Gordiano Dias Baptista

Is your surname Dias Baptista?

Connect to 115 Dias Baptista profiles on Geni

Gordiano Dias Baptista's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Gordiano Dias Baptista

Portuguese: Gordiano Dias Batista
Birthdate:
Birthplace: Iporanga, Iporanga, São Paulo, Brazil
Death: November 02, 1861 (72)
Iporanga, Iporanga, São Paulo, Brazil
Immediate Family:

Son of Tomas Dias Baptista; THOMAS DIAS BAPTISTA; THOMAZ DIAS BAPTISTA; Rita de Oliveira Rosa; RITA OLIVEIRA ROSA and 1 other
Husband of Senhoria de Oliveira Duarte do Valle and Senhorinha Oliveira Duarte
Father of ANACLETO DIAS BAPTISTA; Bento Dias Baptista and Anacleto Dias Baptista
Brother of Francisca Paula de Oliveira Rosa; Inácio Dias Batista, Capitão Apiai; Antonio Dias Baptista; João Paulo Dias Baptista; Rafael Dias Baptista and 4 others

Occupation: Tenente
Managed by: Private User
Last Updated:

About Gordiano Dias Baptista

Tenente Gordiano Dias Baptista, manteve-se em Iporanga, onde administrou várias propriedades, entre elas o Sítio Caracol, onde se produzia aguardente e melado. O imóvel passou ao filho de Gordiano, Anacleto Dias Batista (batizado em 16 de maio de 1789 e falecido em 2 de novembro de 1861 em Iporanga) e posteriormente ao neto, José Dias Batista (nascido em 9 de fevereiro de 1865, em Iporanga e falecido em Ribeira-SP em 27 de janeiro de 1945). Claudio Dias Batista nos traz o termo original de casamento de Gordiano, que assim diz: Aos dose de dezembro de mil oitocentos e dose nesta villa de Apiahi, depois de feitas as três canonicas admoestações, sendo dispensados do segundo grau de sanguinidade, e em presenca das testemunhas Manoel Joaquim Duarte do Valle, e Lourenco Dias Baptista, pessoas de mim bem conhecidas procedendo o sacramento da penitencia, em minha presenca se casarao com (patens) de presente Gordiano Dias Baptista filho do Capitao Thomaz Dias Baptista, e de sua mulher d. Rita de Oliveira Rosa com D. Senhorinha, filha de D. Angela de Oliveira Rosa e do Capitao-Mor Antonio Duarte do Valle, já falecido, naturais e todos fregueses desta paroquia e na missa lhes dei as Bençãos nupciais na forma da Igreja e por verdade fiz este assento que assignei. O Vig. Generoso Alexandre Vieira. Gordiano teve 13 filhos, segundo aponta a obra inédita de Claudio Dias Batista: Bento, Claro, Mafalda, Catarina, Gorgônio, Filipa, Gregório, Miguel, Tertuliano, Joana, Joaquina, Anacleto e Salvador.

Fonte: Wikipédia

Gordiano Dias Batista

Gordiano Dias Batista filho de THOMÁS DIAS BATISTA.

Termo de batismo como se encontra grafado: Aos dezesseis dias do mes de Maio de Mil settecentos, e oitenta e nove, na Capella de Iporanga, filial a esta Matriz de Santo Antonio da Villa de Apiahi , Baptizou e pos os Santos Oleos O Reverendo Capellao Coadjuntor Frei Antonio da Assuncao ao innocente =Gordiano= filho do Alferes Thomas Dias Baptista, e de sua mulher Donna Rita de oliveira Rosa; foram padrinhos Antonio Jose de Barros, solteiro, e Leodgaria da Silva, casada, todos moradores na dicta v\Capella e freguezes desta paroquia, do que fiz este assento, que por verdade assignei . O Vigario Thomas Alves de Castro

Seu irmão João Paulo, foi seu tutor com a morte do pai em 1802. No censo de 1807 aparece morando com João Paulo e com outro irmão, Rafael de 10 anos.

O Casamento:

Aos dose de dezembro de mil oitocentos e dose nesta villa de Apiahi, depois de feitas as tres canonicas admoestacoes, sendo dispensados do segundo grau de sanguinidade, e em presenca das testemunhas Manoel Joaquim Duarte do Valle, e Lourenco Dias Baptista, pessoas de mim bem conhecidas procedendo o sacramento da penitencia, em minha presenca se casarao com (patens) de presente Gordiano Dias Baptista filho do Capitao Thomaz Dias Baptista, e de sua mulher d. Rita de Oliveira Rosa com D. Senhorinha, filha de D. Angela de Oliveira Rosa e do Capitao-Mor Antonio Duarte do Valle, ja falecido, naturais e todos fregueses desta paroquia e na missa lhes dei as Bencaos nupciais na forma da Igreja e por verdade fiz este assento que assignei. O Vig. Generoso Alexandre Vieira.

Em 1812 o censo indica que ele é o cabeça da família, sendo casado com Senhorinha de 17 anos. Moram com ele o irmão mais velho, João Paulo (28) e o mais novo, Antonio (18). 5 escravos e dois agregados negros.

O censo de 1813 traz Gordiano e a esposa Senhorinha, com 7 escravos e o filho Bento, de um ano. Gordiano planta para sobreviver.

No Censo de 1814 aparece com 7 escravos.

O censo de 1820 informa que planta arroz e tem os filhos Bento (10), Mafalda (7) e Catarina (1). Tem 13 escravos.

É Alferes entre 1825 e 1830. Tinha plantação de 1000 acres de arroz, 100 de milho, 20 de feijão e 100 de farinha.

No censo de 1842 é "elegivel" e morador no sexto quarteirão. Em 27 ago 1851 sua patente era de tenente.

Faleceu em 2 de novembro de 1861. Causa Mortis: "hidropezia". © 2004, Claudio Dias Batista. Todos os direitos reservados.

1850 - O sub-delegado de Iporanga, Gordiano Dias Baptista, solicita às autoridades provinciais que se efetue a Rafael Décio, português estabelecido há mais de vinte anos no local, o pagamento que lhe é devido pela construção da cadeia local. http://www.almanack.paulistano.nom.br/xiririca4.html

Fonte: [http://albertoiporanga.blogspot.com/2009/11/]

view all

Gordiano Dias Baptista's Timeline

1789
May 16, 1789
Iporanga, Iporanga, São Paulo, Brazil
1813
1813
Iporanga, Iporanga, São Paulo, Brazil
1835
1835
Iporanga, Iporanga, SP, Brazil
1861
November 2, 1861
Age 72
Iporanga, Iporanga, São Paulo, Brazil
????