Gastão da Câmara Coutinho Pereira de Sande, 1º conde da Taipa

Is your surname da Câmara Coutinho Pereira de Sande?

Research the da Câmara Coutinho Pereira de Sande family

Gastão da Câmara Coutinho Pereira de Sande, 1º conde da Taipa's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Related Projects

Gastão da Câmara Coutinho Pereira de Sande, 12º senhor das ilhas Desertas

Birthdate:
Birthplace: Beato, Lisboa, Lisboa, Reino de Portugal
Death: March 27, 1866 (72)
São Mamede, Lisboa, Lisboa, Reino de Portugal
Immediate Family:

Son of Luis Gonçalves da Camara Coutinho, 11º senhor das Ilhas Desertas and Maria Benedita de Noronha
Husband of Francisca de Almeida Portugal
Brother of Ana José de Assis da Câmara; Juiz José Félix de Assis da Camara Coutinho Pereira de Sande, 3º conde da Taipa ; Manuel Jerónimo da Camara Coutinho Pereira de Sande, 2.º conde da Taipa; D. Juliana José Assis da Camara and Marquesa Maria Constança da Câmara

Managed by: Eduardo Cardoso Mascarenhas de L...
Last Updated:

About Gastão da Câmara Coutinho Pereira de Sande, 1º conde da Taipa

12º senhor das ilhas Desertas, e dos morgados da Taipa e Regalados, alcaide-mor de Torres Vedras, par do reino. D. João VI concedeu o título de conde da Taipa por Decreto de 3 de Julho de 1823. Foi casado com D. Francisca de Almeida Portugal, depois desta enviuvar. Sem geração.

Gastão da Câmara Coutinho Pereira de Sande. 1º conde da Taipa desde 1823. Cunhado do marquês de Fronteira. Regressou a Portugal com D. João VI em 1821. Adere à vilafrancada de 1823. Par do reino em 1826. Preso por cumplicidade nas archotadas de Julho de 1827. Participa na belfastada de 1828, como ajudante de ordens de Palmela. Opositor do partido dos amigos de D. Pedro em 1833-1935. Em Outubro de 1833 publica carta contra o governo, pedindo a amnistia, o fim dos sequestros e a liberdade de imprensa. Chega então a ser preso, por ordem de Silva Carvalho. Opositor do setembrismo. Os inimigos chamavam-lhe o gago-ladrão companheiro de Almeida Garrett nas Viagens na Minha Terra.

Não teve pejo em dizer a D.Pedro IV, no Parlamento, que traía a Revolução e que queria construir um sistema pouco liberal. D.Pedro morreu de desgosto dias depois. D.Gastão não seria gago se falava assim, como não era maneta. pois pegou na espada por D.Miguel e depois por D. Pedro. E por falar assim foi preso. Violou Silva Carvalho a imunidade do Par do Reino, com um descaramento inaudito, mas nunca se atreveu o bacharel, a pegar numa pistola para desafiar Taipa, a pontaria do Conde era conhecida.

Foi vendendo D.Gastão o que os seus maiores lhe tinham deixado, porque não enriqueceu na guerra e na política e vendeu a Torre que tinha em Punhete, onde estivera Camões, vendeu o Senhorio das Desertas, não vendeu a Capela de S.Domingos do Chouto, no extremo do concelho, na fronteira da Chamusca, onde rezavam os campónios da charneca para se protegerem dos lobos.

view all

Gastão da Câmara Coutinho Pereira de Sande, 1º conde da Taipa's Timeline

1793
July 2, 1793
Beato, Lisboa, Lisboa, Reino de Portugal
1866
March 27, 1866
Age 72
São Mamede, Lisboa, Lisboa, Reino de Portugal