João de Melo, alcaide-mór de Serpa

How are you related to João de Melo, alcaide-mór de Serpa?

Connect to the World Family Tree to find out

João de Melo, alcaide-mór de Serpa's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About João de Melo, alcaide-mór de Serpa

Alcayde mayor de Serpa, y Copero mayor del Rey Don Alonso V.

Juan de Melo, Copero mayor del Rey Don Alonfo V, Alcayde mayor de Serpa: cafó primera vez con Doña Ifabel de Silveyra, hija de Nuño Martinez de Silveyra, Codel mayor de Portugal, y de fu muger Doña Leonor Gonzalez de Abreu... Historia de la Muy Ilustre Casa de Sousa, España, 1770 Descendencia de Martin Alfonso de Sousa en diverfas Cafas por fu hija fegunda Doña Briolanja de Soufa, puefta en el num. 912. Duques de Gandia. Pág. 422.

__________________________________________________

A família Melo está ligada a Serpa, de forma contínua e ininterrupta, desde o reinado de D. Duarte. No século XV, João de Melo, alcaide-mor de Serpa, já era senhor de “quinta” de Ficalho. Na posse dessa propriedade e do morgado de Serpa instituído, em 1556, pela sua neta, D. Guiomar de Melo, vieram a suceder os senhores, os condes e os marqueses de Ficalho.

Foi no século XVII que um dos sucessores da Casa, Pedro de Melo, que foi governador do Rio de Janeiro, procedeu à remodelação das instalações do Castelo Velho e as transformou no Palácio Ficalho (Serpa). Pelo segundo casamento do seu filho, Francisco de Melo, com D. Violante de Portugal passou a pertencer à Casa o Palácio dos Caetanos, que se tornou na residência da família em Lisboa.

No século XIX, a 1.ª marquesa de Ficalho e, posteriormente, 1.ª duquesa do mesmo título, D. Eugénia Maurícia Tomásia de Almeida Portugal foi a responsável pela gestão da Casa e por uma primeira grande reorganização e arrumação do cartório durante a menoridade do seu filho, António José de Melo (1806-1893).

O trisneto do referido António José de Melo, António Martim de Melo (1916-1990), que sucedeu na Casa e foi marquês de Ficalho, mandou restaurar o Palácio de Serpa, onde (re)instalou o arquivo, tendo a sua esposa, D. Maria das Dores de Eça de Queiroz (1918-2004), sido a responsável pela segunda grande organização do cartório. Os atuais representantes da família e proprietários do arquivo são a filha, Matilde de Mello Gago da Silva, e os netos, António Martim Castelo Branco de Mello e Tomás Castelo Branco de Mello, filhos de Francisco de Mello.

in, http://www.inventarq.fcsh.unl.pt/index.php/familia-melo