Hans Wilhelm von Suckow

Is your surname von Suckow?

Connect to 547 von Suckow profiles on Geni

Hans Wilhelm von Suckow's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About Hans Wilhelm von Suckow

Hans Wilhelm von Suckow ou simplesmente Major Suckow (Warin, 28 de agosto de 1797 — Rio de Janeiro, 7 de janeiro de 1869) foi um militar e empresário alemão.

Em 1815, aos 18 anos participou da Batalha de Waterloo, onde comandou um piquete de lanceiros junto às forças do marechal Blücher.

Tenente reformado do exército da Prússia, emigrou para Brasil em 1824, para participar do Corpo de Estrangeiros, onde foi reformado como major.

Depois de reformado permaneceu no Rio, estabelecido no Largo de São Francisco, onde iniciou e depois monopolizou o serviço de transporte da região com aluguel de carruagens. Também importava, fabricava e alugava carros para casamentos, enterros, batizados e outras ocasiões solenes, ficando conhecido como o "Major dos Carros".

Foi também o pioneiro na criação de cavalos de corrida e fundador do Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, em 1868.

Casou em 1844 na igreja católica S Fco Xavier, com Ana Luísa da Conceição com quem tinha 6 filhos.

Fonte: WP

=======================================================================================================

Pedro Auler enciou o seguinte:

O Major Schaeffer contratou von Suckow como Capitão e ele embarcou no "Wilhelmine", que aportou no Rio de Janeiro em abril de 1825.

O decreto de 10/12/1830 licenciou as tropas alemães e os oficiais estrangeiros que não tinham servido antes de 1821.

Assim, nos anos 30, von Suckow se apresentou duas vezes ao Registro de Estrangeiros, que o identifica como Guilherme de Suckow.

=======================================================================================

Hans Wilhelm von Suckow, * 28/08/1797 Warin, + 7/01/1869 Rio de Janeiro; tenente (reformado) do exercito da Prussia, emigrou para Brasil, major reformado do exercito do Brasil, fazendeiro, oo 1829 com Anna Luisa Mothas (* 24/11/1806 Santa Catarina; + ??); este casal teve 6 filhos .

Sobre o Major Hans Wilhem von Suckow ver J.J. von Tschudi: Viagens através da América do Sul (Fundação João Pinheiro, 2006, vol. I, cap. 2):

“O Rio de Janeiro deve a introdução de carros de aluguel a um alemão, o Sr. von Suckow, que após ter sido demitido de seu posto de oficial das forças brasileiras, trabalhou com esforço surpreendente e grande sorte, conseguindo implementar sua idéia de montar uma instituição bem organizada de transporte público, sem fazer dívidas.”

(Tschudi veio duas vezes ao Rio de Janeiro: em novembro de 1857 e em 1861)

O Príncipe Adalberto da Prússia, em visita ao Rio de Janeiro em 1842, anotou o seguinte quando comentou um passeio a Laranjeiras nos arredores do Rio de Janeiro:

(Viagem do Príncipe Adalbert da Prússia ao Brasil. – Berlim 1857, p. 233/4)

“... No caminho para os arrabaldes do Rio via num riacho muitas negras lavadeiras seminuas. Encontrei muitos negros pelo caminho, e também muitos carros de aluguel puxados por muares com cocheiros pretos ou mulatos de casacos azul com gola encarnada e botas de montar. Estas librés faziam-me lembrar aos antigos uniformes prussianos e têm mesmo esta origem, porque o major reformado von Suckow, proprietário de todos esses veículos, pertenceu antes ao Regimento de Granadeiros do Imperador Francisco. Deixou o nosso serviço depois dos anos de guerra e alistou-se na Legião Alemã no Brasil, deu baixa quando foi dissolvida e voltou para o Rio, organizando esse serviço de carros de aluguel e todo o comércio de muares e cavalos na Capital: daí, nenhuma viagem para o interior, nenhum percurso na cidade ou passeio sem Herr von Suckow. ...”

Tradução e apontamentos do Professor Friedrich Renger

Hans Wilhem von Suckow nasceu em Warin, Prússia, em 28 de agosto de 1797. Sua família, de militares austríacos, era dedicada ao serviço do Exército Prussiano e à criação de cavalos de guerra, mecklemburgueses, mais tarde importados pelo Governo Imperial Brasileiro.

Em 1815, aos 18 anos e ainda Tenente, esteve em Waterloo, onde comandou um piquete de lanceiros ulanos nas forças do Marechal Blücher, aliado de Wellington.

Contratado em 1824 pelo Exército Imperial Brasileiro, serviu no Corpo de Estrangeiros e no 2º Batalhão de Granadeiros, sediado no Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro.

Envolvido em um duelo, ficou preso vários meses. Absolvido, foi promovido a Major e, por suas qualidades, transferido para o Estado Maior do Exército Imperial.

Em 1830 passou a dedicar-se a um negócio de carruagens e cavalos, estabelecido no Largo de São Francisco. Importava, fabricava e alugava carros, os de maior luxo na cidade, para casamentos, enterros, batizados e outras ocasiões solenes, ficando conhecido como “o Major dos carros”.

Devido a suas raízes e atividades envolveu-se profundamente com cavalos e suas circunstâncias.

Foi inspirador e participante ativo da fundação das três primeiras sociedades turfísticas no Rio de Janeiro: o Club de Corridas, em 1847, o Jockey Club Fluminense, em 1854, e o Jockey Club, em 1868.

Faleceu no Rio de Janeiro, em 7 de dezembro de 1869, sem assitir à primeira corrida no Jockey Club, a mais importante e duradoura de suas criações.”

(Ney O. R. Carvalho. Jockey Club Brasileiro 130 anos - Rio de Janeiro, um século e meio de turf. Rio de Janeiro, 1998.)

Até hoje, uma semana antes do Grande Prêmio Brasil, é realizada no Jockey Club uma corrida em homenagem ao Major, o Prêmio Major Suckow.

Fonte: http://brevescafe.net/frag_suckow_fam.htm

view all 11

Hans Wilhelm von Suckow's Timeline

1797
August 28, 1797
Warin, Nordwestmecklenburg, Mecklenburg-Vorpommern, Alemanha, Germany
1830
September 4, 1830
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
1832
January 28, 1832
Rio De Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brazil
1833
February 3, 1833
1834
1834
1836
November 26, 1836
1836
1839
March 9, 1839
Rio De Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brazil
1845
1845