Henrique Barahona Fernandes

Is your surname Fernandes?

Connect to 54,713 Fernandes profiles on Geni

Henrique Barahona Fernandes's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Dr. Henrique João de Barahona Fernandes

Birthdate:
Birthplace: Vinhais, Bragança, Portugal
Death: January 22, 1992 (84)
Lisboa, Portugal
Immediate Family:

Son of António Augusto Fernandes and Branca de Barahona e Costa de Barahona e Costa
Husband of Ines de Bivar Vianna da Motta
Father of Private; Private; António José Barahona Fernandes and Private
Brother of Jose Barahona Fernandes

Occupation: Médico Psiquiatra e Professor Universitário
Managed by: Eduardo Cardoso Mascarenhas de L...
Last Updated:

About Henrique Barahona Fernandes

Henrique João de Barahona Fernandes (Vinhais, Vinhais, 29 de Julho de 1907 ― Lisboa, 22 de janeiro de 1992) foi um médico psiquiatra e professor universitário português, Reitor da Universidade de Lisboa, que se distinguiu como um dos pioneiros da moderna psiquiatria e psicologia em Portugal. Com vasta obra científica publicada, foi perito da Organização Mundial de Saúde no domínio da saúde mental e da psiquiatria.

Biografia

Filho do médico António Augusto Fernandes e de sua mulher Branca de Barahona e Costa (Lisboa, Anjos, 1887 - ?) e irmão do Vice-Almirante José Augusto de Barahona Fernandes, Cavaleiro da Ordem Real do Dannebrog da Dinamarca a 26 de Dezembro de 1951, Comendador da Ordem Militar de Avis de Portugal a 19 de Dezembro de 1956, Oficial da Ordem do Mérito Naval do Brasil a 9 de Agosto de 1966, Cruz de 1.ª Classe com Distintivo Branco da Ordem do Mérito Naval de Espanha a 21 de Dezembro de 1970, Grande-Oficial da Ordem Militar de Avis de Portugal a 19 de Setembro de 1973, Comendador da Ordem Nacional do Mérito de França a 14 de Janeiro de 1980 e Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis de Portugal a 15 de Novembro de 1986.[1][2]

Casou com Inês de Bivar Vianna da Motta, filha de José Vianna da Motta e de Berta de Bivar, de quem teve duas filhas, Maria da Graça Vianna da Motta Barahona Fernandes e Isabel Vianna da Motta Barahona Fenandes e um filho, António José Barahona Fernandes.

Carreira

Interessado em astronomia, só a influência de Egas Moniz o levou a escolher Medicina, que concluiu em Lisboa em 1930. Em 1934 visitou clínicas neuropsiquiátricas na Alemanha (Frankfurt, Heidelberg e Freiburg) onde aprendeu 1 com Carl Kleist, Kurt Schneider e Karl Jaspers . Em 1936 regressou a Lisboa, doutorando-se em 1938. Em 1942, no Hospital Miguel Bombarda sucedeu a Sobral Cid. Em 1953 no Hospital Júlio de Matos substituiu António Flores. A partir de 1956 introduziu o ensino de Psicologia na Faculdade de Medicina e começou a desenvolver uma “teoria antropocêntrica para a personalidade”. Esse conceito, do homem em situação, perturbável por um espectro de síndromes psicopatológicas, foi fruto do cruzamento da “teoria das camadas” de Nikolai Hartmann com a da “desintegração de funções” de Hughlings Jack2. Postura convergente que, integrando dimensões biológicas, psico- lógicas, sociais e culturais, foi comparada ao “organo-dinamismo” de Henry Ey. Em 1958 mudou-se para o actual Hospital de Santa Maria, onde continuou um trabalho incansável, sendo hoje considerado como o mais notável psiquiatra português de sempre, um mestre incontestável de várias gerações de psiquiatras de onde destacamos Pedro Polónio ou João dos Santos. Entre 1975 e 1977 foi chefe máximo da Universidade de Lisboa, inaugurou o curso de Psicologia e ficou conhecido pela Europa fora como “o reitor dos cravos”. Em 1985 recebeu o prémio Wagner-Jauregg de Psiquiatria. Faleceu em Lisboa, aos 84 anos, em plena actividade a 22 de Janeiro de 1992. No centenário do seu nascimento recebeu homenagens por individualidades e distintos neurocientistas. Com o seu nome ficaram, até hoje, a biblioteca do Hospital Júlio de Matos, Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, e a sala de aula de Psiquiatria do Hospital Santa Maria, Centro Hospitalar Lisboa Norte.

http://midiacenter.usto.re/wikipedia_pt_all_2016-06/A/Henrique_Jo%C...

view all

Henrique Barahona Fernandes's Timeline

1907
July 29, 1907
Vinhais, Bragança, Portugal
1944
August 4, 1944
Lisboa, Portugal
1992
January 22, 1992
Age 84
Lisboa, Portugal