Is your surname Roshore Sanford?

Research the Roshore Sanford family

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

John Roshore Sanford

Birthdate:
Birthplace: New York, New York, United States
Death: January 01, 1961 (96)
Sobral, CE, Brazil
Immediate Family:

Son of Carl Smith Sanford and Susan Clarin Roshore
Husband of Minerva de Almeida Monte
Father of Paulo de Almeida Sanford; Eduardo de Almeida Sanford; Maria Beatriz Sanford; Carlos de Almeida Sanford; Amélia de Almeida Sanford and 5 others

Managed by: Private User
Last Updated:

About John Roshore Sanford

Em 12/03/1964 nasce em Brooklyn, New York (USA) Jonh Roshore Sanford, primogênito de seis filhos do casal Carl Smith Sanford, de origem inglesa (Condado de Essex) e Susan Roshore Sanford, de ascendência francesa. Em 1889, aos 25 anos, ao concluir o curso de engenharia no Instituto Politécnico de Brooklin, viajou para o Brasil quando aqui se iniciava o período republicano, baseado na, também, jovem república dos Estados Unidos da América.

Desembarcou no Recife em 26/09/1889, 50 dias antes da proclamação da República. Veio representando a firma Keen Sutterly & Cia., da Filadélfia, no ramo de couros e peles (hide & skins). Depois de dois anos em Pernambuco veio abrir filial em Fortaleza e tomando conhecimento da existência de grande quantidade da matéria-prima que comercializava, rumou para a região norte chegando a Sobral em junho de 1892 pelo porto de Camocim.

Em 18/11/1893, casa-se com Minervina de Almeida Monte (*29/08/1869+ 13/12/1958), filha do Tenente Coronel Francisco José de Almeida Monte e Amélia Rosemunda de Almeida Monte (avós do Deputado Francisco Monte), conforme registro às fls 115v/116 do Livro B-1 do 2º Cartório. Às fls.129 do livro de casamentos nº 16 da paróquia da Sé, na mesma data repousa registro do documento em substituição ao ato religioso em virtude de ele ser de outro credo. Tiveram os filhos Carlos, Almeidinha+, Amélia, Paulo, Susana, Eduardo, Minerva, Maria, Beatriz, Francisco e Humberto.

Tomou posse departe das terras do sítio Monte Alegre na serra da Meruoca, cedido pelo sogro Cel. Almeida, que em sua homenagem denominou de Sitio Monte, onde intensificou o plantio de cana-de-açúcar, mandioca, café e outros cereais. Granjeou até um prêmio internacional na World’s Columbian Esposition com um mostruário de café lá apresentado que foi aprovado. Após a morte do Cel. Almeida (05/06/1897), Jonh Sanford comprou a maior parte do Sitio Monte dos herdeiros (escritura lavrada em 27/02/1899 no 1º Cartório – Tabelião Ildefonso de Holanda Cavalcante) onde passou a fixar residência em definitivo, deixando o comércio de couros e peles.

Em 1908, foi a Nova Iorque e adquiriu maquinário moderno para mecanização de parte da lavoura e implantação da usina de açúcar e aguardente, no Sitio Monte e sítios vizinhos interessados. Foi a primeira agroindústria na zona norte do Ceará, passou a absorver a maior parte da cana cultivada na serra. O pesado maquinário veio de navio até Camocim e de trem até Sobral. Para Meruoca foi utilizada a tração animal; carretões de madeira puxados por juntas de bois até o pé da serra. Carretilhas atreladas a grandes e
grossos “cabos” e “cordas” trançadas em couro cru de boi,correntes e talhas, nas subidas das ladeiras e penhascos, tracionadas por juntas de bois e burros, auxiliadas por cerca de 30 homens de força. O trajeto entre a estação ferroviária e o terreiro da casa grande no Monte foi feito num espaço de três meses. A produção do açúcar mascavo, rapadura, aguardente e outros subprodutos da cana foram intensificados com os novos equipamentos, bem como as casas de farinha agora motorizadas. Na construção civil, prestou serviços ao governo na construção de açudes e estradas, como o Orós, Patu.

Entre 1915/17 auxiliou na construção da estrada de Sobral a Meruoca, principalmente, no traçado da ladeira que ele conhecia mais que ninguém. Entre 1918/20 assumiu a construção da estrada Meruoca/Massapê, desde os estudos iniciais até o final. Primeiro veículo a adentrar Massapê foi o caminhão Ford do Major Sanford que servia para o transporte de material e pessoal na construção da referida rodovia. Sempre levava muitos trabalhadores da Meruoca para esses empreendimentos.

Depois de 30 anos de labor, foi paulatinamente transferindo as atividades do Monte para o filho Dr. Paulo
de Almeida Sanford (avô paterno do coautor Maurício), engenheiro agrônomo, prefeito de Sobral por duas
ocasiões, que intensificou o plantio de café, tornando-se o maior produtor do Ceará. Mantinha mais de 100 empregos diretos e cerca de 250, em períodos sazonais como na limpa e colheita do café, cana-de-açúcar e outras lavouras..

O pesado rodeiro de pilação do café, engenho de moenda da cana para a fabricação de açúcar e rapadura,
alambique para a produção de aguardente e a grande casa de farinha safrejavam o verão inteiro. Produção de sucos e doces das frutas sazonais excedentes de vendas como caju, manga, banana, goiaba, graviola, jaca, laranja e outras.

Na politica, Mr. Sanford fora convidado mais de uma vez a ser candidato a prefeito, porém nunca aceitou, mas seu filho Dr. Paulo foi prefeito de Sobral por duas ocasiões (1932 e 1955/59), os netos Haroldo Sanford (filho de Suzana) Deputado Estadual e Federal e Francisco Sanford (filho de Beatriz) prefeito de Meruoca por duas ocasiões e vereador. O bisneto Wildson Sanford (filho de Miguel, neto de Beatriz) foi prefeito de Meruoca no quatriênio 1993/96 e o trineto Maurício vereador na legislatura 2005/08 e na atual, 2017/20.

Maurício Mascarenhas Sanford ocupa a inusitada posição na linha consanguínea reta da árvore genealógica de Jonh Sanford de bisneto e trineto. Filho de Helvécio e neto de Paulo, o 3º filho. Sua mãe Liana Mscarenhas é bisneta, já que é filha de Minerva Sanford Lima com o Gen. Bolívar Oscar Mascarenhas, neta de Minerva (a 6ª filha de Jonh Sanford) casada com José Bezerra Lima. Casado com Helena Vasconcelos Sanford é pai de Júlia, Lucas e Rafael, tetranetos formadores da 5ª geração.

Outro neto de John Sanford, Dr. Heraldo, irmão gêmeo do Deputado Haroldo, quando engenheiro do DNOCS, em 1960 idealizou a construção do açude Jenipapo. O projeto original era para 5,0 h3 , só que acabou sendo reduzido para apenas 3,5 h3 - (3,5 milhões de m3 ) e concluído em 2010. Pela Lei municipal nº 960 de 20/09/2017 levou o seu nome: “Açude Eng.º Heraldo Sanford Barros”.

John Sanford faleceu em 1º de novembro de 1961 e foi homenageado por Sobral, em 1966, na gestão do prefeito Cesário Barreto Lima, com o nome da Avenida John Sanford, que liga a estrada Sobral/Meruoca por onde ele tanto percorreu; a pé, a cavalo e depois de carro. Em 1994, na Meruoca, foi homenageado com a avenida que liga a estrada Meruoca/Sobral, uma imbricação indireta e perfeita, que, inexplicavelmente, foi substituído por outro,o que é lamentável para a história.