Gomes Lourenço de Abreu

Is your surname de Abreu?

Connect to 11,317 de Abreu profiles on Geni

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Related Projects

About Gomes Lourenço de Abreu

2.º senhor da torre e honra de Abreu. Foi senhor da Casa de seu pai, e Couto de Regalados, e Fidalgo mto principal no tempo do Rey D. Afonso III e de El-rei D. Dinis e senhor de Valladares por sua mulher.



Gomes Lourenço de Abreu (1130 -?) foi um fidalgo e Cavaleiro medieval do Reino de Portugal no tempo do rei D. Sancho de Portugal.

Foi o 2º Senhor da Torre de Abreu e também da honra de Abreu. Encontra-se documentado nos documentos que formam os arquivos do Mosteiro de Longos Vales, actual Igreja de São João dos Longos Vales, na localidade de Longos Vales, freguesia portuguesa do concelho de Monção.

Relações Familiares:

Foi filho de Lourenço Gonçalves de Abreu, alcaide-mór de Lapela (1100 -?). Casou com uma senhora cujo nome a história não regista de quem teve:

Rui Gomes de Abreu (1170 -?), 3º Senhor da Torre de Abreu.

Referências:

Linhages de Abreus, Vasco de Bettencourt de Faria Machado e Sampaio, Universitária Editora, 1ª Edição, Lisboa, 1998. pg. 6.

Gayo, Manuel José da Costa Felgueiras, Nobiliário das Famílias de Portugal, Carvalhos de Basto, 2ª Edição, Braga, 1989. vol. I-pg. 45 (Abreus).

https://www.wikiwand.com/pt/Gomes_Louren%C3%A7o_de_Abreu



6º senhor da torre e honra de Abreu

Foi senhor da Casa de seu pai, e Couto de Regalados, e Fidalgo mto principal no tempo do Rey D. Afonso III e de El-rei D. Dinis e senhor de Valladares por sua mulher.

E querendo El Rey D. Dinis dar o Concelho de Melgaco a outro Fidalgo, Gomes Lourenço se opôs, e obteve sentença a seu favor em 1 de Julho de 1317 (NFP)

A última filha, Maria Gomes de Abreu, não é mencionada por NFP.

Gomes Lourenço Vilarinho que NFP no título de Abreus faz seu filho, seria segundo NFP-vol. X-pg. 278 (Vilarinhos) filho de Afonso Rodrigues Vilarinho e de Constança Lourenço de Abreu, seguimos esta última filiação. Fontes

Linhages de Abreus - pg. 6

Nobiliário das Famílias de Portugal - vol. I - pg. 45 (Abreus)



2º senhor da torre e honra de Abreu

"Achão-so memorias delle no Mosteiro de Longos Valles foi Fidalgo m.to principal do tempo do Rey D. Sancho" (NFP)

Outros chamam Gomes de Abreu e o fazem filho de Gonçalo Rodrigues de Abreu

Linhages de Abreus - pg. 6

Nobiliário das Famílias de Portugal - vol. I - pg. 45 (Abreus)

àcerca (Português)

6º senhor da torre e honra de Abreu. "Foi senhor da Casa de seu pai, e Couto de Regalados, e Fidalgo mto principal no tempo do Rey D. Afonso III e de El-rei D. Dinis e senhor de Valladares por sua mulher, E querendo El Rey D. Dinis dar o Concelho de Melgaco a outro Fidalgo, Gomes Lourenço se opôs, e obteve sentença a seu favor em 1 de Julho de 1317." (NFP). A última filha, Maria Gomes de Abreu, não é mencionada por NFP. Gomes Lourenço Vilarinho que NFP no título de Abreus faz seu filho, seria segundo NFP-vol. X-pg. 278 (Vilarinhos) filho de Afonso Rodrigues Vilarinho e de Constança Lourenço de Abreu, seguimos esta última filiação. Linhages de Abreus - pg. 6 -Nobiliário das Famílias de Portugal - vol. I - pg. 45 (Abreus).



Fidalgo de D. Sancho I."Achão-so memorias delle no Mosteiro de Longos Valles foi Fidalgo m.to principal do tempo do Rey D. Sancho" (NFP). Outros chamam Gomes de Abreu e o fazem filho de Gonçalo Rodrigues de Abreu. Herdou do pai a casa de Abreu e os coutos de Regalados e Valadares da mulher. Recebeu de D. Dinis o Castelo de Melgaço.