Gaspar da Silva, Sr. da Ilha de Ano Bom

Is your surname da Silva?

Connect to 112,012 da Silva profiles on Geni

Gaspar da Silva, Sr. da Ilha de Ano Bom's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Gaspar da Silva, Sr. da Ilha de Ano Bom

Birthdate:
Death:
Immediate Family:

Son of Afonso da Silva and Guiomar de Faria
Husband of Maria de Almeida, Sr.ª da Ilha de Ano Bom
Father of Alfonso de Silva and Luísa da Silva, Sr.ª da Ilha de Ano Bom

Managed by: Private User
Last Updated:

About Gaspar da Silva, Sr. da Ilha de Ano Bom

Gaspar de Silva, que cafó con Doña Maria de Almeyda, hija de Juan Fernandez de Almeyda. Historia de la Muy Ilustre Casa de Sousa, España, 1770 Descendencia de Martin Alfonfo de Sousa en diverfas Cafas por fu hijo Alfonfo Vazquez de Soufa el Cavallero, puefto en el num. 955. Señores de la Isla de Mayo. Pág. 443

---

Gaspar da Silva Sr. da Ilha de Ano Bom (Gayo, tit. HOMENS, $ 31 N 7).

---

Gaspar da Silva, senhor da ilha de Ano Bom pelo seu casamento com D. Maria de Almeida, filha de Manuel de Almeida, corregedor da corte, irmão de Luís de Almeida, senhor da dita ilha e «marido da famosa preta D. Simoa Godinho». Por linha feminina houve descendência na qual se continuou o senhorio da referida ilha até 1778, quando ela passou para o domínio espanhol.

Da «famosa preta D. Simoa Godinho» encontro esta notícia:

«Vendo os Religiosos [da Cartuxa] o embaraço, que havia para se augmentar o edifício [da Pampulha], tratarão de se mudar para huma quinta de Laveiras, termo de Lisboa, no anno de 1598, a qual quinta tinha sido de D. Simoa Godinho, mulher de cor preta, mas muy rica, nobre, e principal da Ilha de S. Thomé, com quem casara certo fidalgo Portuguez, e vindo para Lisboa, havia ficado viuva, e sem successaó. Distribuindo os seus bens em obras pias, deixou a quinta de Laveiras para se fundar hum Convento de Frades pobres a arbítrio da Mesa da Misericórdia. Houve muitos empenhos, porque cada huma das Religiões mendicantes a pretendia, até que El-Rey Filippe IL alcançou de Roma licença de transacção para os Padres da Cartuxa, e a confirmação de hum censo de cem mil reis, que todos os annos pagava a Coroa a dita D. Simoa» (1).

(1) João Bautista de Castro, Mappa de Portugal, II, CS.

(in: Anselmo Braamcamp Freire, Brasões da Sala de Sintra, VIII SENHORES DA CHAMUSCA, DUQUES DE PASTRANA, Lv.2, 2ª ed., Univ. Coimbra, 1927)