
Last Updated:

About Gabriel de Lara, fundador de Paranaguá, co-fundador de Curitiba, PR

- CAPITÃO MOR GABRIEL DE LARA, nascido por 1600, que em 1616 teria ido ao sertão do rio Paraúpava, em Goiás, na bandeira do capitão mor Antonio Pedroso de Alvarenga. Em 1632 era morador na vila de Nossa Senhora das Neves de Iguape (INV. E TEST., VIII, 325). Foi um grande sertanista no Paraná e o fundador das povoações de Paranaguá, por volta de 1646, e de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (Curitiba) em 1668. Em 1660 tomou posse do cargo, para o qual fora nomeado em 1656, de capitão mor e governador da nova Capitania de Paranaguá. C.c. BRÍGIDA GONÇALVES e fal.em 1682, c.g. (3).

http://www.asbrap.org.br/publicac/revista/rev1_art12.pdf

-----------------------------------------------------

Gabriel de Lara foi um sertanista paulista natural de Santana do Parnaíba que fundou arraiais e vilas no sul do Brasil. Silva Leme descreve sua família no volume Vol VIII - Pág. 485 Cap. 2.º § 2.º (Título Oliveiras) e Vol VI pág 508 § 6.º (Tit. Carrascos) da sua «Genealogia Paulistana». Filho do espanhol Diogo de Lara e da paulista Antônia de Oliveira, filha de Antonio de Oliveira Gago, desde adolescente percorrera os sertões na bandeira de Antônio Pedroso de Alvarenga ao Paraupava em 1616 e foi casado com Brígida Gonçalves.

Esteve na famosa bandeira de resgate pelo rio Itiberê, em cujas margens ergueu o pelourinho e fundou a vila de Paranaguá em 1648. Em 1640 mandaram-no erguer na costa de Paranaguá um posto avançado contra a invasão de estrangeiros, fundando arraial na ilha da Cotinga, para também poder se defender dos índios carijós.

Em 3 de dezembro de 1641 fundou a villa de Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco, atual cidade de São Francisco do Sul, Santa Catarina

E no ano de 1646 descobriu ouro nos campos de Curitiba, em cinco ribeiros, que chamou minas de Peruna, tendo-as dado em manifesto junto ao capitão-mor de São Paulo, sendo então nomeado primeira autoridade na região.

O general das canoas da costa, Eleodoro Ébanos Pereira, foi mandado pelo administrador-geral das Minas Duarte Correia Vasqueanes examinar pessoalm/ente as minas e a 20 de setembro de 1649 ouviu em autos as principais pessoas do lugar sobre tal merecimento.

Em 1656 Lara foi nomeado capitão-mor governador da nova capitania criada nas paragens e tomou posse a 15 de maio de 1660.

Morreu em 1682.

Fonte: WP

view all

Gabriel de Lara, fundador de Paranaguá, co-fundador de Curitiba, PR's Timeline