João Francisco da Silva

Is your surname Silva?

Connect to 110,551 Silva profiles on Geni

João Francisco da Silva's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

João Francisco da Silva

Birthdate:
Birthplace: Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Prados, Minas Gerais, Brazil
Death: January 22, 1818 (84-92)
Fazenda do Ribeirão de Luís Aires, Freguesia de Prados, Minas Gerais, Brazil
Place of Burial: Prados, Minas Gerais, Brazil
Immediate Family:

Son of Francisco João and Isabel Barbosa de Lima
Husband of Quitéria da Assunção and Francisca Teresa da Conceição
Father of Joana Izabel de Lima; Maria de Jesus; Antônio Francisco Penafort (Padre); João Francisco de Lima; Francisco João da Silva and 6 others
Half brother of Teodozio João; Julião Francisco; Antônio Lopes Chaves; Domingos Lopes Chaves and Lourenço

Managed by: Roberto de Andrade Pinto
Last Updated:

About João Francisco da Silva

JOÃO FRANCISCO DA SILVA foi batizado em 29.06.1729 pelo Vigário Padre José Pacheco Pereira, na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, de Prados, MG, tendo como padrinhos Antônio da Silva Deserto e Maria de Sousa, mulher de Manoel Dias Ladeira (arquivo eclesiástico da Diocese de São João del Rei, livro 02, caixa 01, folha 15 verso, Prados). Ele se casou com Quitéria da Assunção em 26.11.1750 (?), na mesma igreja matriz em que havia sido batizado. O celebrante foi o Coadjutor Padre Antônio Nunes. Ele era natural e batizado na Freguesia de Prados, filho legítimo de Francisco João e de Izabel de Lima, e estava viúvo de Teresa Francisca da Conceição. Quitéria da Assunção era natural e batizada na Freguesia de Santo Antônio da Vila de São José, atual Cidade de Tiradentes, MG, filha legítima de Francisco Manuel e de Tadéa Gonçalves, e residia na Freguesia de Prados (arquivo eclesiástico da Diocese de São João del Rei, Prados, livro 21, caixa 6, folha 19 verso). Isabel de Lima está com o nome Isabel Barbosa de Lima. Apesar de o nome do pai de Quitéria da Assunção aparecer como Francisco Manuel no registro de casamento citado e em outros documentos, há vários testemunhos prestados no processo “De Genere et Moribus” do Padre Antônio Francisco Penafort, filho do João Francisco da Silva e de Quitéria Assunção, afirmando que o pai de Quitéria da Assunção era o Padre José da Costa, e não Francisco Manuel. O nome do pai como Francisco Manuel está também no registro de batismo transcrito no processo: Em 15.10.1728 o Padre Gaspar da Silva Pimenta batizou e pôs os Santos Óleos a Quitéria, filha legítima de Francisco Manuel e de Tadéa Gonçalves Pena, e foram padrinhos José da Cruz e sua mulher Bárbara Pereira (o registro foi feito em 20.10.1728).

A DATA 26.11.1750 DO ASSENTO DE CASAMENTO DE JOÃO FRANCISCO COM QUITÉRIA DEVE TER SISO LANÇADA ERRADAMENTE. OS ASSENTOS ANTERIORES E POSTERIORES A ELE SÃO DO ANO 1753. A PRIMEIRA ESPOSA DO JOÃO FRANCISCO DA SILVA, FRANCISCA TERESA DA CONCEIÇÃO, TEVE A FILHA ANA BATIZADA EM 02.12.1751 E FALECEU EM 08.12.1751. FRANCISCO, PRIMEIRO FILHO DE QUITÉRIA, FOI BATIZADO EM 03.12.1754, O QUE INDUZ A CRER QUE O CASAMENTO DE JOÃO FRANCISCO COM QUITÉRIA FOI MESMO EM 1753 E NÃO 1751.

João Francisco da Silva faleceu em 22.01.1818 com seu testamento, feito em 07.07.1817, no Ribeirão de Luís Aires, aprovado em 22.07.1817, na Fazenda do Ribeirão de Luís Aires, casa de morada de João Francisco Silva, da Freguesia de Prados, e aberto em 22.01.1818, dia do seu óbito. Declarou que era natural da Freguesia de Prados e batizado na matriz de Nossa Senhora da Conceição, que era filho legítimo de Francisco João e de dona Izabel de Lima, que seu corpo, ao falecer, devia ser envolto em hábito de São Francisco e enterrado na matriz de Prados. Há muitas outras disposições. Nomeou seus testamenteiros: em primeiro lugar, João Francisco de Lima e Bernardo de Lima, em segundo, Manoel Francisco Potenciano e em terceiro, Francisco João da Silva. Declarou que fora casado, primeira vez, com Francisca Teresa da Conceição, com quem teve uma filha de nome [Ana?] Francisca, e, segunda vez com Quitéria da Assunção, de cujo matrimônio teve os filhos Francisco, João, Maria, Manoel, Bernardo, Izabel, Joana e Joaquim. Ele pediu missa por dois filhos, Padre Antônio Francisco Penafort, já falecido, e Thomás, que devem ter falecido sem geração, já que não foram representados no inventário. O seu inventário, em que consta cópia do seu testamento, é documento do Arquivo Histórico do Escritório Técnico do IPHAN, em São João del Rei (inventário, caixa 250).

Francisca Teresa da Conceição faleceu em 08.12.1751, com todos os sacramentos costumados. Foi encomendada e sepultada dentro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Prados (Arquivo Eclesiástico da Diocese de São João del Rei, livro 33 de óbitos, folha 77, Prados).

Quitéria Maria da Assunção faleceu em Prados em 15.11.1805, com todos os sacramentos costumados. Estava casada com João Francisco da Silva. Ela foi encomendada pelo Vigário Padre José Gonçalves Torres e sepultada dentro da igreja matriz de Prados. Não consta que ela tenha feito testamento (Arquivo Eclesiástico da Diocese de São João del Rei, livro 35 de óbitos, folha 212 verso). Quitéria aparece muito mais com o nome Quitéria da Assunção, mas aparece também como Quitéria Maria da Assunção, no seu registro de óbito, e Quitéria da Assunção Pereira, no processo de habilitação às ordens sacras do seu filho Padre Antônio Francisco Penafort. Vamos manter o nome mais usado, à época, Quitéria da Assunção.

No processo “De Genere et Moribus” do Padre Antônio Francisco Penafort, há transcrição do seu registro de batismo. Ele foi batizado em 29.01.1761 pelo Padre Manoel Gomes da Costa, na Capela de Nossa Senhora do Livramento, da Freguesia de Prados, MG, tendo como padrinhos Antônio dos Santos e Maria de São João, mulher de José Pereira de Andrade. Conforme documento do Arquivo Eclesiástico da Diocese de São João del Rei, livro 35 de óbitos de Prados, folha 297 verso, o Padre Antônio Francisco Penafort faleceu sem testamento em 11.04.1812, com todos os sacramentos costumados. Foi encomendado e acompanhado pelo Vigário Padre José Gonçalves Torres e demais sacerdotes que estavam em Prados, e sepultado dentro da Igreja Matriz de Prados.

view all 17

João Francisco da Silva's Timeline

1729
June 29, 1729
Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Prados, Minas Gerais, Brazil
June 29, 1729
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Prados, Minas Gerais, Brazil
1751
December 2, 1751
1754
March 12, 1754
1756
December 24, 1756
Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Prados, Minas Gerais, Brazil
1758
March 8, 1758
Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Prados, Minas Gerais, Brazil
1759
July 18, 1759
1761
January 29, 1761
Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Prados, Minas Gerais, Brazil
1764
July 16, 1764
Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Prados, Minas Gerais, Brazil