Jaques Félix, o Moço

How are you related to Jaques Félix, o Moço?

Connect to the World Family Tree to find out

Jaques Félix, o Moço's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Related Projects

Jaques Félix, o Moço

Also Known As: "Jacques Felix", "Jaques Félix Neto"
Birthdate:
Birthplace: Portugal
Death: before circa 1712
Taubaté, São Paulo, Brazil
Immediate Family:

Son of Domingos Dias Félix and Suzana Góes
Husband of Páscoa Lobo de Oliveira
Father of João Felix Lobo; Andresa de Góes de Matos and Domingos Felix Lobo
Brother of Catarina Dias Felix; Ignes Gonçalves and NN

Managed by: Ana Toledo - Curadora
Last Updated:

About Jaques Félix, o Moço

  • Revista da ASBRAP nº 12 POVOADORES DE S. PAULO – JAQUES FÉLIX FLAMENGO (ADENDAS ÀS PRIMEIRAS GERAÇÕES) H.V. Castro Coelho
  • III- CAP. DOMINGOS DIAS FÉLIX, n. por 1597, C. por 1630 c. SUSANA DE GÓIS, n. por 1610, fª de Gabriel de Góis e de s/m. Inês Gonçalves, moradores em São Vicente

Pais de:

  • 1 (IV)- CAP. JAQUES FÉLIX (NETO) C.c. PÁSCOA LOBO DE OLIVEIRA – segue.
  • V- CAP. JAQUES FÉLIX (NETO) n. cerca de 1635, C. por 1653 c. PÁSCOA LOBO DE OLIVEIRA. Foi morador em seu sítio de Tremembé e faleceu em 1712 (com o testamento na Ouvidoria Geral da cidade de S. Paulo) conforme escreveu o Dr. Félix Guisard. Foi inventariado em 1716. Avaliaram-se o sítio de Tremembé, duas sesmarias de uma légua, em Paraitinga e Piraquama, chãos na vila etc. (Guisard, “Jaques Félix”).

----------------------------------------------------------------------------
2-1 Jacques Felix, o moço, com 24 para 25 anos em 1660. Casou com Pascoa Loba de Oliveira. Falecido a cerca de 4 anos, Jacques foi inventariado em 22-06-1716 por seu genro Francisco Rodrigues Montemor. Compareceram, ou foram representados, três filhos:

Felix Guisard, Filho (F.G.Fº)- Achegas à História de Taubaté, 1º, fls. 39 e 167.

Jacques Felix, o moço e Catharina Dias Felix, moradores nesta vila de S. Francisco das Chagas, pedem chãos para morada; em 05.03.1651.

Inventariado aos 22 junho 1716; falecera a mais ou menos 4 anos e fizera testamento, testamento o qual estava em litígio na ouvedoria geral da cidade de S.Paulo.

Auto de inventário = 22 de junho de 1716 = inventariante Francisco Rodrigues Montemor.

Em casa de morada de Francisco Rodrigues Montemor, sitio Teremembé (hoje Tremembé), termo desta villa de Taubaté, presente o dito Francisco Rodrigues Montemor, genro.

Ficaram 3 filhos:

ANDREZA DE GÓES casada com Francisco Rodrigues Montemor, o inventariante;

DOMINGOS FELIX que deixou filhos:

do primeiro casamento: FRANCISCO (FELIX DA COSTA);

do segundo casamento os filhos: MARIA, PASCHOA, BRANCA, MARGARIDA

e JOÃO;

JOÃO FELIX LOBO que também deixou filhos:

JOANNA casada com Manoel Rodrigues do Prado;

MARIA casada com Domingos Gomes;

ELEUTERIO (FELIX DE OLIVEIRA)

MIGUEL (FELIX).

O dito defunto (Jacques Felix) falecera a mais ou menos 4 anos (portanto em 1712), e fizera testamento, que estava em litigio na ouvedoria geral em S.Paulo.

Os primeiros a receber o quinhão:

o 1º a receber- Francisco Rodrigues Montemor;

o 2º a receber - herdeiros de João Felix Lobo, assinando por eles Miguel Felix;

o 3º a receber - herdeiros de Domingos Felix, assinando por eles Francisco Felix da Costa.

Herdeiros de uma capa velha de baeta com uma casaca: A. Albernaz, Miguel Felix, Francisco Rodrigues Montemor, Francisco Felix da Costa e Antonio Nunes de Assumpção.

http://www.projetocompartilhar.org/Familia/JaquesFelix.htm
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Capitão Jaques Félix o Moço. Inventariado em Taubaté em 1716. Silva Leme estuda sua famíia na «Genealogia Paulistana», pág. 463, cap. 3º Vol.V e pág. 66, Vol. VII

Filho de Jaques Félix e de Francisca Morzilho, filha de outro sertanista, João Morzilho. Foi sertanista como o pai.

Em 1646 Duarte Correia Vasqueanes, em cumprimento a ordens do Rei, encarregou-o de penetrar no sertão de Guaratinguetá («sertão dos pássaros brancos») em busca de minas.

O Capitão transpôs a serra da Mantiqueira pela Garganta do Embaú e perlustrou o planalto até o rio Verde. Estava assim descoberta a passagem da serra pelo Embaú (Cruzeiro hoje), franquada aos aventureiros.

Começam os índios cataguá a temer maiores incômodos, tendo a mais notícia de como Jaques reduzia os índios do Paraiba. Resolvem então se concentrar nas matas a oeste do rio Grande, recuando seus domínios para as regiões do Pium-i e Tamanduá, de onde cessaram suas correrias quando Lourenço Castanho Taques os foi debelar; a entrada do sertão ficou livre, os aventureiros começam a subir até o rio das Velhas e as cabeceiras do rio Doce.

Foi o primeiro sertanista a combater os índios da vertente oposta da Mantiqueira e explorar o vale do rio Paraiba com provisões dos capitães-mores de Itanhaém, Francisco da Rocha (em 20 de janeiro de 1636) e Vasco da Mota (provisão de 30 de junho de 1639).

Casou com Páscoa Lobo.

Fonte: WP
-------------------------------------------------------------------------------------------

Felix Guisard Filho - Achegas à História de Taubaté, vol. 1º, fls. 39 e 167 (resumo). Capitão Jacques Felix, o moço,foi inventariado aos 22 junho 1716; falecera a mais ou menos 4 anos e fizera testamento, testamento o qual estava em litígio na ouvedoria geral da cidade de S.Paulo. Auto de inventário = 22 de junho de 1716 = inventariante Francisco Rodrigues Montemor. Em casa de morada de Francisco Rodrigues Montemor, sitio Teremembé (hoje Tremembé), termo desta villa de Taubaté, presente o dito Francisco Rodrigues Montemor, genro. Ficaram 3 filhos: ANDREZA DE GÓES casada com Francisco Rodrigues Montemor, o inventariante; DOMINGOS FELIX que deixou filhos:

    do primeiro casamento: FRANCISCO (FELIX DA COSTA);
    do segundo casamento os filhos: MARIA, PASCHOA, BRANCA, MARGARIDA
    e JOÃO; JOÃO FELIX LOBO que também deixou filhos:
    JOANNA casada com Manoel Rodrigues do Prado;
    MARIA casada com Domingos Gomes;
    ELEUTERIO (FELIX DE OLIVEIRA)
    MIGUEL (FELIX). O dito defunto (Jacques Felix) falecera a mais ou menos 4 anos (portanto em 1712), e fizera testamento, que estava em litigio na ouvedoria geral em S.Paulo. Os primeiros a receber o quinhão: o 1º a receber- Francisco Rodrigues Montemor; o 2º a receber - herdeiros de João Felix Lobo, assinando por eles Miguel Felix; o 3º a receber - herdeiros de Domingos Felix, assinando por eles Francisco Felix da Costa. Herdeiros de uma capa velha de baeta com uma casaca: A. Albernaz, Miguel Felix, Francisco Rodrigues Montemor, Francisco Felix da Costa e Antonio Nunes de Assumpção.

http://www.projetocompartilhar.org/Familia/cap02RosaMariadaCosta.htm

view all

Jaques Félix, o Moço's Timeline

1636
1636
Portugal
1712
1712
Age 76
Taubaté, São Paulo, Brazil
????
????
Taubaté, São Paulo, Brazil
????