José Agripino Maia, governador do Rio Grande do Norte

Is your surname Maia?

Research the Maia family

José Agripino Maia, governador do Rio Grande do Norte's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

José Agripino Maia, governador do Rio Grande do Norte

Birthdate:
Birthplace: Mossoró, RN, Brasil (Brazil)
Immediate Family:

Son of Tarcísio Maia, governador do Rio Grande do Norte and Private
Husband of Private
Father of Felipe Catalão Maia
Brother of Oto Agripino Maia and Private

Managed by: Derzu Omaia
Last Updated:
view all

Immediate Family

About José Agripino Maia, governador do Rio Grande do Norte

José Agripino Maia (Mossoró, 23 de maio de 1945) é um político brasileiro. Presidente nacional do Democratas (DEM), está no quarto mandato como senador, pelo estado do Rio Grande do Norte.

Família

Membro de uma das famílias mais influentes do Rio Grande do Norte, é filho de Tarcísio Maia e primo de Lavoisier Maia Sobrinho. Possui também ligação de parentesco direto com o ex-ministro do Tribunal de Contas da União e ex-governador do estado da Paraíba, João Agripino Filho (já falecido). Por causa da atividade política do pai, residiu no Rio de Janeiro, estudando no Colégio Andrews e formando-se em Engenharia Civil pela antiga Universidade do Estado da Guanabara, atual Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em 1967. Passou então a exercer sua profissão na iniciativa privada. Um de seus dois filhos, Felipe Catalão Maia, é deputado federal. Seu irmão, Oto Agripino Maia, é diplomata de carreira e foi embaixador na África do Sul, Santa Sé e Suécia.

É proprietário de estações de rádio e da TV Tropical, afiliada da Rede Record em Natal.

Política

Indicado pelo então governador do estado Lavoisier Maia, Agripino assume a prefeitura de Natal. São os chamados "prefeitos biônicos" (nomeados pelo regime militar, sem eleição, para comandar as capitais dos estados e manter os objetivos do golpe militar de 1964). Filiado ao PDS, em seguida disputa o governo potiguar contra Aluísio Alves, vencendo o pleito com 57% dos votos. O governo foi marcado pelo "Escândalo do Rabo-de-Palha", pelo qual Agripino teria supostamente instruído cabos eleitorais a comprar votos de eleitores pobres em favor da candidata à prefeitura de Natal Wilma de Faria, à época, pelo PDS. Garibaldi Alves Filho, do PMDB ganhou a eleição. Em 1985, foi o primeiro dos governadores eleitos pelo PDS a romper com o partido, ao apoiar Tancredo Neves no Colégio Eleitoral, contra Paulo Maluf, que era do PDS. Foi um dos fundadores da Frente Liberal, mais tarde PFL, pelo qual disputou todas as eleições seguintes, a exceção de 2010, qundo o PFL mudou de nome para DEM. Antes da conclusão do mandato, desincompatibilizou-se para disputar uma vaga ao Senado nas eleições de 1986, obtendo êxito, ao lado de Lavoisier Maia (PDS). O candidato a governador, João Faustino, também do PFL, perdeu para o PMDB de Geraldo Melo, sob efeito devastador do Plano Cruzado. Foi a famosa chapa "João, Lavô e Jajá". João Faustino, Lavô de Lavoisier e Jajá, Agripino. No primeiro mandato de senador, atuou como presidente da comissão Mista que elaborou o Código de Defesa do Consumidor. Em 1988 foi o artífice para a vitória da sua ex-secretária Wilma de Faria, através da coligação PDT-PFL. Derrotou o rival do PMDB, Henrique Eduardo Alves, um "decano" do Congresso, e principalmente da Câmara.

Em 1990 disputa novamente o governo do estado, pelo PFL, desta vez contra o próprio primo Lavoisier Maia Sobrinho, do PDT, apoiado por Wilma e pelo PMDB, do senador eleito Garibaldi Alves Filho. Agripino, com o apoio do presidente Collor, venceu com 52% dos votos.5 Neste governo, Agripino dobrou o índice de domicílios com saneamento no Estado.6 Também desta vez não conclui o mandato para se candidatar ao Senado em 1994, sendo eleito novamente. Disputa pela 3ª vez o governo do estado em 1998, porém é derrotado, ainda em primeiro turno, para Garibaldi Alves Filho.

Reelege-se senador em 2002, tornando-se líder desde então no senado do PFL que depois tornou-se DEM. Foi um dos políticos mais importantes no cenário da derrubada da CPMF.

Foi reeleito senador pelo Rio Grande do Norte nas eleições de 2010, quando obteve 958.891 votos, o correspondente a 32,23% dos votos válidos.

Fonte: WP

view all

José Agripino Maia, governador do Rio Grande do Norte's Timeline

1945
May 23, 1945
Mossoró, RN, Brasil (Brazil)
1973
December 7, 1973
Rio de Janeiro, State of Rio de Janeiro, Brazil